Me chame no WhatsApp Agora!

William Domingues de Souza

Editor Chefe

Op-CP-01

Editorial de abertura da edição

No dia-a-dia de suas operações, setores da economia precisam determinar rumos para os seus negócios, disseminar idéias, construir parcerias, definir padrões de atitudes, negociar e convencer. E, para que os acordos firmados sejam respeitados, há de se ter o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva. Certamente esta é a parte mais importante de qualquer modelo de autogestão. Mesmo nos mais eficientes e organizados casos de sucesso, as decisões tomadas continuarão gerando ganhos ou perdas, como em qualquer modelo, entretanto, as chances de errar, agindo dessa maneira, são muito menores.

A missão da revista Opiniões é ser uma vitrine de opiniões, com esforço focado na estruturação e consolidação do pensamento empresarial brasileiro, preocupando-se, estrategicamente, em antever situações para construir soluções com tempo suficiente para dissolver seus efeitos nocivos ou aproveitar os benefícios de suas vantagens.

A revista Opiniões dedica-se com exclusividade ao agronegócio brasileiro e tem características bastante representativas. A primeira é ter uma pauta única para cada revista, ou seja, todos os artigos estarão analisando um único assunto. A segunda é envolver e expor a opinião de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, incitando grupos de pensamentos favoráveis e conflitantes a defenderem suas opiniões.

A terceira é que os artigos sempre serão escritos por executivos, homens e mulheres que sejam destaques no seu segmento. Gente escolhida a dedo que, na vivência diária de muitos anos, construiu, através de erros e acertos, uma posição alicerçada e estruturada e hoje, têm autoridade e respeito para emitir suas opiniões sobre os assuntos estratégicos do seu setor.

O objetivo é fazer com que o leitor, ao final da leitura de todos os artigos, após ter tomado conhecimento dessa multiplicidade de opiniões, possa construir de uma forma mais segura e embasada a sua própria opinião. Esta edição da revista Opiniões estará fazendo uma profunda análise sobre o suprimento de madeira para a viabilização da ampliação da produção nacional de celulose e papel, assunto tão sério, importante e complexo, que ganhou até o apelido de “Apagão Florestal”.

Para discutir este assunto, montamos um time de especialistas, representando todos os elos da cadeia produtiva para que, sob as óticas específicas de seus segmentos, pudessem expressar suas opiniões. Cada um dos convidados escreveu um artigo expressando a sua opinião sob a ótica do segmento no qual atua. Tais opiniões podem ser consideradas como conflitantes, antagônicas, complementares, convergentes ou, até mesmo, coincidentes, mas são, certamente, maduras e embasadas.

O ponto comum é que todos estes executivos sabem que, embora possam, ao final, estar remando não exatamente para o rumo que cada um desejaria, todos devem remar para o mesmo lado. Nada funcionará sem parceria, equilíbrio e consenso. O objetivo da revista Opiniões é descobrir assuntos que precisam ser discutidos, localizar pessoas que ao longo dos anos de trabalho desenvolveram bagagem realmente respeitável de conhecimento e provocá-los a exporem suas opiniões.

Esta é a edição de lançamento da revista Opiniões no setor de Celulose & Papel, que passa a atuar, doravante, de forma regular, exclusiva e específica no setor Papeleiro. A revista Opiniões é trimestral, distribuída nominal e gratuitamente a todos os executivos interessados do setor. Buscamos, a cada edição, o caminho da Excelência!