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José Ricardo Paraiso Ferraz

Diretor Florestal da Duratex

Op-CP-48

Terceirizar ou primarizar: qual a melhor opção?
Ao longo de sua história, a Duratex Florestal já passou por períodos de terceirização significativa e também por períodos de primarização total. A discussão sobre o nível ideal de terceirização sempre será polêmica e inconclusiva, mas é um assunto que é sempre importante revisitar.
 
Para o sucesso de uma empresa, é importante que ela se mantenha fiel à sua vocação. Empresas florestais têm as operações de silvicultura muito fortes em seu DNA, formando florestas de qualidade, com alta produtividade e custos controlados, e cuidando delas. Além disso, também são eficientes na colheita, definindo o modelo operacional mais adequado para cada situação e garantindo a qualidade desejada da madeira nas fábricas da empresa e para os demais clientes.
 
Em relação ao capital humano, o colaborador não é o principal custo da atividade florestal, mas é o principal fator de sucesso de uma floresta de qualidade. Uma equipe bem treinada, motivada, com foco em qualidade, segurança, meio ambiente e custo, é imbatível. 
 
O colaborador compromissado tem atitude de dono, olha para a floresta com carinho e cuidado, garantindo intervenções bem-feitas e no momento adequado, resultando numa floresta de alta produtividade. Para conseguirmos uma equipe ideal, é preciso atração e retenção de talentos em todos os níveis da organização.

É essencial recrutar pessoas alinhadas à cultura da empresa, que buscam resultados superiores, atendimento diferenciado aos nossos clientes, com responsabilidade social e ambiental. Precisamos de pessoal focado em inovação e sempre pronto para mudanças. Com isso, conseguimos melhorias contínuas nos processos, ganhando em produtividade, custo e segurança. 
 
Para que a terceirização seja viável, é essencial que a empresa contratada consiga replicar todas essas exigências e com preços competitivos. Além da qualidade, o preço é muito importante, pois quem contrata ainda mantém alguns custos de gestão do terceiro. Para garantir os padrões de segurança, ambientais e trabalhistas, é necessário manter uma equipe para fiscalizar documentação, recolhimento de tributos, condições de trabalho, cumprimento de legislação pertinente e cuidados ambientais da operação, o que acaba onerando o custo total da terceirização.

Buscamos inovação o tempo todo, o que requer investimentos em equipamentos e treinamento. Para isso, é preciso pessoal de desenvolvimento com muito foco para buscar as tecnologias corretas, que faça a diferença, além de ser necessária escala de produção para diluir os custos dos investimentos. 

O constante desenvolvimento tecnológico é um fator importante para uma empresa se manter na ponta. Um terceiro contratado precisa estar sempre atualizado tecnologicamente, acompanhando e apoiando a evolução da empresa que a contratou. Para isso, é necessário que ele tenha foco e escala para permitir os investimentos necessários.
 
Mas será que nunca é possível executar as operações-fim da atividade florestal com terceiros? A resposta é sim. É possível atuar em situações específicas, complementando a atividade própria ou ainda substituindo totalmente quando for mais eficiente. Quando precisamos atuar em alguma região mais distante do restante de nossas atividades, é viável a contratação do serviço de empresa especializada que já atue na região em questão. 
 
Nesse caso, a contratada terá escala e condição logística para executar um serviço melhor do que a equipe própria. Também pode ocorrer contratação quando há uma demanda pontual, quando necessário aumento de quadro e de estrutura por um curto período de tempo. Para evitar um aumento de estrutura com posterior desmobilização da equipe, lança-se mão de uma empresa contratada para complemento da atividade. Para substituir totalmente a atividade própria, é necessária alta especialização e foco, atendendo a todos os requisitos, já citados, de qualidade, tecnologia, segurança e custo.
 
Sempre haverá oportunidade para terceiros nas atividades acessórias, que não são o foco principal da empresa, com especialistas com ganhos de escala, que conseguem prestar um serviço de melhor qualidade e menor custo. Um exemplo de sucesso dentro da área florestal é o transporte de madeira. Existem empresas de logística de diversos tamanhos e especialidades, mas que têm sempre alto know-how em gestão de frotas e com custos muito competitivos.

Essas empresas estão sempre inovando, buscando equipamentos mais modernos, negociando preços competitivos na compra de sua frota e utilizando técnicas atualizadas de gestão de manutenção e treinamento de motoristas. Fazem gestão eficiente de custos e, assim, conseguem prestar um serviço de qualidade com bons preços. Ainda é possível agregar valor adicional pela integração de operações. Por exemplo, uma transportadora de madeira pode conseguir ganhos de sinergia se realizar também a colheita da floresta.

Diversas outras atividades também podem ser realizadas por empresas parceiras, sempre que tiverem conhecimento adequado, que busquem melhoria contínua e que tenham políticas alinhadas com a contratante. São comuns as prestações de serviços em segurança, limpeza, alguns tipos de manutenção mecânica, manutenções mais pesadas em estradas e até mesmo no inventário florestal. Novos serviços podem surgir para quem for competente e criativo, principalmente em TI, com ações que agreguem valor ao cliente. 

Assim, o mercado sempre estará aberto para parcerias com terceiros competentes e inovadores, trabalhando em conjunto com a equipe própria, em sinergia. O essencial é ter uma equipe coesa, alinhada e motivada, seja ela própria, terceira ou mista, gerando valor sustentável para a empresa, os clientes e a sociedade.