Me chame no WhatsApp Agora!

Luiz Sérgio Coelho de Cerqueira Filho

Gerente de Colheita e Manutenção da Fibria-SP

Op-CP-47

Planejamento e conhecimento
O conhecimento detalhado das atividades operacionais e um bom planejamento são aspectos fundamentais para garantir a eficiência de processos produtivos. O uso dessas informações determina uma tomada de decisão para o melhor modelo de produção e gera conhecimento para a melhoria do processo produtivo.
 
Na área de colheita florestal, isso não é diferente, se faz necessário conhecer os detalhes das áreas em que iniciaremos a operação: quais as condições de acesso, as características de declividade, as restrições operacionais, os vizinhos no entorno da fazenda, as rotas para transporte de pessoas e madeira, a localização das redes elétricas e das áreas de preservação ambiental.

A Fibria tem priorizado o uso de tecnologias de ponta como o LIDAR – Light Detection and Ranging, no levantamento de dados, aliado ao conhecimento de equipes multidisciplinares, que em vistorias ao campo consideram todos os aspectos e impactos no planejamento da operação. Ponto não menos importante são os indicadores, que impactam diretamente os custos e as capacidades de produção. 
 
Na atividade de colheita e de processamento com harvester, por exemplo, a produtividade (m³/h) por classe de árvore média, por classe de declividade, por rotação de floresta (primeira ou segunda). Já na operação com o forwarder, a distância de baldeio, classe de declividade, rotação de floresta. Para equipamentos, o custo de manutenção por tempo de uso da máquina, horas trabalhadas, dependendo dos períodos de chuva e estiagem, etc.

Na operação de logística, a caixa de carga de cada tipo de composição por faixa de secagem das toras, produtividade dos caminhões nas estradas de terra, nas estradas asfaltadas, consumo de combustível por tipo de composição. Enfim, a lista de indicadores que interferem diretamente nos custos e na produtividade é grande.

Com esse levantamento de dados, podemos, com o planejamento de longo prazo, buscar soluções para maximizar os resultados de nossas operações e, além disso, prever os resultados ano a ano, suportando a tomada de decisão, seja para a melhoria da eficiência operacional ou no apoio à estratégia de longo prazo da Fibria. Com base no planejamento de longo prazo, garantimos a sustentabilidade de nossa base florestal, definimos os planos de médio e curto prazo, o sequenciamento das fazendas, detalhando a operacionalização das atividades, tendo em vista as condições físicas e climáticas.
 
Definido o planejamento anual, iniciamos uma nova etapa, o microplanejamento, que vai detalhar todas as atividades operacionais, ambientais e de relacionamento com comunidades, necessárias dentro de cada fazenda, a madeira a ser colhida e transportada até a unidade fabril. Em algumas atividades de planejamento, são utilizados dados de imagens de satélite, drones e informações disponibilizadas em tablets e smartphones, otimizando o deslocamento e, consequentemente, diminuindo custo e tempo gasto por equipes.
 
Mas nada se consolida em resultado se a equipe de campo não estiver preparada para tomar as decisões necessárias de acordo com o planejamento realizado. O papel da liderança é fundamental para operacionalizar o planejamento, definir o posicionamento correto
dos equipamentos na fazenda, sequenciar as atividades, considerando também as condições climáticas e adversidades, que possam indicar a necessidade de mudança de planos.
 
É fundamental medir a aderência do realizado em relação ao planejado e entender o porquê dos desvios. Somente geramos aprendizado e melhoria do processo de produção se tivermos um processo sistêmico de análise, que, além de equipe de elevada capacidade analítica, também utiliza ferramentas de Business Intelligence, inteligência espacial de dados e uso de Big Data, em processos de análise com maior complexidade.

Com o acesso facilitado às novas tecnologias, estamos automatizando cada vez mais nossos controles, sejam eles de produção, de consumo (combustíveis/lubrificantes), rastreamento de máquinas, caminhões etc. O que facilita a geração de informações com maior acurácia.
 
Com essa gama de informações detalhadas e precisas, conseguimos entender perfeitamente que todos os processos estão conectados e são interdependentes, a variação em um processo impacta diretamente os demais e, consequentemente, o resultado do todo. As equipes precisam ter a mesma visão e deixar de olhar somente para o resultado do seu processo; o que o seu processo ganha ou perde pode gerar um impacto ainda maior para o todo, por isso a importância do planejamento integrado das operações.

Só assim garantimos a eficiência do processo e o melhor resultado para o negócio.