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Wagner Itria Junior

Gerente de Operações da Amata

Op-CP-47

Falhas na implantação do processo de colheita
Coautor: Luciano Budant Schaaf – Diretor de Operações, Planejamento e Tecnologia da Amata
 
Colheita é um dos assuntos mais apaixonantes da área florestal. É comum nos depararmos com discussões sobre qual o melhor sistema de colheita, os melhores equipamentos ou as melhores marcas e modelos. É o futebol-política-religião da área florestal. E é exatamente pela diversidade de opiniões e gostos que cada empresa tem uma solução mais personalizada.
 
Muitas variáveis são consideradas na tomada de decisões sobre a colheita, como alinhamento com a visão, a missão e os valores da empresa, aderência às políticas da organização e certificações, condições de caixa e crédito, metas de custo e endividamento, disponibilidade de recursos humanos – próprios ou terceirizados – para a operação e manutenção, escala de produção e características e qualidade da madeira para abastecimento fabril ou requisitos do cliente final.
 
Com tamanha complexidade, é impossível ter respostas para todas as situações. Para reduzir as incertezas, na etapa de planejamento da implantação de um processo de colheita, é comum a contratação de consultorias, a realização de benchmarking, a visita a feiras florestais e a realização de testes com máquinas. Apesar de todos os cuidados, vivenciei processos de implantação de dois tipos: com poucas falhas e com muitas falhas.

Uma busca na internet, ou consulta à bibliografia técnica, apresentará uma série de artigos com informações sobre planejamento, implementação e operação de colheita, mas dificilmente serão apresentados, de forma tão transparente, os problemas e as dificuldades encontrados pelas empresas florestais. O meu objetivo, neste artigo, é compartilhar as principais dificuldades e as “cascas de banana” que vivenciei no processo de implantação de processos de colheita. São quatro os pontos a serem abordados: planejamento, simplicidade no controle, gente e gestão, e máquinas e equipamentos. 
 
Dentre as falhas de planejamento, a principal diz respeito às informações básicas. Informações cadastrais devem estar atualizadas e, obviamente, corretas. Já deparei com um planejamento que foi feito e revisado em escritório por uma equipe formada por excelentes profissionais, mas, na hora de iniciar a colheita, o volume era muito menor do que o planejado, porque a idade que constava no cadastro estava errada. 
 
Além da data de plantio correta, o apontamento de intervenções realizadas, principalmente desbastes, podas e também de sinistros, pode evitar a escolha indevida de áreas para colheita. Uma ferramenta de planejamento imprescindível são os mapas contendo a realidade de campo, curvas de nível e detalhes do terreno. Houve uma ocasião em que, ao final da colheita, houve diferença significativa no volume de madeira. Houve desconfiança sobre a qualidade do inventário, ineficácia dos controles e até furto de madeira. Mas qual foi o real motivo do desvio? Diferença entre a área cadastral e a área efetivamente colhida. Houve retalhonamento da área, mas os mapas não foram atualizados.
 
O segundo ponto diz respeito à simplicidade nos controles. O controle deve ser entendido tanto pela alta administração da empresa, como pelos trabalhadores de campo. Houve uma situação em que foram implantados controles de produção, paradas e manutenção, mas não foi considerado o grau de instrução dos trabalhadores. Verificamos que todas as paradas para abastecimento levavam o mesmo tempo, então observei que o trabalhador não tinha relógio. Ainda sobre controles, é importante o estabelecimento de metas que possam ser entendidas pelos trabalhadores.

Passei por uma situação em que pactuamos com os trabalhadores da colheita um determinado volume, porém, pelos controles, essa meta nunca tinha sido atingida. Ao questionar os trabalhadores sobre os motivos, eles disseram que sempre atingiram as metas. Onde estava a falha? Na comunicação! O trabalhador entendia que metro cúbico era metro estéreo. A solução foi traduzir as metas para unidade mais simples, como número de árvores por dia. 
 
O próximo tema é sobre gente e gestão. Aqui é possível escrever um livro com exemplos. Começo pela contratação dos profissionais, pois um bom currículo e experiência em grandes empresas não garantem que a contratação foi de sucesso. Selecionei pessoas de altíssima produtividade, mas que não tinham cuidado com a manutenção das máquinas.

Contratei gestores de campo que foram muito bem nas entrevistas, mas, na verdade, não gostavam de campo. O desejável é a formação de pessoal de dentro de casa e que tenha residência próxima da operação. Imprescindível aplicar testes (de habilidade e comportamentais) para identificar as potencialidades das pessoas na operação e na gestão. 
 
Importante respeitar a curva de aprendizagem das pessoas, cobrar de acordo com o potencial e reconhecer o bom desempenho. Finalmente, erros em máquinas e equipamentos são os que mais doem no bolso. Vivenciei a abertura do mercado brasileiro para a importação de máquinas. Antes disso, o que tínhamos no Brasil eram adaptações de máquinas agrícolas e de construção para a área florestal. Dentre os exemplos que posso compartilhar, uma empresa em que eu trabalhei testou um forwarder 6x4 em uma área plana, mas comprou essa máquina para operar na região montanhosa.

Por que isso aconteceu? Por falta de experimentar a solução na condição em que ela seria aplicada (ou o vendedor era muito bom!). Hoje em dia, a informação é mais compartilhada, seja em eventos mais formais ou em redes sociais. É importante visitar outras operações para verificar se a opção é viável e conversar não só com os gestores florestais, mas também com os operadores e mecânicos. O preço de aquisição não pode ser a única variável a ser considerada em uma compra. 
 
O pensamento tem que estar no menor custo (e não preço e valor de revenda), no menor impacto ambiental (emissões e compactação) e na facilidade de operar e manter. O segredo dos processos de implantação com número reduzido de falhas é o planejamento e o gerenciamento da implantação do processo de colheita. Faça um bom planejamento. Não queime etapas na fase de projeto. Realize as “prototipagens” necessárias, pois errar rápido é errar barato. Defina o momento do stop loss. E tenha um “plano B”