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Guilherme Setubal Souza e Silva

Gerente de ESG da Duratex

AsCP21

Não há perenidade sem sustentabilidade
A afirmação que dá título a este artigo foi dita por nosso presidente, Antonio Joaquim de Oliveira, em uma palestra realizada em 2014. Nesse intervalo de 7 anos, o conceito, que já era forte, ganhou ainda mais importância e relevância no dia a dia das empresas de todos os portes do Brasil e do mundo. O compromisso com o desenvolvimento sustentável aumenta constantemente e, hoje, esse é também considerado um conceito abalizador para se fechar ou não um negócio no mercado. Adicionalmente, a ampliação de boas práticas, nesse sentido, é peça-chave para a construção de um relacionamento sólido com o consumidor. 
 
Dessa maneira, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de estabelecermos conexões entre os resultados econômico-financeiros das empresas e o compromisso orientado para um impacto positivo na sociedade. A preocupação com temas ambientais é acompanhada por importantes atitudes de eficiência de governança corporativa e pelo olhar às externalidades, preservando e cuidando de questões socioculturais. 
 
Esses pilares devem caminhar juntos e permear a estratégia das organizações de maneira transversal, pautando as discussões sobre futuro e qual legado queremos deixar para a sociedade. A Duratex traz em seu DNA atitudes sustentáveis desde o início de suas atividades, quando ainda era uma empresa de manufatura de painéis de madeira, 70 anos atrás. O trabalho direto com florestas plantadas e madeira sempre atraiu olhares minuciosos sobre nossas práticas. Já em 1995, foi a primeira empresa da América do Sul a conquistar a certificação de manejo florestal FSC (Forest Stewardship Council). 
 
Paralelamente, outro orgulho para a companhia é o trabalho de investigação e conservação da biodiversidade, por meio do qual foram registradas centenas de espécies de flora e fauna mantidas até hoje. O crescimento da capilaridade da Duratex, no que diz respeito às suas unidades de negócios, também trouxe desafios para a companhia. Atualmente, produzimos mais que somente painéis de madeira, com atuação em revestimentos cerâmicos, metais e louças sanitárias. Para a Duratex, a sustentabilidade traz consigo o desafio de unificar a estratégia do negócio, inovação, comunicação da marca, propósito e cultura. 
 
Diante disso, a companhia enxerga em suas atividades – e, consequentemente, na indústria como um todo – um papel essencial de fomentar o desenvolvimento de soluções de baixo impacto, que englobem os pilares de eficiência operacional, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Para avançarmos em equilíbrio e de forma uníssona em todas as nossas frentes de trabalho, portanto, realizamos nossas atividades com base em um planejamento estratégico, estruturado em conceitos sustentáveis e que levam em conta nosso impacto. Esse planejamento é revisto e ajustado anualmente, com novas metas e objetivos, sempre seguindo o nosso propósito de produzir Soluções para Melhor Viver.
 
Essas e outras atitudes fizeram da Duratex referência no mercado, garantindo nossa participação em índices da Bolsa de Valores que demandam comprometimento com pilares, como o de Sustentabilidade Empresarial e Carbono Eficiente, ambos da B3. Diversos outros reconhecimentos e premiações fazem parte da nossa história, em que a transparência em atitudes está vinculada com o propósito de qualidade. 

Ao longo desses 70 anos de atuação, tivemos muitos aprendizados e acreditamos que o compromisso com o desenvolvimento de boas práticas que nos trouxe até aqui, com toda certeza, será o mesmo que nos levará adiante nas próximas décadas. Com a evolução dos conceitos de ESG (Environmental, social and corporate governance), um dos principais desafios é desenvolver ações que traduzam esses conceitos para os diversos stakeholders, reforçando que essa é uma agenda fundamental de investimento e geração de valor.