Quem vê as florestas de eucalipto na região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais não imagina o quanto de tecnologia, trabalho e inovação existe ali. É algo que poucos países do mundo dispõem. E tudo isso é feito com o empenho de mais de mil empregados e de dezenas de empresas da região, parceiras da Aperam BioEnergia.
A implementação de práticas de ESG – meio ambiente, compromisso social e mecanismos de governança – tem ganhado força em todo o mundo e novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), a análise de dados em tempo real, a automação, entre várias outras, prometem acelerar esse processo.
Nesse sentido, a Aperam South America alcançou um novo patamar em sustentabilidade, com a conquista, em 2022, da neutralidade entre emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) gerados em suas operações no Brasil e inédita em seu segmento. Na prática, isso significa que a companhia se tornou a primeira empresa com balanço de carbono neutro nos escopos 1 e 2, no segmento de aços planos especiais. As medições correspondem às operações integradas da Aperam South America, produtora de aços planos especiais em Timóteo-MG, e da Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal, e referem-se ao acumulado de 2020 a 2022.
Queimadores e automação: Prestes a completar 50 anos, a Aperam BioEnergia é pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias. Dessa forma, além de se dedicar a uma fonte de energia limpa e renovável, utiliza um processo de produção sustentável atestado, inclusive, por auditorias independentes do FSC e da certificação na ISO 14001.
Nessa mesma linha, a Aperam BioEnergia, imbuída de seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, voluntariamente, tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para mitigar os impactos ambientais estudados ao longo do rigoroso processo de licenciamento ao qual se submeteu.
Dentre as tecnologias usadas pela Aperam BioEnergia, destaca-se a utilização de queimadores de gases, tecnologia patenteada pela empresa. Os queimadores de gases são estruturas que têm sido implantadas nas Unidades de Produção da Aperam BioEnergia, a fim de mitigar os possíveis impactos promovidos pela emissão de gases resultantes da carbonização da madeira.
A automação industrial também faz a sua parte. Aqui na Aperam, podemos citar a automação dos fornos que consiste em um equipamento tecnológico que, durante o processo de carbonização de carvão vegetal, realiza a leitura e a manipulação de dados de forma automática, permitindo o controle dos parâmetros de carbonização com alta precisão e rápida detecção de possíveis pontos para intervenção nos fornos.
O sistema também auxilia na etapa de resfriamento durante o processo de produção de carvão. Seu desenvolvimento resultou em ganhos operacionais e de tempo, alcançando de maneira mais segura os pontos principais de todo o entorno dos fornos e a obtenção de uma produção padronizada.
O monitoramento do processo é realizado em tempo real, com comunicação via interface gráfica, podendo ser controlada manualmente por comandos computacionais e/ou ser programado para atuar automaticamente dentro de parâmetros pré-estabelecidos. Como resultado, temos um ciclo padrão de todo o processo, tornando-o mais eficaz, aumentando a produtividade e precisão, resultando em produtos padronizados e ganhos reais para a gestão operacional e ambiental.
Integrados ao sistema automatizado de gestão da unidade produtiva, esses equipamentos colocam a empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis. O compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis, norteiam os processos da Aperam. E o nosso Aço Verde eleva os padrões do produto final ao patamar que sempre almejamos: o de assegurar que em nossos processos sejam mantidos a responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações.