Me chame no WhatsApp Agora!

Edward Fagundes Branco

Gerente Geral Florestal da Eucatex

Op-CP-06

Dinatex: método revolucionário para medir o volume de madeira de uma carga de caminhão

Conceitualmente, definimos o estéreo (st), como a quantidade de madeira contida em uma pilha, na qual as toras variam em área seccional, curvatura e forma, permitindo a existência de espaços não ocupados por madeira. Criado na França, em 1798, nunca fez parte do Sistema Internacional (SI) de unidades e medidas, logo nunca pôde ser considerado como oficial e legal.

Em 07 de dezembro de 1999, o INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial, pela portaria 130, fixou uma norma, definindo que essa unidade poderia ser utilizada até 31 de dezembro de 2009. A partir dessa data, somente terão validade, unidades de medida do Sistema Internacional.

Alternativas para o Setor Florestal Brasileiro: Objetivando a adequação à portaria do INMETRO, a Eucatex realizou um benchmarking, junto ao setor florestal, visando encontrar a ferramenta mais adequada às necessidades e que permitisse o recebimento e o pagamento da madeira por metro cúbico sólido (m³). Encontrou no mercado 3 alternativas em uso, que estão descritas e comparadas na tabela 01: (1) Cubagem de toretes, (2) Xilômetro e (3) Pivotex.

As desvantagens encontradas nos métodos Cubagem de Toretes e Xilômetro foram: imprecisão, demanda de mão-de-obra, dados passíveis de manipulação, riscos de acidentes na obtenção das amostras e baixa representatividade amostral. No método Pivotex, a principal desvantagem encontrada foi o nível de investimento necessário para a adoção de um conceito simples, como o do empuxo, mais comumente conhecido como princípio de Arquimedes, ou seja, que “todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo”. Se o meio líquido for a água, o empuxo equivale exatamente ao volume do objeto mergulhado.

Solução Eucatex: Estudando todas as opções, a Eucatex desenvolveu um sistema batizado de Dinatex. Trata-se de método informatizado simples, barato, seguro, preciso, eficiente e rápido para a determinação do volume sólido da carga de um caminhão. A simplicidade da ferramenta está no acoplamento de um dinamômetro a uma garra estacionária. Utilizando um tanque de água, capaz de receber toras de até 6 metros de comprimento, a determinação do volume da carga de um caminhão dura menos que 2 minutos, com uma precisão de 99% de acerto.

As principais vantagens do método são: sistema 100% integrado (balança-dinamômetro-software-ERP/SAP); elimina a manipulação de dados; agilidade no processo de amostragem; possibilita amostrar 100% das cargas; precisão superior a 99%; dispensa o uso do carregador florestal no recebimento; baixíssimo custo, se comparado com outros sistemas disponíveis no mercado (Pivotex e Logmeter), já que os investimentos diretamente envolvidos com esse método são o dinamômetro, uma garra estacionária e um tanque de água.

A metodologia simplificada de amostragem é a seguinte:

1. Identificação do caminhão (tara);
2. Pesagem do caminhão;
3. Garra estacionária retira uma amostra do caminhão (dinamômetro determina o peso da amostra);
4. Garra estaciona imerge a amostra no tanque (dinamômetro determina o volume da amostra e o sistema informa automaticamente o volume do caminhão).

A Eucatex coloca-se à disposição do mercado florestal para dar maiores detalhes e explicações, relacionadas a essa ferramenta.