Me chame no WhatsApp Agora!

Gabriela Procópio Burian

Diretora Global de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis da Monsanto

Op-CP-36

Um mundo melhor para os nossos filhos

Se você, como eu, tem filhos, provavelmente também está preocupado com o futuro deles. E fazendo tudo que é possível para que encontrem um mundo melhor. Neste mês, acontece o Dia Mundial do Meio Ambiente, data definida pelas Nações Unidas para promover conhecimento e incentivar ações em favor de uma conscientização de cuidados para com o Meio Ambiente. Excelente período para refletirmos.

 Assim como cada criança merece acesso à boa nutrição, as próximas gerações também têm direito a um planeta com recursos suficientes para saciarem suas necessidades. Em meio ao desafio que temos nos próximos quarenta anos, de produzir a mesma quantidade de alimentos produzida nos últimos 10.000 anos, a melhor maneira de fazer parte dessa solução é trabalhar no setor agrícola.

Assim, sinto-me pessoalmente abençoada por trabalhar, no dia a dia, ajudando na produção de mais alimentos com o uso de menos recursos naturais – estabelecendo estruturas e caminhos em direção a uma agricultura sustentável. Com essa visão, a Monsanto associou-se ao Ação 2020 – uma plataforma de ação iniciada e liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) para que, uma vez definidas as prioridades globais, empresas possam trabalhar e mensurar com parceiros suas principais soluções para os desafios globais.

E, assim, nosso trabalho tem sido desenvolvido com foco na questão da água e de mudanças climáticas, em parceria com agricultores e parceiros, paraproduzirmos mais, conservando mais e ajudando a melhorar vidas. Alguns de nossos trabalhos que vão nessa direção são:

 

  • Participamos de uma iniciativa da National Corn Growers Assocition (NCGA) com agricultores e ONGs: Soil Health Partnership  (SHP), incluindo, entre outros, a The Nature Conservancy (TNC) como conselheiros técnicos. E, junto com eles, participamos do Field to Market Alliance, trabalhando para promover práticas agrícolas sustentáveis na cadeia de valor, da fazenda ao mercado.
     
  • Com a TNC, trabalhamos para melhor entender como a mudança climática afeta a agricultura na Tanzânia e como agricultura de precisão pode interagir com a conservação de solo e o gerenciamento de água no Brasil.

Nesses dois países, que são megabiodiversos  (Brasil e Indonésia), temos parceria com a Conservação Internacional (CI) para ajudar a proteger e restaurar florestas, enquanto produzimos mais em cada área plantada. As florestas têm o papel crucial de combater as mudanças climáticas, além de proteger a biodiversidade. Um importante aspecto dessa parceria foi a demonstração do valor econômico da área de floresta protegida (através do TEEB - The Economics of Ecosystems and Biodiversity).

Essas parcerias, entre outras, são boa parte da razão da minha alegria ao subir na minha bicicleta elétrica para ir ao trabalho quando não estou viajando, sabendo que, junto a agricultores e parceiros, estou ajudando a fazer desse um mundo melhor para meus filhos de 9 e 13 anos e para os filhos deles e para as próximas gerações que vierem. É isso que me motiva a levantar de manhã.