Me chame no WhatsApp Agora!

Expoforest - 2018

por Ricardo Malinovski

Op-CP-52

A consagração do setor florestal brasileiro

Se tivéssemos que apontar um país ideal para a realização de uma feira florestal de nível mundial, seria difícil encontrar uma nação mais propícia para isso do que o Brasil. Referência mundial quando o assunto é floresta plantada, o País conta com excelentes condições edafoclimáticas, ciência genética avançada e tratos culturais em constante evolução, com uma área plantada de cerca de 7,84 milhões de hectares, segundo o relatório 2017 da Ibá. 
 
Foi por reconhecer seu caráter excepcional que o mercado florestal brasileiro deu voz ao seu anseio de ter, em território nacional, um evento de porte global voltado exclusivamente ao segmento, no mesmo nível de feiras de renome internacional, como a Elmia Wood, realizada na Suécia. E, assim surgiu, em 2008, a Expoforest – Feira Florestal Brasileira, evento criado pela Malinovski para atender a essa demanda de longa data do setor florestal brasileiro.
 
Crescendo a cada edição, a Expoforest se tornou a maior feira florestal dinâmica da América Latina e um dos grandes marcos no calendário mundial de eventos florestais. Realizada a cada 4 anos, a feira, hoje, contempla todos os segmentos da cadeia produtiva da floresta, apresentando tecnologias inovadoras nas mais diversas áreas, de novas moléculas para controle de matocompetição a soluções para detecção de incêndios, de sistemas de telemetria a avançados softwares e plataformas integradas de gestão de ativos florestais.
 
Como não poderia deixar de ser, a edição 2018 da feira, realizada de 11 a 13 de abril em Santa Rita do Passa Quatro (SP), em uma floresta de 200 hectares de eucalipto clonal pertencentes à International Paper, refletiu o crescimento do setor florestal brasileiro e superou as expectativas estabelecidas pela organização. Com mais de 4 km de trilhas e grande número de demonstrações dinâmicas de operações florestais, a 4ª Expoforest fez jus ao lema Extreme Forestry Fair, escolhido para essa edição.
 
Ao todo, 30.645 visitantes (10.318 no primeiro dia, 13.632 no segundo e 6.695 no terceiro) puderam conferir as novidades de 240 empresas expositoras, incluindo grandes players mundiais do mercado de máquinas e de equipamentos florestais, como Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest, Ponsse e Tigercat (membros do Conselho Gestor da Expoforest). Tratando-se de um evento global, além de visitantes de todos os estados brasileiros, estiveram presentes na feira profissionais altamente qualificados de 30 países.
 
A inovação, é claro, continuou sendo um dos destaques dessa edição. Além das novidades dos expositores, a 4ª Expoforest trouxe o Forwarder The Championship – 1º Campeonato Sul-Americano de Operadores de Forwarder, competição idealizada com o objetivo de destacar o papel crucial dos profissionais que atuam na linha de frente das operações florestais.
 
De acordo com as informações levantadas com os expositores, mais de R$ 310 milhões foram fechados e prospectados durante o evento, resultado 104% superior ao volume de negócios da Expoforest 2014 (R$ 152 milhões). O sucesso da feira comprova o potencial do próprio setor florestal brasileiro, capaz de enfrentar os efeitos da crise com resiliência praticamente inigualada por outros segmentos da indústria nacional.
 

Como parte do calendário mundial de feiras florestais da FDF (Forestry Demo Fairs), grupo composto pelos maiores eventos internacionais do segmento, a próxima edição da Expoforest está programada para 2022 – e, assim como o próprio mercado, a tendência para a feira é apenas continuar crescendo.