Me chame no WhatsApp Agora!

Sandro Morais Santos

Gerente Corporativo de Qualidade e Meio Ambiente da Cenibra

Op-CP-36

Diálogo: a principal ferramenta da sustentabilidade

Ser sustentável é uma questão vital para qualquer empreendimento. O conceito e a prática da sustentabilidade buscam, além da promoção e da melhoria da performance social, ambiental e econômica desse empreendimento, manter a harmonia em todas as esferas da gestão interna e a interação com a sociedade: acionistas, diretorias, gestores, empregados, fornecedores, clientes, sindicatos, governo, organizações sociais, entidades de classe, populações vizinhas e as demais cadeias produtivas.

Sem uma necessária harmonia nessas esferas de ação, não há como o empreendimento ser sustentável. E, para a Cenibra, o diálogo é o principal caminho para fazer a sustentabilidade acontecer, estando presente em todas as etapas do processo produtivo da empresa.

Na produção da principal matéria-prima – a madeira –, o diálogo é um instrumento eficaz para equacionar as demandas das populações com as operações de plantio, manutenção, colheita e transporte de madeira. Isso se dá por meio de um planejamento que consulta e envolve as comunidades nas tomadas de decisão sobre o manejo da floresta, de forma que as operações causem os mínimos transtornos e o máximo de benefícios possíveis. Além da inserção no planejamento da empresa, o diálogo com as comunidades ocorre permanentemente, por meio de um canal de comunicação com partes interessadas.

Nas interações com a sociedade organizada e as agências governamentais, o diálogo é a base de uma estabilidade necessária para que o desenvolvimento ocorra. Para tanto, participa de conselhos de meio ambiente, comitês de bacias hidrográficas, conselhos de política ambiental, entidades associativas. Nesses fóruns, os representantes são orientados para, acima de tudo, contribuir proativamente para a construção de políticas e de estratégias que conduzam a sociedade a novos patamares de desempenho social e ambiental, sem deixar de lado as referências econômicas que garantam a perpetuação da empresa.

Destaca-se a participação da empresa no Diálogo Florestal, um fórum que mantém uma pauta de discussões sobre os grandes temas ambientais do Brasil. Com a participação de Organizações Não Governamentais e empresas de base florestal, os diálogos ocorrem em âmbito nacional e em fóruns estaduais e promovem o desenvolvimento de ações voltadas para a conservação da biodiversidade, políticas florestais e informação à sociedade.

Junto aos governos, a empresa mantém canais de diálogo direto e por meio de entidades associativas, buscando sempre ser ouvida para contribuir para a construção de políticas, legislações e normatizações. Nesse contexto, a empresa tem participado de processos legislativos, como o da atualização do Código Florestal Brasileiro, da Política Estadual de Florestas Plantadas, do desenvolvimento das regras para gestão de recursos hídricos e das políticas ambientais nos municípios onde atua.

O diálogo entre gestores e empregados é também de importância estratégica, pois é por meio desse diálogo que são construídas e atingidas as metas de melhoria da eficiência dos processos produtivos, com a compreensão de todos os níveis hierárquicos sobre o valor da contribuição de cada trabalhador. É dessa forma que a administração da empresa estimula a todos a desenvolver ações que contribuem para a busca da sustentabilidade.

Ainda com relação aos empregados, uma experiência recente, no contexto de uma estratégia de modernização e otimização de custos em que ocorreram a mecanização da colheita e a incorporação, ao quadro próprio, dos trabalhadores do processo florestal, foram estabelecidos canais de diálogo que se mostraram de fundamental importância para que todo o processo ocorresse de forma tranquila e com sucesso.

Com os clientes, a empresa dialoga continuamente para satisfazer, da forma mais eficiente, as demandas requeridas dos processos produtivos. Assim, o produto vendido é entregue exatamente com as especificações desejadas para cada cliente, evitando desperdícios de insumos e energia e menor geração de resíduos, emissões e efluentes no processo produtivo.

A Cenibra tem atuação em mais de 50 municípios e centenas de pequenas comunidades. Suas propriedades rurais produzem, além de madeira, água de classe especial utilizada pelas populações vizinhas. Mantém ainda altos valores de biodiversidade e importante contribuição para o equilíbrio climático em mais de 100 mil hectares de áreas com vegetação nativa. Um programa de fomento florestal envolve mais de 800 pequenas e médias propriedades rurais que fornecem madeira para o processo fabril da empresa.

Num contexto de atuação tão amplo, com características tão diversas e envolvendo tantos atores, o diálogo é considerado pela Cenibra como um dos principais instrumentos para fazer a sustentabilidade acontecer. É por meio do diálogo que são internalizadas, construídas e mantidas as relações harmoniosas com todas as partes interessadas, a fim de buscar o equilíbrio em todas as etapas do processo produtivo da empresa.