Gerente de Desenvolvimento Técnico da ArcelorMittal BioEnergia
Op-CP-23
Há alguns anos, o grande diferencial das empresas deixou de ser meramente a questão econômica e se expandiu, juntamente com novas políticas e preocupações, ao capital humano, meio ambiente e responsabilidade social. Sendo assim, novos modelos de gestão surgiram e exigiram que as empresas interessadas em se manter no mercado inter-relacionassem suas atividades, o que traz uma série de vantagens para elas.
Um sistema de gestão integrada pode ser definido como “um conjunto em qualquer nível de complexidade, de pessoas, recursos, políticas e procedimentos, que se integram de forma organizada para certificar o resultado de um trabalho com eficácia e permitindo garantir sempre a melhoria contínua dos processos, projetos, serviços, produtos, etc”.
Na Arcelor-Mittal BioEnergia, empresa do grupo ArcelorMittal, o sistema de gestão integrada permite executar atividades do dia a dia de produção de maneira eficiente, reforçando seus valores e suas políticas relativas a desenvolvimento e tecnologia, saúde, segurança, meio ambiente e comunidades.
Sendo assim, é necessária uma equipe de profissionais capacitados que possuam uma visão holística do negócio da empresa, atuando de forma transversal nos processos produtivos, tecnológicos, regulatórios e de suporte.
A produção de carvão vegetal exige uma atuação de forma responsável. No caso da ArcelorMittal BioEnergia, esse processo se inicia na produção de mudas, passa pelo plantio, manutenção de florestas, colheita, custos, carbonização da madeira até a expedição do carvão para as usinas da Arcelor-Mittal em Timóteo e Juiz de Fora. Percebemos que a cadeia produtiva de uma empresa florestal é extremamente complexa, diversos fatores bióticos e abióticos, internos e externos influenciam na produção.
Garantir um equilíbrio de todos esses fatores é fundamental para o sucesso do negócio. Somente com um planejamento integrado, todos os recursos, sejam eles materiais ou humanos, estarão alocados de uma forma balanceada, garantindo a execução das atividades e os resultados esperados.
A implantação da gestão integrada trouxe diversos ganhos nos processos de produção da empresa, como maior facilidade de manutenção do sistema de gerenciamento das atividades através de controles documentais; redução de custos, maior velocidade na implantação de novas tecnologias, geração de sinergias em diferentes sistemas, o que permite ganhos em termos de produção, aperfeiçoamento de atividades através de treinamentos, o que permite também antever situações críticas e aproveitar oportunidades, eliminando esforços duplicados.
Um sistema de gestão integrada permite o desdobramento das diretrizes da empresa para todos os seus níveis, garantindo que os objetivos e metas traçados sejam alcançados. O sistema deve ser retroalimentado para garantir a padronização de boas práticas e evoluir para que a melhoria contínua dos processos seja alcançada.
A colaboração do empregado é essencial para a gestão integrada na ArcelorMittal BioEnergia. Para isso, mantemos abertos os canais de comunicação e premiamos os bons exemplos. Os gerentes têm papel fundamental na disseminação da informação e na coleta de dados que permitam nossa melhoria contínua.
O sucesso desse modelo de gestão pode ser resumido em: maior satisfação dos empregados, comunidade, clientes e fornecedores; menores custos de serviços e produtos; melhoria da qualidade de seus produtos e serviços; e maior resultado econômico-financeiro. Todo o sistema de gestão integrada é regularmente auditado, interna e externamente, atestando a excelência dos processos através de certificações internacionalmente reconhecidas.