Me chame no WhatsApp Agora!

Hernon José Ferreira

Diretor Florestal da Eucatex

AsCP24

O setor florestal e a gestão ambiental
As questões ambientais têm exigido atenção cada vez mais urgente, mas as empresas do setor florestal já estavam alertas há muito tempo. Ao longo dos meus 35 anos de carreira, vi estas empresas comprometerem-se com a sustentabilidade, integrando-a em suas estratégias para além do cumprimento de leis e acordos.

Os incentivos fiscais impulsionaram o crescimento do setor florestal brasileiro nas décadas de 1970 e 1980, mas sua consolidação decorreu da dedicação dos profissionais engajados com questões ambientais. A partir do final da década de 1980, com o lançamento do "Nosso Futuro Comum" e a definição do desenvolvimento sustentável, o setor ajustou suas práticas para aprimorar a silvicultura.

Assim, o setor de florestas plantadas se apresenta com esforços para promover a biodiversidade por meio do plantio em mosaico com os fragmentos florestais, respeito às áreas de preservação permanente e de reserva legal, e adesão às técnicas sustentáveis como o cultivo mínimo para conservação do solo. Os plantios ocorrem em áreas anteriormente usadas para agricultura ou pastagens degradadas, sem conversão de vegetação nativa.

Após a Eco-92, houve um aumento significativo no engajamento do setor privado e organizações independentes no debate ambiental, resultando no surgimento das certificações de manejo florestal responsável. Atualmente, mais de 9 milhões de hectares de florestas plantadas são certificados no Brasil, segundo a Ibá. A Eucatex foi uma das empresas pioneiras a conquistar tal certificação e, desde 1996, recebe auditorias anuais que garantem transparência e atestam que nosso manejo respeita o meio ambiente. 

Aqui entendemos como crucial a integração dos aspectos ambientais ao crescimento econômico, reconhecendo que o meio ambiente não é apenas fonte de recursos, mas uma influência direta no sucesso como empresa. Para além do setor privado, governos e sociedade também têm se deparado com emergências climáticas cada vez mais perceptíveis, que afetam todos. 

A fim de contribuir com a manutenção dos serviços e benefícios ecológicos, empregamos na Eucatex diferentes práticas socioambientais. Com o plantio e crescimento das árvores, ocorre a remoção do CO2 da atmosfera e a estocagem do carbono na madeira.

Investimos em pesquisa e tecnologias avançadas que reduzem o uso da água, de químicos e de combustíveis fósseis, realizamos monitoramentos da fauna, flora e dos recursos hídricos, e controlamos indicadores ambientais ao longo de todos os processos. Somos parte do setor de florestas plantadas que, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2023 da Ibá, realiza o manejo de 9,94 milhões de hectares de área produtiva e protege 6,7 milhões de hectares de vegetação nativa.

O setor florestal continua a acompanhar as mudanças e se adequar. Na década de 2000, a partir do Pacto Global da ONU, cunha-se o termo ESG, que traz ao mercado financeiro os conceitos de sustentabilidade integrando as práticas neste contexto às análises de risco e tomada de decisões de investimentos.

Considerando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, lançada em 2015, são necessários poucos ajustes e atualizações de conceitos para que o setor florestal esteja mais seguro e preparado para lidar com as novas exigências de mercado e da sociedade. A Eucatex, com mais de 70 anos, se renova agora com altos investimentos em ESG e com a sustentabilidade marcada em sua estratégia.

Nosso esforço é continuar esta caminhada de sucesso, ao incorporar as tecnologias mais limpas e mostrar às partes interessadas nosso compromisso com o meio ambiente, fio condutor desta história. Atuo há mais de 20 anos na Eucatex e não poderia estar mais orgulhoso.

Temos certificação de manejo florestal responsável há 28 anos, um sistema de gestão ambiental consolidado, trabalhamos a economia circular e reduzimos o uso de combustíveis fósseis com o Programa de Reciclagem da Madeira, diversificamos a demanda de energia elétrica (a exemplo do contrato de compra de energia elétrica de longo prazo na usina solar Castilho, do Grupo Comerc Energia) e estamos trilhando nossa jornada ESG. São inúmeras as ações em prol da sustentabilidade que nos inspiram a fazer o melhor e a contribuir para a prosperidade do setor de florestas plantadas.