Me chame no WhatsApp Agora!

Toru Sato

Consultor Florestal da Caterpillar Brasil

Op-CP-20

Inovação requer investimento e mudanças

Atuando na área de mecanização em todo o ciclo da madeira, podemos avaliar que as máquinas necessitam de inovações para acompanhar esse processo, para desenvolver e renovar as diretrizes que, por vezes, imaginamos ser além da capacidade de aceitação do mercado. Com o comprometimento com os desafios e a perseverança dos gestores das grandes empresas florestais brasileiras, conseguimos vencer muitos paradigmas para chegar ao que hoje podemos ter orgulho de ser exemplo no setor nesse mundo globalizado.

Nas atividades de colheita e transporte, estão hoje as maiores oportunidades de inovação da mecanização. O crescente interesse já é uma realidade do aproveitamento integral da biomassa. Nós, provedores de soluções mecanizadas, estamos vivenciando uma mudança significativa nos conceitos e nas tratativas das soluções pertinentes a essa nova realidade.


Hoje, o mercado está buscando máquinas florestais específicas, sem mais aquela preocupação de usar máquinas com opção de migrar para outra atividade não florestal. Esse é o reflexo de uma realidade em que a indústria madeireira é sólida, confiável e econômica. Acompanhando essa evolução, a própria indústria brasileira já oferece, hoje, máquinas florestais específicas.

Como carregadores, fabricados exclusivamente para o setor florestal, sem necessidade de qualquer adaptação como as de construção. Essas máquinas são globais e exportadas para todos os países, pois estão de acordo com as normas internacionais de segurança ambiental.
Uma mesma máquina, em cada local de operação, tem diferente resultado produtivo.

Cabe a nós, provedores, buscar minimizar ao máximo essas variáveis. Oferecer máquinas sofisticadas, de alta tecnologia, não é o suficiente para ter o sucesso esperado. É necessário dispor de pessoas comprometidas, motivadas e educadas, quando possível. Educadas por quê? A pessoa educada, além de executar, também toma decisões nas adversidades de seu trabalho, enquanto a treinada só executa e não decide. Isso pode ser o diferencial da empresa.


Estamos na era digital, porém educados dentro dos conceitos analógicos, isso também é um diferencial a ser considerado. A interação homem/máquina é primordial em qualquer situação, pois o bem-estar do operador é de suma importância para que todos os equipamentos tenham bom desempenho e produtividade para conseguir o retorno acima do estimado.

Nota-se a migração para máquinas específicas florestais maiores e com mais potência. Essas máquinas, além de mais potentes, conseguem otimizar o sistema com o posicionamento correto das árvores para a operação subsequente, elevando a eficiência operacional e mecânica do sistema, diminuindo o número de máquinas e a mão de obra e, consequentemente, o custo por tonelada colhida.

Obter o máximo da eficiência da máquina no menor intervalo de tempo e renová-la no período correto são a maior segurança do sucesso. Cientes dessa situação, muitas empresas estão optando pelo sistema de contrato de manutenção com garantia de disponibilidade para atender as suas necessidades e proteger o seu investimento.

Qualquer inovação requer investimento e mudanças internas da empresa; aplicá-las é uma realidade neste mundo competitivo globalizado. Leva-se vantagem onde as informações são controladas por sensoriamento remoto e o monitoramento em tempo real. Padrão nas nossas máquinas florestais, o Product Link permite o monitoramento remoto da localização e das condições em tempo real da máquina, permitindo otimizar a sua produção reduzindo os custos de manutenção e operação.

Assim sendo, parte do processo do ciclo da madeira cabe a nós, fornecedores de máquinas florestais, não só disponibilizá-las às empresas, mas também a sustentabilidade de sua continuidade e desenvolvimento para atender às mudanças e aos desafios decorrentes das necessidades cada vez mais complexas e competitivas, para o sucesso das empresas com quem compartilhamos os nossos produtos.