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Daniel da Rocha Ramos Pereira

Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC

AsCP21

Diálogo e cocriação gerando valores
No ambiente corporativo nunca se falou tanto em ESG – sigla que, em inglês, abrange Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa. Esse é um termo moderno para o conceito do triplo resultado, pelo qual todas as empresas devem gerar vantagens sociais, ambientais e econômicas para seus stakeholders e a sociedade em geral.
 
No segmento florestal, práticas que conservem os recursos naturais e beneficiem as comunidades são ainda mais necessárias para um ciclo produtivo sustentável. Não falo apenas da economia circular, cuja premissa está alicerçada em uma nova maneira de se usar os limitados recursos do planeta. A gestão empresarial alinhada aos valores de ESG vai além do equilíbrio entre a arrecadação e o retorno para a sociedade e o meio ambiente, mas deve envolver as comunidades em sua cadeia de negócio. De nada adianta as empresas lançarem mão de programas socioambientais ambiciosos e sofisticados se não estiverem abertas a ouvir e conversar com moradores vizinhos dos locais onde operam.
 
As comunidades que estão inseridas no contexto de atuação da indústria precisam ser envolvidas, de alguma forma, nas decisões que vão impactar diretamente em suas vidas e atividades. Para isso, não existe outra fórmula que não seja o diálogo, a proximidade e a escuta ativa. A partir dessas ações diuturnamente colocadas em prática, é possível cocriar iniciativas concretas e que respondam às exatas necessidades de todos, sempre visando a um bem comum. Em outras palavras, é necessário ouvir a voz dos vizinhos para saber de que forma é possível desenvolver soluções eficazes no âmbito social.

Nessa esteira, nós, da CMPC, concentramos esforços em prol da sociedade, com o comprometimento de gerar valor compartilhado. Ao agir dessa forma, estamos plenamente alinhados ao nosso propósito de conviver com as comunidades vizinhas e à nossa política de atuação social – alicerçada nos temas Qualidade de Vida, Educação e Geração de Emprego e Renda e desenvolvida com base em nossa experiência como companhia centenária.

Ao cocriarmos iniciativas sociais, agimos com foco muito claro nos 40 mil moradores vizinhos às nossas operações, sejam eles de Guaíba-RS, onde está instalada nossa unidade industrial, ou dos municípios onde mantemos operações florestais e de logística no interior do estado.

Um dos nossos mais importantes programas que foi construído a partir do diálogo entre as comunidades vizinhas e a empresa – e da escuta ativa pela empresa dos anseios dos moradores – é o Movimento Conecta, criado para fortalecer o elo entre a organização e as pessoas. Durante semanas, foram realizados encontros e assembleias com moradores vizinhos para que eles pudessem contribuir para o projeto de requalificação urbana das duas orlas do entorno da unidade da CMPC em Guaíba: balneário Alegria e balneário Alvorada. 
 
As obras foram concluídas e entregues à população em abril deste ano e contemplaram novas áreas de lazer, locais para práticas de esportes, espaço pet, novos píeres e, acima de tudo, mais qualidade de vida às pessoas, especialmente aos moradores das regiões, que estiveram envolvidos em todo o processo de escolha e definição das melhorias.

Recentemente, lançamos a iniciativa Valor Local, um fundo de desenvolvimento voltado às comunidades onde temos operações, em que vamos financiar ações voltadas à geração de renda, à educação, ao meio ambiente, à qualidade de vida ou ao combate à pandemia. Serão selecionadas pelo menos 20 iniciativas, e cada uma delas poderá receber um recurso de até R$ 10 mil, definido de acordo com as necessidades da proposta. O apoio não diz respeito somente a um aporte financeiro, mas a ação prevê sessões de mentoria, acompanhamento e suporte para a execução do seu projeto participante.
 
É comprovado que iniciativas sociais bem desenhadas, com olhar no longo prazo, diálogo com o público, entendimento das necessidades e propósito em construir legados, geram valor compartilhado e desenvolvimento em comunidades, ofertando empregos, renda e ganhos sociais. Dessa forma, é possível criar relações mais sólidas também com clientes, gestores, fornecedores, investidores e colaboradores.

O diálogo e a cocriação são recursos que possibilitam edificar, em conjunto, soluções inovadoras, capazes de inspirar um processo de transformação social.