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Pedro Duschenes e Gustavo Utrabo

Diretores da Aleph Zero Arquitetura

Op-CP-49

Utilização da madeira na arquiterura
O uso de uma determinada técnica está atrelado à disponibilidade de material, aos problemas climáticos encontrados e à rede capaz de coletar/produzir e distribuir os elementos necessários. Quanto melhor o resultado em termos estéticos e ambientais, mais precisa é a conexão entre problema, material e técnica. A madeira como elemento construtivo primordial é um exemplo claro dessa lógica.

Pode-se intuir uma relação psicológica quase ancestral com a imagem da árvore. Ela é a síntese daquilo que provê ao ser humano alimento e proteção, que surge do solo úmido como que por mágica e que pode ser facilmente conformada em abrigo.
 
Em 2013, surgiu a oportunidade de explorarmos mais intensamente a madeira na arquitetura com o convite de Marcelo Rosenbaum para o projeto das novas moradas dos alunos de internato – vindos de pontos distantes em torno de Formoso do Araguaia, estado do Tocantins – da Escola de Canuanã, mantida pela Fundação Bradesco. 
 
O passo inicial configurou-se através de um olhar imersivo sobre as relações imanentes, principalmente: quem eram os habitantes locais e como respondiam aos desafios climáticos existentes. Em nossa primeira visita à Ilha do Bananal, entre o Rio Araguaia e Javaés, importante reserva ecológica ao sul do estado do Tocantins, nos deparamos com tradições construtivas distintas e de tempos sobrepostos: a materialidade vegetal da habitação indígena, a taipa de mão do vernacular rural disseminado pela colonização portuguesa, e a construção de alvenaria e vidro da capital moderna. A casa do indígena é a resposta intrincada à natureza local. 

Ela é construída com o ritmo e a linha ortogonal do tronco de madeira disponível e a leveza da trama da folha e da palha de buriti, mas sua substância principal é a sombra e o vento. É através desses elementos que a construção indígena responde ao rigor do clima quente e úmido: a sombra protege do sol e o vento sopra o calor do corpo. 

Seu desenvolvimento é gradual ao longo de milhares de anos, pois é  fundado em um princípio de não separação: cultura x natureza x religião. Assim, uma modificação em determinado elemento significa a reestruturação dos demais, o que implica em uma conexão muito grande entre comunidade, material disponível e os desafios climáticos presentes. 
 
Por sua vez, o pequeno produtor rural, constrói sua casa com métodos trazidos pelos colonizadores portugueses, mas também com influência dos materiais e técnicas indígenas. Sua habitação combina terra e madeira, tanto na solução híbrida da taipa de mão, na qual o barro é combinado a uma trama leve quanto na parede de adobe (tijolo de barro seco ao sol) travada estruturalmente com elementos em madeira que suportam muitas vezes uma cobertura de palha ou de folha de palmeira. Apesar do uso de técnicas de origem estrangeira, as casas apresentam microclima interno agradável, pois o barro cru possui bom isolamento, elevada inércia térmica, e permite que as paredes “respirem”, auxiliando no controle da temperatura e umidade. 
 
Apesar da relação positiva entre técnica construtiva e local, essas técnicas vernaculares são vistas pela população em geral como atraso, em preferência por outros elementos entendidos como progresso, caso do concreto, do aço, do vidro e do ar condicionado. O não entendimento do correto uso de cada material leva ao preconceito frente às técnicas mais antigas, mesmo que as novas não se adequem de maneira eficiente trazendo problemas de conforto térmico e maior impacto ambiental. 
 
É nesse cenário, de conflito entre os diversos tempos, que se deve atuar. Pareceu-nos indispensável, constituir arquitetonicamente uma conversa entre o mundo indígena, o do produtor rural, o contemporâneo ocidental e, principalmente, o mundo da criança para quem o edifício deveria adquirir status de lar. 
 
Em um processo colaborativo com estudantes, professores, pais e funcionários, propôs-se uma grande cobertura na qual se distribuem ao redor de pátios, os programas de moradia no térreo e estudo/lazer no pavimento superior. A cobertura em telha termo-acústica é sustentada por estrutura de vigas e pilares em madeira laminada colada, com módulo 5,90 x 5,90 m. 
 
É a estrutura de madeira a principal articuladora dos elementos de marcação do espaço que cria a transição gradual entre dentro e fora. Sob a grande sombra, o pavimento superior utiliza fechamentos leves em madeira ripada, enquanto o térreo caracteriza-se por paredes em solo-cimento (fabricado no próprio local) cujo travamento se dá em conexão com a estrutura em madeira. 
 
A estratégia adotada cria uma edificação que trabalha com o vento e a sombra como elemento de resfriamento e o bloco de solo cimento como isolamento e inércia térmica, assim como proteção e abrigo. Sob o ponto de vista construtivo, desde o principio se trabalhou com a madeira como elemento estrutural, norteando pré-dimensionamentos e soluções, uma vez que a usina de concreto mais próxima ficava distante, a pelo menos 50 km da obra.

A estrutura em madeira laminada colada, usinada e instalada pela ITA Construtora, permitiria ainda, uma solução pré-fabricada de grande agilidade de montagem de forma a diminuir o tempo de obra. A solução torna-se ainda mais pertinente ao comparar-se o índice de energia incorporada e emissão de carbono na produção da madeira em relação ao aço e concreto. 
 
Dessa forma, além do atendimento ao programa, a obra atende a funções distintas: demonstrar a validade das técnicas presentes na região, de modo que se olhe para as mesmas como avanços e não como atraso; e possibilitar, no uso do edifício, o diálogo entre tempos e mundos distintos.
 
Outro desdobramento de nossa exploração no uso de materiais e da interação entre limites percebidos, ocorreu em 2014 quando projetamos uma residência localizada no interior de São Paulo, na qual combinou-se o uso da madeira ao do aço. Nesse caso, ambos operam como elemento estrutural em um sistema misto, mas a madeira assume função importante de composição atmosférica permeando soluções diversas da casa: piso (assoalho), esquadria (portas e janelas), revestimento de parede (lambril) e mobiliário (bancadas, mesas e cadeiras). 
 
Através da combinação, objetivou-se criar tensão entre meios entendidos como naturais e aqueles aparentemente artificiais como o aço dos pilares, vigas e gradis. Buscamos compreender o caráter emocional que o material poderia propiciar ao espaço, assim, ao longo do projeto, houve grande interação relativa aos locais que seriam articulados pela madeira e aqueles nos quais sobressairia a estrutura em aço. 
 
No térreo, o forro foi suprimido, deixando-se o steel deck aparente em contraste com os barrotes de madeira que o suportam. Os elementos verticais posicionados ao longo do percurso foram reforçados pela presença da madeira acoplada ao pilar em cruz, de modo a criar-se um ritmo de marcação do módulo de 4,90 m. 
 
Na cota do primeiro pavimento, optou-se por usar na estrutura somente elementos metálicos reforçando a separação entre um térreo naturalizado e um pavimento superior artificial, que flutua sobre um plano de vegetação alinhado à cota mais alta da rua. Essas experiências apontam caminhos diversos nos quais a madeira pode aparecer como elemento extremamente versátil, eficiente e belo. 
 
Trata-se de um material intimamente ligado à história humana e com potencial imenso de desenvolvimento futuro e de mitigação dos impactos causados pela construção civil, uma vez que sua produção seja amplamente planejada e fiscalizada. A tecnologia disponível e os sistemas construtivos em desenvolvimento, nos entusiasmam a explorar cada vez mais intensamente essa técnica em novas configurações e escalas diversas.