Me chame no WhatsApp Agora!

Ricardo Anselmo Malinovski

Professor do Departamento de Ciências Florestais da UFPR e Coordenador Expoforest

Op-CP-23

A expectativa do sucesso

No mesmo ano em que comemoramos o dia internacional das florestas, realizaremos a II Semana Florestal Brasileira, que reunirá os principais técnicos e pesquisadores do setor de florestas plantadas do País. A semana será composta por três eventos técnicos e pela primeira feira florestal dinâmica da América Latina, a Expoforest.

Com 34 anos de tradição, o XVI Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal contará com palestrantes das principais empresas florestais do Mercosul e de renomados pesquisadores da Europa; o II Encontro Brasileiro de Silvicultura, com um foco mais técnico/científico, contará com a participação das principais universidades brasileiras; e o 5º Simpósio Sul-Americano Sobre Controle de Incêndios Florestais, com apoio de órgãos como o Ibama e o GFMC - Global Fire Monitoring Center, será composto por diversos palestrantes internacionais.

A Expoforest 2011 - Feira Florestal Brasileira é uma conquista de todo o setor florestal brasileiro e uma prova de que é possível colocar em prática grandes ideias. A decisão de transformarmos a Expoforest em uma feira dinâmica partiu de uma demanda dos próprios expositores. Aceitamos o desafio, e o resultado será visto durante três dias no Horto Florestal Mogi Guaçu, pertencente à International Paper, em uma área de 118 hectares com plantios de eucalipto clonal.

O objetivo é que os visitantes tenham acesso e acompanhem de perto novas tecnologias, equipamentos, máquinas e serviços para a produção de florestas plantadas. Uma experiência única em que será possível vivenciar a realidade das operações florestais. Os principais fornecedores do setor farão da Expoforest uma vitrine para os lançamentos de 2011.

Os mais de 120 expositores apresentarão novidades em equipamentos para plantio, colheita e transporte florestal. Além disso, técnicas e produtos para aperfeiçoar a implantação de plantios de eucalipto serão demonstrados em experimentos que já estão sendo realizados na área da feira desde 2010.  

Visitantes de diversos países participarão do evento. Para se ter uma ideia da grandiosidade da feira, na edição anterior, realizada em 2008, em Curitiba-PR, ainda no modelo estático, representantes de 20 países e de 23 estados brasileiros estiveram presentes.

A expectativa para esta edição é de atrair o dobro de público e ampliar a participação de estrangeiros. A Expoforest promete ser um divisor de águas no que diz respeito a feiras florestais, na América Latina. Será um marco definitivo na divulgação e na consolidação do mercado florestal brasileiro.

O evento já é considerado, pelos próprios expositores, o mais importante do segmento florestal brasileiro. A chancela, desde o lançamento do evento em 2010, das principais empresas do setor e de toda a base florestal brasileira, por meio das associações, é uma conquista e uma responsabilidade.

O Conselho Gestor, à frente de todas as decisões na organização do evento, conta com representantes das maiores marcas ligadas ao segmento, como Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest e Ponsse. A expectativa para a geração de novos negócios a partir das demonstrações realizadas é grande. A participação em feiras é uma oportunidade para o contato direto com o público, para o aumento da visibilidade de produtos e serviços e para criar novas oportunidades de negócios.

Além disso, o contato com novos players do mercado motiva a participação de marcas que reconhecem a seriedade do trabalho em um evento com esse porte, onde, por exemplo, a opção das demonstrações dinâmicas permitirá aos clientes comprovarem in loco as características e vantagens operacionais de máquinas e equipamentos, ajudando na definição do modelo ideal para sua operação, viabilizando, assim, a oportunidade da concretização dos negócios.

Na opção estática da feira, contaremos também com a participação maciça de diversas empresas de transporte, carregamento, componentes hidráulicos, insumos, silvicultura de precisão, consultorias, viveiros, entre outras, o que reflete a integração da cadeia produtiva da madeira no evento.

É importante ressaltar que a concretização desse projeto, que já vem sendo construído há mais de 2 anos, passa fundamentalmente pelo apoio da International Paper e sua equipe, as quais, desde o início, acreditaram na ideia e não mediram esforços para o sucesso e a consolidação desse empreendimento. E speramos que, com a Expoforest, o Brasil deixe de ser um coadjuvante e passe a ser um protagonista quando se tratar de tecnologia para a produção de florestas plantadas no hemisfério sul do planeta.