Me chame no WhatsApp Agora!

Lizzi Colla

Gerente de Sustentabilidade e RS da International Paper

Op-CP-31

Compromisso com a sustentabilidade

O setor de papel e celulose no Brasil vem aprimorando as suas práticas a cada ano, tornando-se cada vez mais um grande aliado do desenvolvimento econômico nos centros rurais e urbanos, por meio de promoção de empregos diretos e indiretos e de projetos de responsabilidade social, ambiental e educacional.

Documento produzido pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Bracelpa, divulgado em 2012, apontou que as empresas de papel e celulose são responsáveis por gerar 115 mil empregos diretos (68 mil na indústria e 47 mil na base florestal) e 575 mil empregos indiretos.

Para atender à demanda por profissionais qualificados, no médio e no longo prazo, o setor vem atuando em parceria com os governos federal e estadual, universidades e escolas técnicas, com o objetivo de criar ou mesmo adequar cursos para capacitar novos e antigos profissionais, além de atrair talentos.

Em 2009, para a inauguração da sua unidade em Três Lagoas, a International Paper, líder no mercado de papéis para imprimir e escrever no Brasil, em parceria com o Senai do Mato Grosso do Sul, investiu em dez meses de treinamento da comunidade local. Resultado: 90% dos 150 alunos foram contratados ao final do curso.

A IP vem demonstrando, ao longo do tempo, o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Para auxiliar a economia das regiões em que está presente, a companhia adquire mais de 70% dos bens e dos serviços nos próprios estados em que são realizadas as suas operações.

Além de auxiliar no desenvolvimento econômico regional, as empresas do setor também estão atentas às exigências dos consumidores, que esperam que as grandes corporações, além de serem agentes produtivos, sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade.

Com esses desafios, a International Paper vê a sustentabilidade das suas operações a partir de três fatores: desenvolvimento econômico, social e ambiental, fabricando produtos que os clientes desejam e utilizando recursos de maneira criteriosa, com o menor impacto possível ao meio ambiente e às comunidades onde atua.

Inaugurada recentemente, a caldeira de biomassa da unidade da IP em Mogi-Guaçu, interior de São Paulo, elevou em 90% a capacidade de produzir energia limpa, ou seja, a partir de recursos renováveis.

Além disso, outra forma de respeito às pessoas e ao meio ambiente seguidas pela companhia são os seus vários tipos de certificações, que atestam a sustentabilidade do processo produtivo.

Além disso, a empresa possui canais de relacionamento e de comunicação com as diversas partes interessadas, desenvolvimento de projetos voltados para a comunidade, além de ferramentas de gestão, como o próprio Relatório de Sustentabilidade. Para estruturar de forma mais efetiva ações que estimulem o desenvolvimento das pessoas e das regiões, a empresa, em 2007, criou o Instituto International Paper.

A entidade desenvolve projetos com foco educacional e socioambiental, dedicado, principalmente, a crianças e a adolescentes na região das suas fábricas em Mogi-Guaçu e Luiz Antônio, no estado de São Paulo, e em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

No total, são alcançadas, aproximadamente, 26 mil pessoas por ano, de forma direta, e 130 mil, indireta, em 31 cidades diferentes. Em 2012, os projetos de responsabilidade social da International Paper atingiram mais de 25 mil pessoas diretamente.

Eles contribuíram desde o desenvolvimento educacional e profissionalizante para jovens em situação de risco, passando pela conscientização sobre as melhores práticas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, até com a recuperação de áreas degradadas, além de incentivar o consumo consciente de água,  proporcionar a possibilidade do primeiro emprego e colaborar para a atividade apícola.

Apesar de cada projeto ter um foco de atuação específico, todos têm o objetivo de contribuir para o crescimento sustentável e para a transformação de vidas nas comunidades onde a International Paper atua.

Como grande parte da indústria de papel e celulose, a IP mostra que é possível que suas fábricas aliem o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região por meio de capacitação profissional, valorização de bens e serviços do estado onde as fábricas estão localizadas, com promoção de projetos que auxiliam no desenvolvimento socioambiental e educacional. Com isso, formamos profissionais capacitados com consciência socioambiental.