revista opniões

MENU VOLTAR
  • KIT MIDIA
  • CONGRESSOS E EVENTOS
  • CADASTRE-SE
    • FORNECEDORES
    • ENTIDADES e GOVERNOS
    • UNIVERSIDADES e CENTROS DE P&D
    • PRODUTORES
    • ATUALIZAÇÃO
  • PROJETOS ESPECIAIS
  • QUEM SOMOS
  • ESPAÇO DO FORNECEDOR
  • AGENDA
  • EMPREGOS
    • PROCURA-SE
    • OFERECE-SE
    • CADASTRO DE VAGAS
    • CADASTRO DE PROFISSIONAIS
previews next
  • LEIA ESTA EDIÇÃO ON-LINE
  • LEIA OS ARTIGOS DESTA EDIÇÃO
  • PESQUISA POR ARTICULISTA
  • CADASTRE E RECEBA AS EDIÇÕES ELETRÔNICAS
    • A pesquisa em cada etapa do processo de produção da floresta

      Set-Nov 2019 - 57

      Convidamos respeitados cientistas e especialistas para contar a forma moderna de se executar tarefas como: planejamento de microbacias hidrográficas, preparo de solo, produção de mudas, plantio, nutrição, inventário, proteção contra incêndio florestal, controle de plantas daninhas, controle de pragas, controle de doenças, colheita, transporte, reforma, talhadia, dentre outros assuntos especialmente importantes para a produção operacional de florestas plantadas.

    • As geotecnologias aplicadas no sistema florestal

      Jun-Ago 2019 - 56

      Da mesma forma que já não conseguimos pensar numa vida pessoal sem usar facilidades como as oferecidas pelo WhatsApp, é impossível imaginar uma vida profissional sem a montanha de facilidades que a geotecnologia hoje disponibilizam ao sistema florestal.
      Estamos convidando respeitados especialistas para contar a forma moderna de se executar tarefas como: cadastro florestal; inventário; registro, análise e correção de solos; mapeamento topográfico; modelagem de perfis para aproveitamento das chuvas; planejamento e controle da evolução do plantio; planejamento e controle de todas as operações de manejo; controle de pragas e de aplicações de defensivos; planejamento e administração da colheita de madeira; controle em tempo real da logística de transporte; administração de custos; segurança patrimonial, incluindo incêndio; ou seja, controle de tudo o que possa ser planejado ou realizado no setor.

    • Anuário de Sustentabilidade e Guia de Compras - 2019

      Jul-Jul 2019 - 56

      Esta é a sexta edição do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • Corrigindo a rota do sistema florestal

      Mar-Mai 2019 - 55

      Temos um novo capitão no comando do nosso navio. Toda a tripulação também mudou. Com a mudança da bandeira, mudou também o rumo, a rota, os valores, os argumentos, a forma de se relacionar, e até a lógica que vigorava até então. Diante deste novo cenário, como o sistema florestal deve se reorganizar e se reestruturar para tirar o máximo proveito de suas vantagens? O que precisa ser corrigido na gestão da florestal plantada? Qual é a ótica mais adequada para com a floresta nativa? Quais são as utilidades e aplicações ideais de ambas? Qual o manejo ideal de ambas? Como se posicionar diante de assuntos espinhosos como a titularidade da terra ou a gestão da água em escala nacional? Qual o papel da floresta na matriz energética brasileira? Para escrever sobre estes assuntos, estamos convidando respeitados cientistas e executivos do país para compor este time.

    • As inovações tecnologicas do sistema florestal

      Set-Nov 2018 - 53

      A edição se compôs de artigos expondo o estado da arte das tecnológicas já disponibilizadas ao sistema florestal nas atividades de melhoramento genético, produção de mudas, preparo do solo, plantio, manejo, tratos culturais, fertilização, adubação, controle de pragas e doenças, recursos de proteção, Confira.

    • A gestão do negócio florestal

      Jun-Ago 2018 - 52

      Essa edição se compôs de artigos expondo temas sobre a formação de profissionais, gestão de pessoas, estratégias e competitividade, custos, marketing, inteligência empresarial, regimes de manejo, geotecnologias, qualidade, manejo de precisão, produção florestal, cadastro ambiental rural e programa de recuperação ambiental, estratégias de i-LPF, produtos florestais não madeireiros, formação de povoamentos florestais, economia florestal, modelos matemáticos de otimização, mercados e comercialização, cadeias produtivas, biomassa florestal, análise de cenários e tomada de decisão, dentre outros temas.

    • Anuário de Sustentabilidade e Guia de Compras - 2018

      Ago-Ago 2018 - 52

      Esta é a quinta edição do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • O plantio, a colheita e o transporte florestal

      Mar-Mai 2018 - 51

      Os artigos desta edição expuseram as inovações tecnológicas envolvidas especificamente nanas várias atividades do plantio, da colheita e a logística do transporte florestal, destacando o estado-da-arte dos processos e procedimentos, dos implementos e equipamentos, utilizados em cada uma destas etapas. Para escrever sobre este assunto, convidamos os mais respeitados cientistas e executivos do país para compor este time. Confira.

    • Um fruto chamado produtividade

      Dez-Fev 2018 - 50

      Como é que se conquista a produtividade? Como se constrói o seu caminho? Como ela acontece? Quais são os passos e sequência a serem seguidos? Que fatores são envolvidos? Do que e de quem ela depende? Qual é o conhecimento necessário para se alcança-la? Há espaços para iniciantes? É uma questão de sorte eventual ou de muito trabalho? Como se administra variáveis como clima, relevo, solo e espécie? Qual é o troféu para quem a conquista? É um louro vitalício ou apenas temporário? Que casos práticos você pode relatar como exemplo dessa efetiva conquista? Veja o pensamento de respeitados cientistas e executivos do país sobre este assunto.

    • Tudo o que a floresta produz

      Set-Nov 2017 - 49

      Nesta edição estamos falando sobre “Tudo o que a floresta produz”, envolvendo as formas convencionais e não-convencionais da produção florestal, como eletricidade, vapor, biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, insumos químicos, madeira nobre, carvão vegetal, construções, aplicações variadas da celulose e do papel, laminados, embalagens, tissue, óleos, pisos, pellets, lenha, mel, dentre outros materiais e envolvimentos sociais e ambientais provocados pelo sistema. Confira.

    • A relação de trabalho ideal no sistema florestal

      Jun-Ago 2017 - 48

      Qual é a relação de trabalho ideal nas várias etapas operacionais do sistema florestal desde a formação até a colheita de uma floresta? O que pode ou deve ser terceirizado ou primarizado? Como funciona ou deveria funcionar as cooperativas? Como deve se desenvolver o treinamento de capacitação e de atualização do profissional? O que mudou nos dias atuais na relação entre o capital e o trabalho no sistema florestal? Esta edição se compôs de cientistas e executivos de grande respeito no sistema florestal. Confira.

    • Anuário de Sustentabilidade e Guia de Compras - 2017

      Jul-Jul 2017 - 48

      Esta é a quarta edição do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • Os segredos de uma colheita florestal

      Mar-Mai 2017 - 47

      De maneira geral, os executivos e cientistas ligados ao sistema florestal, tem prazer de difundir ideias, de disseminar conhecimento, de propagar novas maneiras e formas de se executar as tarefas que compõem o sistema operacional florestal. O que chamamos aqui de segredo não é o que está – e se manterá – escondido, mas o que ainda não foi contado, o que aconteceu há pouco, as últimas conquistas e novidades ocorridas dentro do setor florestal envolvendo os movimentos e as operações de uma colheita florestal. Esta edição se comporá de cientistas e executivos de grande respeito no sistema florestal.

    • A proteção que as plantações florestais exigem

      Dez-Fev 2017 - 46

      “Um dia eu perguntei ao pediatra do meu filho quando eu poderia deixar de lhe dedicar tantos cuidados, e ele, de bate-pronto, respondeu: Nunca!”

      Neste pequeno diálogo reside toda a essência da pauta desta edição. Uma floresta plantada se submete quase ao mesmíssimo cenário, à semelhante intensidade, à igual amplitude, à mesma multiplicidade nas várias fases de formação. Alguns poucos pais poderiam dizer: “a responsabilidade acaba quando do casamento”. Na linguagem empresarial, seria como se o engenheiro florestal afirmasse que os cuidados se encerrariam no dia da primeira colheita... ou da segunda (os netos)... ou da terceira (os bisnetos)... Acho que o pediatra tinha razão. Guardada a desproporção com o valor da relação humana em si, reside nesta analogia um bom começo de conversa. Confira.

    • Um negócio chamado floresta

      Set-Nov 2016 - 45

      Quando se planeja a instalação de uma floresta ou de uma indústria, não se olha para o cenário imediato, mas para um futuro 10, 20, 50 anos adiante. No que se refere a planejamento, na silvicultura, quase que não existe, de fato, o hoje. A pauta desta edição tratou, em detalhes, etapa por etapa, sobre como se constrói um modelo de negócio florestal, desde a escolha das terras até a colocação da matéria-prima no pátio da indústria ou o produto acabado no convés do navio. Confira.

    • Nossas florestas e o planeta Terra

      Jun-Ago 2016 - 44

      Tinha-se até pouco tempo que os problemas climáticos eram tão somente uma fantasia de exagerados ecologistas. Não era. É rara a semana em que o assunto não seja manchete nos noticiários. E, pelo que se sabe, ainda se tem um bom caminho ladeira abaixo. O Brasil é um dos países com maior potencial de ações efetivas em favor do planeta, e, quase todas elas estão centradas no sistema florestal.

      Nenhuma cultura do agronegócio deu e dá maior importância a sustentabilidade que o setor florestal. Esta edição falou sobre esta pauta sob esta nova e sensível condição, mostrando como a floresta plantada pode se interligar de forma harmônica com a água, com a terra, com o clima, com a vida animal, com a vida humana e com a própria floresta nativa.

    • Anuário de sustentabilidade e guia de compras 2016

      Jul-Jul 2016 - 44

      Esta é a terceira edição do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • O desenvolvimento do conhecimento florestal

      Mar-Mai 2016 - 43

      Para que um projeto florestal tenha sucesso, terá que ter sido planejado, em suas minúcias, envolvendo todos os recursos contidos em todas as etapas da produção desta floresta, com 15, 20, 30 anos de antecedência. Isto quer dizer que, no sistema florestal, se algo precisa ser realidade no ano de 2030, por exemplo, um complexo cronograma de trabalho deverá ser montado, especificando com clareza e detalhes as ações que deverão ser tomadas de Hoje até o ano de 2030. E mais, este plano somente será completo, se considerar um amplo e qualificado sistema de equipamentos, máquinas, implementos, insumos, mão de obra, software, hardware e recursos de toda ordem. Tudo isto deve estar pronto antes que se plante a primeira árvore. Isto, realmente, não é coisa para amadores. Convidamos respeitáveis especialista para expressar sua opinião sobre o tema. Confira.

    • O futuro próximo da floresta plantada brasileira

      Dez-Fev 2016 - 42

      Nesta edição convidamos representantes dos segmentos de celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis, madeira e de bioeletricidade para que expusessem os cenários de médio e longo prazos com os quais estão trabalhando, abordando as oportunidades e facilidades, as dificuldades e entraves, com os quais deveremos nos planejar, nos organizar e nos estruturar para viabilizar este futuro próximo. Confira.

    • A tendência das tecnologias florestais

      Set-Nov 2015 - 41

      Esta edição teve como pauta um profundo estudo sobre “A tendência das tecnologias do sistema florestal”. Convidamos os maiores especialistas do assunto no país para falarem sobre os mais avançados processos e sistemas disponibilizados à produção florestal destinada à celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira. Confira suas opiniões.

    • A integração da lavoura-pecuária-floresta

      Jun-Ago 2015 - 40

      Nesta edição tratamos da integração da produção da lavoura com pecuária e floresta em um único espaço físico, o chamado iLPF, com ênfase para a segurança que a diversidade de produção pode trazer para o pequeno, médio e grande produtores de florestas. O time desta edição foi formado com 20 renomados pesquisadores da Embrapa e 2 produtores rurais com grande experiência no sistema iLPF. Vale a pena conferir.

    • Anuário de sustentabilidade e guia de compras 2015

      Jun-Dez 2015 - 40

      Esta é a segunda edição do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • A água, a floresta nativa e a floresta plantada

      Mar-Mai 2015 - 39

      Se todo o petróleo que existe no mundo se acabar, teremos problemas, mas, em pouco tempo resolveremos a questão intensificando o uso de outras fontes de energia, como a eólica, a solar, e, principalmente, as da biomassa. Mas se dermos cabo dos estoques de água, não haverá alternativa. Tudo se acabará.
      O assunto é sério e a desatenção é grande. Dos 75% das nascentes que secaram no sistema Cantareira de SP, por exemplo, quase a totalidade ocorreu porque as "florestinhas" que as protegiam foram eliminadas, e, quase tudo, por interesse imobiliário. De que forma a floresta nativa pode proteger a água? De que maneira a floresta plantada pode proteger a floresta nativa e a própria água? Qual é a relação que existe entre a agricultura, a silvicultura e a água. Quem ajuda ou prejudica quem? Confira.

    • A energia da biomassa

      Dez-Fev 2015 - 38

      Esta edição expõe as novas tecnologias aplicadas à cogeração de energia a partir da biomassa, com ênfase para a oriunda da floresta plantada, envolvendo todas as etapas da cogeração, da utilização, da comercialização e da distribuição, expondo as atuais facilidades e/ou dificuldades existentes na viabilização de tais projetos, detalhando operações como o preparo da matéria-prima, financiamentos, comercialização de excedentes, custos comparativos com o gás, com o óleo, dentre outras. Confira.

    • O amadurecimento do fomento florestal

      Set-Nov 2014 - 37

      Esta edição buscou mostrar as atuais estratégias para o sucesso da silvicultura comercial em propriedades fomentadas, abordando temas como: • a influência do fomento nos custos da madeira industrial • as operações de planejamento • a gestão operacional, do preparo da terra até a colheita • a corresponsabilidade das ações nas empresas certificadas • a logística em todas as operações e processos • as ferramentas de créditos oficiais diretos e indiretos • o sistema de produção mais adequado para a implantação do fomento em pequenas propriedades rurais • a política para a utilização de material genético • o fomento e o arranjo produtivo florestal local • a concorrência entre as empresas e os setores de produção em um território potencial para fomento • os novos mecanismos contratuais • estratégias para ampliação da confiança dos produtores • entre outros. Confira.

    • Sustentatibilidade: como fazer isso acontecer?

      Jun-Ago 2014 - 36

      Queremos saber como é que se faz para que a sustentabilidade aconteça, de forma natural, nas operações diárias de uma empresa de base florestal. Por mais nobre e fundamental que seja, fato é que nenhuma empresa tem por meta produzir sustentabilidade. Ela é um princípio, de como se produzir a riqueza desejada causando o menor dano possível aos envolvidos deste cenário. Confira o que reconhecidos cientistas e executivos explicaram como se pode produzir, de forma racional, administrando os conflitantes interesses econômicos, ambientais e sociais. Confira

    • Anuário de Sustentabilidade e Guia de Compras

      Jun-Dez 2014 - 36

      Esta é a edição de lançamento do Anuário de Sustentabilidade e do Guia de Compras das indústrias de base florestal. No primeiro bloco estão expostas as ações sociais e ambientais das empresas de base florestal do país, divulgando o real e direto benefício do sistema à população do seu entorno e a imensa importância para a economia da Nação. No segundo bloco, estão relacionadas, por seção, as empresas fornecedoras de destaque dos setores florestais e industriais.

    • Plantar bem, cuidar bem, colher bem

      Mar-Mai 2014 - 35

      A pauta “plantar bem, cuidar bem, colher bem”, buscou expor “tudo o que se pode fazer, em todas as fases da vida de uma floresta, para se alcançar o máximo possível de produtividade”. Esta edição foi montada exclusivamente com palestrantes participantes dos vários painéis que compõe o complexo de eventos da Expoforest. Esta é a nossa forma de destacar e expor o sério trabalho desenvolvido pelo professor Jorge Malinovski e sua equipe. Falamos sobre mecanização e automação da silvicultura, bases para tomadas de decisões, manutenção de florestas e manejo integrado de pragas, cadeia produtiva da madeira, gestão de pessoas, logística em operações florestais, e novas tecnologias. Confira.

    • Os cuidados para a boa saúde da floresta plantada

      Dez-Fev 2014 - 34

      Estamos falando nesta edição sobre os avançados recursos disponíveis no mercado atual para permitir um crescimento seguro e saudável de uma floresta plantada. Esta pauta envolveu assuntos como doenças, pragas, nutrição, preparo de solo, plantio, ervas daninhas, déficit hídrico, resíduos, adequação de material genético, proteção e combate a incêndio, dentre outras questões como, por exemplo, a decisão sobre o uso de novos clones ou partir para uma segunda rotação. Confira.

    • A floresta industrial e a floresta negócio

      Set-Out 2013 - 33

      O sistema florestal é um maravilhoso case de competência de gestão. Em 50 anos conseguiu quase equiparar-se com sistemas agrícolas, de base industrial, com 500 anos de experiência. A “floresta industrial” cresceu continuadamente e, instalou-se confortavelmente sob a forma operacional de um departamento da indústria.

      Há pouco surgiu a “floresta negócio”. Exigiu uma gestão diferente. As metas e as formas de aferição do sucesso, passaram por significativas alterações. Esta edição compara a gestão aplicada no passado, suas adequações, as mudanças de cenários ao longo do tempo e o modelo aplicado neste novo negócio florestal. Confira.

    • A floresta plantada e os serviços ambientais

      Jun-Ago 2013 - 32

      Nesta edição especial para o mês do Meio Ambiente falamos de água, de terra, de ambiente, de biodiversidade, com ênfase nos serviços ambientais do ecossistema, dos pagamentos, das perdas, das transferências, envolvendo assuntos como uma grande cidade, como São Paulo, por exemplo, pode ou deve formar ou favorecer ou bancar a estrutura de seus mananciais, como é que os aquíferos entram neste assunto, como está a regulamentação, o que foi feito e está bem andado, o que ainda está por fazer e clama por urgência.

    • A floresta plantada e o povo que dela vive

      Mar-Mai 2013 - 31

      O especial cuidado com o qual o setor florestal tem desenvolvido seus projetos de Responsabilidade Social e Ambiental tem feito com que muitos deles acabem participando, de forma ativa, na cadeia de negócio da própria empresa. Além do prazer de fazer um trabalho bem feito, com respeito e dignidade ao trabalhador e à comunidade, as empresas do sistema mostram magníficos resultados. As acanhadas ações iniciais de subsistência familiar já estão exportando; eternos conflitos transformaram-se num pacífico e rentável convívio. Bastou sentar, ouvir, negociar e honrar. Mais ideias, envolvendo mais gente, estão, a cada dia, consolidando essa relação ganha-ganha. Nesta edição, mostraremos como o sistema florestal tem conseguido viabilizar economicamente suas ações sociais e ambientais.

    • Como continuar competitivos?

      Dez-Fev 2013 - 30

      Estamos fazendo os investimentos necessários e suficientes em pesquisa para a manutenção e avanço de nossa liderança no setor florestal? O que deve ser mudado? O que deve ser parado? O que deve ser feito para que o sistema florestal busque e se consolide na liderança mundial nos vários segmentos de atuação? Os líderes dos departamentos florestais dos principais centros de pesquisas, das entidades, dos agentes de ligação empresa-universidade, e das empresas de fomento estão contando nesta edição tudo o que está sendo feito no país, neste sentido, dentro do sistema florestal brasileiro.

    • A fronteira da tecnologia na indústria florestal

      Set-Nov 2012 - 29

      Essa edição teve como pauta uma análise sobre a tecnologia da indústria florestal. Convidando os maiores especialistas do País para contarem o que está sendo realizado na fronteira do conhecimento, envolvendo todos os segmentos onde se é aplicada a madeira da floresta plantada.

    • Sustentabilidade, na prática

      Jun-Ago 2012 - 28

      Essa edição avaliou a real sustentabilidade da floresta plantada brasileira. Convidamos os grandes especialistas do País para analisar o que está sendo realizado nesta área; para dizer o que ainda precisa ser feito; para expor casos de sucesso com as melhores formas de utilização, de restauração e de recuperação; e para analisar o rumo que se tem dado na definições das regras, das leis e dos códigos. Confira.

    • As inovações tecnológicas no plantio, colheita e transporte de madeira

      Mar-Mai 2012 - 27

      Essa edição fez analisou as inovações tecnológicas do plantio, colheita e transporte florestal, destacando o estado-da-arte dos processos e procedimentos, implementos e equipamentos, utilizados em cada etapa destas operações. Reuniremos, como de costume, reconhecidos executivos, cientistas e autoridades do setor florestal. Confira.

    • A energia da floresta

      Dez-Fev 2012 - 26

      Nesta edição analisamos as tendências de consolidação dos conceitos, das formas e dos meios que estão norteando os projetos em estudo e em implantação para a produção de energia a partir da biomassa das florestas plantadas, com vistas ao mercado nacional e para as oportunidades que o mercado internacional oferece a curto, médio e longo prazos.

    • Desenvolvimento e/ou preservação?

      Set-Nov 2011 - 25

      Convidamos respeitáveis autoridades, cientistas e executivos envolvidos direta e indiretamente na produção de celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira, com base desenvolvimentista e preservacionista, para analisarem as condições de conflito ou de conciliação entre tais estruturas de pensamentos e da natureza dos argumentos na análise desse tema.
      Confira as suas opiniões.

    • As novas fronteiras da floresta plantada brasileira

      Jun-Ago 2011 - 24

      Fizemos uma profunda análise sobre As Novas Fronteiras da Floresta Plantada brasileira. Reunimos os mais respeitados executivos, cientistas e autoridades do país para avaliarem assuntos como: aonde se localizam tais áreas, o que pensam os atuais e os novos investidores, o tamanho dos riscos, desafios e oportunidades, a infraestrutura, os impactos nas economias regionais, os desafios da tecnologia, o material genético, a nutrição das plantas, o regime hídrico, a mão-de-obra disponível, a produtividade, os custos, as questões fundiárias, a aplicação que se planeja dar a madeira produzida, o valor esperado para essa madeira... Confira.

    • Do plantio à colheita de madeira e transporte florestal

      Mar-Mai 2011 - 23

      Montando uma edição especial para a Expoforest e complexo de eventos que a compõem, da qual participaram com exclusividade os palestrantes do Encontro Brasileiro de Silvicultura, do Seminário de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, e do Simpósio sobre Incêndios Florestais e Controle de Queimadas. Confira.


    • O caminho ideal da silvicultura brasileira

      Dez-Fev 2011 - 22

      Quem comanda este setor sabe muito bem aonde quer estar no curto, médio e longo prazos. Sabe as regras, códigos, leis e estratégias sob as quais precisa trabalhar para consolidar as conquistas e estruturar sua expansão. O que deve continuar sendo feito? O que precisa ser mudado? O que precisa passar a ser feito? Tem muita gente nova com poder de decisão chegando nos Governos no dia 1º de Janeiro e precisam saber as respostas para estas questões para poder ajudar.


    • A sustentabilidade do sistema florestal brasileiro

      Set-Nov 2010 - 21

      É possível produzir com sustentabilidade? Se sim, como, na prática, se pode gerar riqueza tendo como parceiros o meio ambiente e a sociedade. Nesta edição estamos mostrando quais são os movimentos inovadores, os modelos e os conceitos de sustentabilidade já consolidados ou em desenvolvimento, envolvendo a produção de celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira, dentre algumas matérias especiais. Confira.


    • As inovações da colheita de madeira e do transporte florestal

      Jun-Ago 2010 - 20

      Esta edição é dedicada à Colheita de madeira e ao transporte florestal. Destacamos os mais modernos equipamentos e implementos, processos no estado-da-arte, ensaios e experimentos em desenvolvimento, além de atuais e polemicas questões como terceirização versus primarização, dentre outros assuntos.

    • Os 50 anos da engenharia florestal no Brasil

      Mar-Mai 2010 - 19

      Há poucas décadas não existia floresta plantada no Brasil e muito pouco representávamos nas áreas de celulose, papel, siderurgia e painéis. Mas existiu um grupo de sonhadores. Competentes empreendedores que, em poucas décadas estruturaram um respeitado negócio. Aliás, pensamos que não exista no mundo, um caso de sucesso maior que o representado pelo sistema florestal brasileiro. Apresentaremos nesta edição respeitáveis Engenheiros Florestais, atuantes das áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento, e em várias posições do meio profissional, envolvendo tanto os Seniores, falando do passado que construíram, como alguns de seus brilhantes alunos, os novos engenheiros que estão dando continuidade a este maravilhoso trabalho. Confira.

    • A silvicultura, a agricultura e o código florestal

      Dez-Fev 2010 - 18

      Código Florestal Brasileiro: se for severo demais, será burlado; se for flexível demais, será inútil. No bom senso, estará o equilíbrio. Mas, onde está o equilíbrio? Produção ou preservação? Valor da existência ou valor de uso? Quais devem ser os limites racionais de cada posição? Como deve ser a legislação que administra tais interesses? Para discutir essa delicada questão, convidamos respeitáveis executivos, autoridades de governo, ruralistas, ambientalistas e cientistas, representando todas as tendências do pensamento, com posições favoráveis e contrárias, para expressarem-se, sob a ótica do setor que representa, sobre as base e princípios do Código Florestal Brasileiro.

    • A crise no setor florestal já acabou?

      Set-Nov 2009 - 17

      Alguns segmentos ligados ao setor florestal foram duramente atingidos com a crise mundial. Outros não sentiram, de fato, nem a "marolinha". Aliás, um mesmo segmento no exterior, foi duramente atingido, enquanto aqui no Brasil, os efeitos da crise sobre este mesmo segmento, foram, de certa forma, leves e rápidos. Fato é que, estamos vivendo um período de mudanças e ajustes mundiais. Tudo indica que, se conseguir recuperar a prevista falta de madeira, o setor florestal sairá muito bem deste episódio.

    • O que é, de fato, o meio ambiente?

      Jun-Ago 2009 - 16

      Fizemos esta pergunta aos mais destacados executivos, cientistas e autoridades do país para saber se sustentabilidade é, ainda, uma questão secundária tratada apenas por ambientalistas ou é, de fato, um importante parâmetro para nortear ações de executivos preocupados com a sobrevivência de um negócio?

    • O atual mercado florestal brasileiro

      Mar-Mai 2009 - 15

      Nesta edição analisamos a atual condição do mercado florestal brasileiro, o cenário da produção de celulose e o ambiente geral da fabricação de papel, avaliando todo o conjunto de circunstâncias imediatas e de longo prazo, sob a ótica empresarial, econômica, científica e governamental.

    • Gestão da silvicultura brasileira

      Dez-Fev 2009 - 14

      Com a participação de todos os palestrantes do Encontro Brasileiro de Silvicultura, evento oficial da Expo Forest, avaliamos as mais modernas técnicas de implantação e reforma florestal, de sustentabilidade na produtividade florestal, de silvicultura de precisão e de proteção florestal, abordando temas como: conservação e preparo de solo, manejo de resíduos, monitoramento nutricional, evolução das m­áquinas e implementos, melhoramento genético, sensoriamento remoto e processamento de dados, manejo integrado de plantas daninhas e pragas, uso de agroquímicos, controle de incêndio, dentre outros assuntos.

    • Colheita de madeira e transporte florestal

      Set-Nov 2008 - 13

      Especialistas do setor de celulose, papel & floresta, todos palestrantes da Expoforest-2008, estão expondo e avaliando, nesta edição, os mais avançados sistemas de colheita de madeira e transporte florestal, sob os aspectos da gestão de pessoas, da logística, das novas tecnologias, dos prestadores de serviços, da cadeia produtiva e as tendências.

    • Florestas energéticas

      Jun-Ago 2008 - 12

      A madeira é a mais velha de todas as fontes de energia. Velha, fundamental e atual. E, com a implantação das novas tecnologias, envolvendo dezenas de produtos sólidos, líquidos e gasosos - energia sob variadas formas, em larga escala de produção, vai se tornar ainda mais importante. Neste cenário a floresta plantada assume um novo patamar de utilidade, crédito e valor. Esta edição avaliou o potencial energético que o sistema florestal pode gerar, expondo o estado-da-arte da produção do carvão, eletricidade, álcool, bio-óleo, resinas, ácidos, gases, dentre muitos outros produtos da madeira.

    • O sistema florestal e as mudanças climáticas globais

      Mar-Mai 2008 - 11

      A mudança climática é, certamente, um dos problemas mais graves que a humanidade enfrentará. Ela expõe a forte relação existente entre energia, tecnologia, economia, sociedade e seus impactos sobre o meio ambiente. Esta edição avaliou o papel que o sistema florestal exerce ou poderá exercer para atenuar as mudanças climáticas. Sob a óptica do interesse florestal, avaliamos todos os aspectos e perspectivas das questões ambientais, econômicas e sociais. Convidamos os maiores especialistas do país no assunto para compor o time de articulistas desta edição. Se existe alguma coisa a ser feita, a hora é agora.

    • Os clusters florestais

      Dez-Fev 2008 - 10

      Fizemos uma profunda análise sobre os Pólos de Desenvolvimento Florestais brasileiros, avaliando os aspectos operacionais para a instalação de pólos industriais, através da consolidação de Arranjos Produtivos Locais - os chamados APL´s, integrando as oportunidades geradas ao redor dos empreendimentos florestais, envolvendo as indústrias de celulose, painéis, madeira e biomassa.

    • Os planos governamentais e empresarias de longo prazo

      Set-Nov 2007 - 9

      Convidamos os governantes dos principais Estados florestais brasileiros, empresários do setor, presidentes de entidades, especialistas, consultores e pesquisadores de respeitáveis centros de desenvolvimento do conhecimento nacional para avaliarem os planos governamentais e empresariais de longo prazo para o setor florestal. A edição concretizou-se num importante documento para o setor florestal.

    • A mudança do eixo da produção mundial

      Jun-Ago 2007 - 8

      A expansão florestal do hemisfério sul está cada vez mais apoiada nos conhecimentos científicos sobre os ecossistemas de plantações florestais e suas interrelações ambientais e sociais. Nossas florestas produzem em 7 anos, o que nossos concorrentes produzem em 50 e, nos últimos anos, duplicamos nosso programa de plantio. Nesta edição convidamos especialistas de toda a América Latina para avaliar este assunto. Confira.

    • As florestas nativas brasileiras

      Mar-Mai 2007 - 7

      A edição deste trimestre convidou os maiores especialistas do país no assunto para fazer uma avaliação sobre a implantação de florestas nativas, buscando identificar e avaliar os mais avançados experimentos científicos, os mais rentáveis modelos econômicos, os métodos de maior valor agregado e os mais destacados sistemas ecológicos, no desenvolvimento de florestas nativas, motivadas pela necessidade da recuperação de ecossistemas florestais ou pela oportunidade do plantio comercial. A edição teve a honra de trazer a Ministra Marina Silva fazendo o Editorial de abertura da revista.

    • A tecnologia da colheita e a logística do transporte florestal

      Dez-Fev 2007 - 6

      Esta edição faz uma profunda análise da evolução da tecnologia envolvida nos processos de Colheita e de Logística de Movimentação e de Transporte Florestal, envolvendo todo o espectro de aplicações da floresta plantada, passando pela celulose, papel, compensados, chapas, carvão, indústria moveleira e serraria em geral. Traz também, como um caso especial, matérias sobre a transferência do setor de floresta plantada da Secretaria de Meio Ambiente para a Secretaria da Agricultura do Paraná.

    • Os benefícios gerados pela floresta plantada

      Set-Nov 2006 - 5

      Montamos um time de grandes especialistas para mostrar os benefícios gerados à nação pela floresta plantada. Seguindo a política adotada pela revista Opiniões, buscamos colocar as opiniões de representantes em todos os elos da cadeia produtiva envolvidos no assunto, avaliando o assunto sob os mais variados ângulos, fazendo da revista, um verdadeiro congresso a respeito do assunto.

    • O fomento florestal brasileiro

      Jun-Ago 2006 - 4

      Sem contar dezenas de outros muito bons motivos, onde cada um deles, por si só justificariam a implantação de um projeto nacional de Fomento Florestal, a eliminação das limitações de áreas dedicadas a expansão das florestas plantadas brasileiras - o chamado Apagão Florestal - é uma excelente razão para que o assunto seja tomado e respeitado como um dos maiores e mais bem sucedidos projetos silviculturais, ou agrícola, se preferir, do Brasil. Juntamos nesta edição, representantes do Ministério do Meio Ambiente, dos Governos Estaduais, das entidades representativas de classe, das empresas fomentadoras, dos produtores rurais fomentados, dos bancos de fomento, dos especialistas, dos cientistas... e, dentre eles, não houve uma única voz que discordasse da viabilidade deste projeto.

    • A tecnologia aplicada na silvicultura

      Mar-Mai 2006 - 3

      A edição deste trimestre fez uma profunda análise sobre o Desenvolvimento da Silvicultura brasileira para a produção de Celulose e Papel, abordando tópicos como o melhoramento genético, o direito autoral de sementes, a silvicultura de precisão, a produção de mudas, o preparo de solo e plantio, a recuperação de áreas degradadas, o manejo, os tratos culturais, a fertilização e adubação, o controle de pragas e doenças, a proteção contra incêndio, a Colheita e Transporte. Estes tópicos foram conduzidos pelos maiores especialistas do país em cada um dos assuntos. O valor literário desta edição é primoroso, pois a história de vida de muitos dos articulistas presentes, se confundem com a própria história da silvicultura em nosso país.

    • O mercado mundial de Celulose e Papel

      Nov-Fev 2006 - 2

      Enquanto fábricas de papel e celulose estão sendo fechadas no Canadá e nos Estados Unidos, o Brasil está recebendo maciços investimentos de grupos nacionais e internacionais na ampliação das fábricas já instaladas e na construção de novas e modernas plantas. Para viabilizar este promissor cenário, novas fronteiras florestais estão sendo consolidadas, envolvendo, de forma atuante, os governos dos estados em questão. Veja nesta multiplicidade de Opiniões as políticas e as estratégias que estão sendo utilizadas para a viabilização destes projetos.

    • O apagão florestal

      Ago-Out 2005 - 1

      Esta é a edição de lançamento da revista Opiniões no setor Florestal, atuando de forma regular, exclusiva e específica aos interesses do setor de celulose, papel, carvão, siderurgia, painéis e madeira sólida.

      O estoque de floresta plantada está acabando. O assunto é tão importante que ganhou até o apelido de Apagão Florestal. Para discuti-lo reunimos os maiores especialistas do país no assunto, envolvendo o governo, as associações nacionais e internacionais, produtores, cientistas e especialistas. Confira

    © 2013 - Revista Opiniões
    Direitos reservados

    atual interativa
    • Home
    • Kit Midia
    • Congresso e Eventos
    • Projetos Especiais
    • Quem Somos
    • Espaço do Fornecedor
    • Agenda de Eventos