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Sílvio Nolasco de Oliveira Neto

Professor do Departamento de Engenharia Florestal da UF-Viçosa

OpCP64

Atualidades como desafios para a formação
A formação do homem florestal se confunde com a história da humanidade, diante de sua eterna relação com as florestas. A evolução da humanidade sustentará essa relação, porém impondo a necessidade de enorme habilidade às futuras gerações no que se refere ao discernimento e, principalmente, ao conhecimento capaz de promover conservação e produção florestal para suas demandas e bem-estar. Nos remete a pensar no quão desafiador é zelar pela preservação dos ecossistemas florestais, concomitantemente à nossa crescente necessidade por matérias-primas de origem florestal. 
 
Essa relação com as florestas impôs a necessidade de uma ciência dedicada a gerar conhecimentos sobre as florestas, em suas mais diferentes condições e regiões do mundo, e, assim, a formação de um novo homem florestal, mais capaz, para estreitar as relações intensificadas com o aumento da população e a crescente demanda por produtos e serviços provenientes das florestas. A gênese dessa ciência ocorreu na Alemanha, nos primórdios do século XIX, se expandindo pelo continente europeu. 
 
No Brasil, um século depois, na década de 1920, germinava a ciência florestal, inicialmente compreendida na silvicultura nos cursos de agronomia, com relatos de ensino na UREMG – Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (atual Universidade Federal de Viçosa) e na ENA – Escola Nacional de Agronomia (atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Em consonância com as atividades de ensino, já havia no País ações florestais desenvolvidas por instituições como o Serviço Florestal Federal, criado em 1921, e o Instituto Federal do Pinho, com origem em 1941.
 
A crescente e desordenada exploração das florestas nativas, aliada à necessidade de suprimento de madeira para determinados setores, inclusive industriais, despertou em dirigentes do governo e de empresas o entendimento sobre a necessidade de profissionais mais habilitados para conduzirem ações para soluções dos problemas florestais, incluindo, inclusive, domínios em tecnologias relacionadas ao processamento de matérias-primas substrato para a produção de bens.

Para a criação dessa desconhecida profissão no Brasil, iniciam-se, assim, providências do Serviço Florestal, com apoio da FAO – Food Agriculture Organization, para a criação da ENF – Escola Nacional de Florestas, em maio de 1960, decretando: “A Escola Nacional de Florestas tem por fim ministrar a instrução superior, profissional e técnica, referente às ciências florestais, para o exercício da profissão de Engenheiro Florestal em todo país”. Ainda na década de 1960, surgem mais duas escolas de florestas e o IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. 
 
O ensino florestal no Brasil continuou evoluindo nos anos seguintes com a criação de mais sete escolas na década de 1970, cinco na de 1980 e mais cinco na de 1990, perfazendo um total de 20 escolas até 2000. Nas últimas duas décadas, observa-se forte expansão, totalizando 74 cursos. Criadas as escolas para formação profissional, cria-se a carreira de Engenheiro Florestal, regulamentada através do Decreto-lei Nº 289, de 28/02/1967, posteriormente regulamentada através do Art. 10 da Resolução 218 de 29/06/1973, do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Estabelecem-se, assim, relações entre as Instituições de Ensino Superior, subordinadas ao Ministério da Educação, e o sistema CONFEA/CREA, para fins das diretrizes da Engenharia Florestal. Passadas seis décadas, as atribuições profissionais do engenheiro florestal foram alteradas no que diz respeito à legislação e ao ensino. Mas, em meio à expressiva expansão e evolução de setores produtivos, envolta às crescentes questões ambientais de um Brasil florestal, conhecimentos e habilidades profissionais continuam demandando atualizações capazes de sustentar a profissão na vanguarda do tema florestal.

Em tempos recentes, domínios de conhecimento relacionados à geotecnologia, pesquisa operacional, automação, biotecnologia, nanotecnologia, serviços ecossistêmicos e inovabilidade, associados a perfis profissionais com habilidades na área de gestão de pessoas e de projetos, liderança, empreendedorismo e startups, compõem o cotidiano do profissional florestal, indicando necessidade de constante aprimoramento à sua formação. 

Mas quais caminhos seguir no sentido de contemplar atualidades na formação do homem florestal? A priori, contemplar eventuais abordagens às especificidades definidas à engenharia florestal pelo Sistema CONFEA/CREA, assim como as diretrizes curriculares estabelecidas na Resolução Nº 3, de 02/02/2006, pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Em conjunto, e talvez de forma mais urgente, restabelecer os elos de discussão entre as Instituições de Ensino Superior, Sistema CONFEA/CREA e os setores da economia atuantes na área florestal. 
 
Nesse contexto, entendo que o segundo setor (privado) seja alicerce balizador para o aprimoramento da formação do profissional florestal. Isso ocorrendo, poderíamos realinhar as discussões a respeito dos avanços da ciência e as demandas do mercado florestal e, assim, redefinir estratégias capazes de adequar a formação. Sob esse aspecto, é oportuno destacar a importância que os fóruns florestais nacionais, frequentes no passado e raros no presente, apresentam diante de promoção de constantes diálogos entre profissionais florestais atuantes em instituições de ensino/pesquisa, mercado e órgãos representativos de classe.

No aspecto do ensino florestal, desafios passam pela habilidade em contemplar eventuais temas referentes a novos domínios do conhecimento à matriz curricular, emoldurada em núcleos de conteúdos básicos e profissionais essenciais, determinados por normas vigentes, mas também enrijecida por discussões referentes a reservas de mercado entre modalidades profissionais às vezes convergentes. Não obstante as necessidades de parte dessas discussões, o aprimoramento da formação do homem florestal deve ser imperativo, visando manter adequadas suas habilidades aos avanços das tecnologias e especificidades organizacionais no presente e num futuro próximo. 
 
Assim, a discussão provavelmente transitaria pela reestruturação curricular da engenharia florestal e, entendo, com foco principal em disciplinas optativas, que poderiam apresentar módulos menores, porém mais diversificados em abordagens. Outra perspectiva poderia seguir pelas “atividades complementares” (por exemplo, módulos temáticos e seminários, entre outras), já contempladas nas normativas do MEC e, assim, de mais fácil implementação, porém pouco exploradas pelas instituições do ensino florestal no sentido de ampliar o foco em inovações associadas ao mercado de trabalho. Intensificando-se essas abordagens, favorecer-se-iam, também, oportunidades para graduandos flexibilizarem sua formação direcionando conhecimento e domínio em áreas de maior afinidade.
 
Poder-se-ia, também, considerar outras oportunidades para contemplar conhecimento e habilidades complementares à essencial, através da formação continuada (pós-graduação latu senso). Nesse contexto, necessário seria ampliar parcerias entre instituições de ensino e pesquisa com setores interessados para definição e criação de cursos/módulos, considerando inclusive as perspectivas que a educação à distância apresenta. O fato é que inovações e mercado seguem ágeis por caminhos convergentes, sinalizando para a necessidade de constante revisão e atualização na formação do homem florestal.