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Rogério Salamuni

Gerente de Manutenção Florestal da Klabin

OpCP72

Desafios da conectividade e manutenção em áreas remotas
Os profissionais da manutenção de equipamentos participam, cada vez mais, das decisões estratégicas das empresas, pois a preservação dos ativos é um dos fatores de sucesso para atividades operacionais de qualquer espécie. Investir em máquinas custa muito dinheiro e mantê-las operando em boas condições, também. Quando paradas, então, tornam-se uma fonte interminável de desperdícios e perdas. É por esse motivo que as empresas, acertadamente, resolveram estruturar a área de manutenção de seus negócios. 
 
O Negócio Florestal da Klabin seguiu essa tendência, desvinculou as manutenções das áreas operacionais e criou a Gerência da Manutenção Florestal, que atualmente conta com um patrimônio aproximado de 380 equipamentos, 23 marcas, 90 modelos distintos, 90 cabeçotes, 230 implementos e, em média, mais de 20 mil ordens preventivas ao ano. Isso permitiu, juntamente com a operação, manter a confiabilidade dos equipamentos a custos adequados.

1. Manutenção Remota:
Devido às expansões da indústria, ocorreu o natural aumento do abastecimento de madeira dos dois gêneros (Pinus e Eucalyptus) na Klabin, de 3,5 MM t para 16 MM t em um período de 10 anos. Esse incremento exigiu a busca de madeira em um raio médio acima do que costumeiramente operávamos, ampliando do sul de SP até o norte de SC. O momento dessa mudança se deu com a entrada da operação da Unidade Puma, bem como sua ampliação, chamada de Projeto Puma II, distanciando os Módulos Operacionais da nossa base, que nos dava agilidade nos atendimentos destas frentes, sejam elas de Colheita, Biomassa,

Logística ou Silvicultura. Onde há qualquer equipamento operando, se necessário, temos que chegar rápido com atendimento técnico e peças.  Por outro lado, equipamentos com tecnologias cada vez mais avançadas exigem mão de obra especializada e bem treinada. 

Dessa forma, para melhorar o nosso atendimento, criamos um Centro de Treinamento de Manutenção, que capacita os profissionais, além de fornecer treinamentos básicos, previstos na nossa legislação. Para agilizar o atendimento desses profissionais e chegar rapidamente nas operações mais remotas, nasceu a ideia de abrir o Centro Remoto de Manutenção, em nossa base, onde fica a MANF (Manutenção Florestal da Klabin), além da Oficina Central, Engenharia da Manutenção, Almoxarifado Central e do Centro de
Treinamento da Manutenção.

A função fundamental do Centro Remoto de Manutenção é apoiar os operadores e mecânicos que estão com máquina apresentando defeito e que as equipes de campo não conseguem resolver, recebendo suporte a distância via URA (Unidade de Resposta Audível). Esse procedimento permite que os colaboradores interajam com o sistema de atendimento automatizado por meio de uma ligação telefônica (0800). 

Além da URA, o Centro Remoto utiliza como meios de comunicação o WhatsApp, ligações telefônicas, e-mail e chamadas de vídeo como ferramentas para facilitar a comunicação.

Há importantes benefícios que esse serviço traz para a Florestal e os principais são os seguintes:
• Aumenta a disponibilidade dos equipamentos minimizando o tempo de manutenção das máquinas, garantindo maior disponibilidade em campo; 
• Fornece suporte técnico mais rápido aos mecânicos e técnicos do local, resolvendo assim o problema de forma mais eficiente; 
• Reduz custo com a assistência remota, sendo possível solucionar os problemas sem a necessidade de deslocamento dos técnicos, já que temos módulos em diversas cidades no interior do Paraná e São Paulo.

A ideia de criar um centro para atender essas demandas surgiu quando o time da Manutenção viu a necessidade de centralizar o atendimento técnico e torná-lo mais ágil. Em algumas situações, o mecânico está em campo e não consegue resolver o problema de uma máquina sozinho. É quando oferecemos a assistência. Ao entrar em contato conosco, verificamos qual é o problema, se é a falta de uma peça, se o mecânico não consegue fazer o reparo sozinho ou não consegue fazer a análise do equipamento.

2. Uso de tecnologia dos óculos HoloLens:
O HoloLens é uma tecnologia de óculos que utiliza realidade mista e aumentada. Essa ferramenta realiza um diagnóstico em tempo real nos trazendo ganhos enormes na agilidade e qualidade das manutenções, além de melhorias na conectividade e treinamento constante do uso das tecnologias. Isso exigiu mudanças bruscas na aceitação das pessoas que têm conduzido essa ferramenta.
 
Em testes com uso da ferramenta, montamos um cenário com alto investimento, primeiro no recurso dos equipamentos, depois na capacitação das pessoas, deixando a ferramenta segura e o ambiente controlado.
 
O HoloLens exige uma banda larga em grande escala, devido à sua alta resolução de imagens e vídeos, isso torna o desafio ainda maior no mundo florestal, onde a conectividade é baixa e o acesso bem restrito, deixando a assistência remota com uma opção de entrada neste campo de trabalho.

Em testes realizados, utilizamos uma central remota com monitores e televisores, pela qual o técnico especialista fica à disposição dos recursos de manuais e procedimentos, além da experiência de campo. Esse técnico deve estar adaptado às manutenções de campo e ter uma comunicação técnica bem efetiva, garantindo confiabilidade nas informações e deixando o processo viável.

O técnico de campo em posse do óculos, aciona via chamada Teams o especialista no centro remoto, de onde ele passa a ter acesso em tempo real às imagens que o técnico está produzindo em campo, podendo interagir de forma verbal, com sinalizações por setas e círculos. Isso possibilita o envio de procedimentos digitais, instruções de trabalho e auxilia diretamente na manutenção mesmo a quilômetros de distância. Para uso de tantos arquivos e para uma utilização mais assertiva da tecnologia HoloLens, há a necessidade de internet de alta resolução em campo.

Para suprir isso, fizemos vários testes e obtivemos maior êxito com a internet da Starlink, com a qual atingimos resultados satisfatórios com interação em tempo real e sem travamento ou atraso. Para testes finais, fizemos intervenções entre países: Brasil em posse dos óculos e Canadá (a fabricante do equipamento) no computador, como se fosse o centro remoto; também houve intervenções entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, o que nos deu a certeza de que o uso do HoloLens nos beneficiaria.

Na Klabin, nós buscamos sempre tornar o trabalho de todos mais eficiente e ágil. E essas duas inovações são um ótimo exemplo dessa dedicação do nosso time.