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Cláudio Laert Cotrim Passos

Diretor da Bahia Specialty Cellulose

Op-CP-33

Gestão empresarial na produção de florestas
Assim como profissionais tem características próprias e individuais e desempenho consequentemente diferenciado, as empresas também têm suas individualidades, e é isso que as diferencia umas das outras. Essa diferenciação é causada, principalmente, por características próprias do seu modelo de gestão e cultura organizacional, que impactam diretamente no desempenho de toda a organização.
 
A gestão empresarial não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional. É muito mais do que isso. É um modelo de trabalho orientado por valores, com o objetivo de planejar, alocar e gerir recursos, ações e iniciativas, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização. 
 
Uma boa gestão é capaz de integrar, acelerar e impulsionar toda a atividade organizacional, no sentido de definir e implementar ações estratégicas, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar e, sobretudo, trabalhar na busca pela superação dos resultados esperados.
 
A cultura organizacional é o “como fazer” de cada empresa. É claro que os maiores influenciadores dessa cultura e os definidores do modelo de gestão são os fundadores e as principais lideranças da empresa, que imprimem suas convicções e o seu jeito próprio de fazer as coisas acontecerem.
 
O projeto florestal da Bahia Specialty Cellulose, por exemplo, integra um grupo empresarial multinacional chamado Sateri, que possui unidades industriais no Brasil e na China. Nosso projeto florestal é peça-chave no planejamento estratégico do grupo e é administrado pelo mesmo modelo de gestão e cultura organizacional, tanto aqui quanto fora do País, o que, nos últimos anos, nos tem proporcionado bons resultados. 
 
Dentro do Grupo Sateri, nossa estratégia está totalmente definida, com base em dois focos principais: o aumento da penetração no segmento de celulose solúvel de alta pureza e o aumento do nível de integração entre nossas operações de celulose solúvel (rayon-grade) e fibra de viscose VSF.
 
Em nível tático-operacional, nossa unidade florestal tem buscado contínua melhoria na produtividade, contribuindo para o atingimento dos objetivos empresariais, já que os custos da produção florestal determinam a base da formação do custo da nossa principal matéria-prima: a madeira. 
 
E o planejamento adequado da atividade florestal, aliado à busca por alternativas estratégicas de gestão, é o que nos dá a garantia de termos matéria-prima de qualidade com o custo ideal para abastecimento das nossas atividades industriais.
 
Nesse cenário, a cada dia que passa, os gestores florestais são mais cobrados pelo planejamento qualificado de ações e pela manutenção dos custos de suas operações em níveis controlados e competitivos, sem deixar de lado a preocupação com uma operação economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa.
 
Nos últimos anos, foi possível alcançar resultados no controle sobre os custos de formação das florestas, gestão de ativos florestais e custos de colheitas, criando valor para a organização e seus investidores. Temos conseguido monitorar os gastos desde a produção da muda, passando pelo preparo do solo, implantação e manutenção das florestas, até a maturidade, e atividades ligadas à colheita e ao transporte. 
 
A eficácia do modelo de gestão florestal que escolhemos exige a adaptação dos nossos profissionais aos conceitos e aos critérios determinados e sua agregação à cultura da empresa, para alcançarmos um modelo totalmente integrado e voltado para os resultados.
 
No entanto é preciso conhecer, entender e saber quando utilizar as ferramentas adequadas de gestão. No caso da Bahia Specialty Cellulose, utilizamos ferramentas de gestão empresarial que nos ajudam a atingir nossos objetivos, sejam eles reduzir custos, inovar, melhorar a qualidade ou traçar um planejamento para o futuro. E as principais são: o Balanced Scorecard, o Plano de Ação Anual, o orçamento e o benchmarking.

Para alinhar nosso foco operacional e tático ao planejamento estratégico do grupo, usamos o Balanced Scorecard, uma ferramenta que nos ajuda a definir as prioridades e os critérios de desempenho e a mensurar se estamos ou não no caminho certo para alcançar os resultados esperados pela organização.
 
A ferramenta equilibra as dimensões financeiras e não financeiras do negócio, e é com ela que conseguimos definir o peso das metas ligadas à sustentabilidade do negócio, demonstrando para a organização que queremos construir um negócio sustentável, que gere lucros para a empresa através da utilização de recursos de forma responsável, sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações, e, ainda, estreitando o relacionamento e incentivando o desenvolvimento das comunidades que vivem no entorno dos nossos projetos. 
 
Com base no Balanced Scorecard, é hora de estabelecermos um plano de ação anual. Costumamos dar atenção especial ao planejamento de todas as ações necessárias para o bom andamento do nosso negócio.
 
A correta identificação das necessidades, com base nas linhas estratégicas da empresa e o bom controle no planejamento das ações permitem à empresa se antecipar aos problemas, identificar pontos críticos e adotar as medidas necessárias para a correção e a melhoria dos processos.
 
Em nossa cultura organizacional, planejar é pensar nas melhores alternativas antes de agir, detalhando previamente cada passo das ações. E controlar é acompanhar se o que foi planejado está sendo executado de forma organizada, de modo a atingir os resultados, ou seja, medir o grau de sucesso ou o fracasso dos nossos processos administrativos. E isso, para nós, é fundamental. 
 
O orçamento é outra ferramenta de controle extremamente importante para o sucesso das atividades da empresa e está diretamente relacionada ao planejamento das atividades. Nós valorizamos muito o planejamento consistente do orçamento, pois ele é quem vai garantir que a empresa tenha disponibilidade de recursos suficientes para implementar tudo o que foi planejado.
 
E, por fim, a empresa utiliza o benchmarking, através da busca contínua da melhoria dos seus processos a partir da identificação e da implementação das melhores práticas reconhecidas pelo mercado.
 
Quando gestores comparam o desempenho dos seus custos e/ou processos, externamente, com empresas-modelo e, internamente, com outras áreas da empresa que realizam atividades similares, eles têm a oportunidade de verificar pontos de melhoria. Buscamos encontrar exemplos de desempenho superior e entender as práticas que determinam o sucesso, para, então, incorporá-las às nossas operações.
 
A filosofia do nosso grupo pode ser resumida em obsessão por controle de custos, definição de metas objetivas e meritocracia. Dessa forma, vivenciamos a valorização de uma cultura empresarial que estimula a meritocracia e a busca de reconhecimento para quem atinge metas ambiciosas.
 
Por isso prezamos, em nossos profissionais, além de sua experiência e formação, a capacidade técnica e a liderança necessárias para definir critérios e indicadores de monitoramento de suas atividades e assim, temos obtido bons resultados.
 
Nosso grupo tem um estilo próprio, que estimula o desempenho e desafia as pessoas, com a adoção de uma filosofia de trabalho baseada em metas agressivas, com foco total nos resultados e na eficiência. Essa cultura acaba por exigir um senso de urgência permanente. Todos são cobrados e incentivados a oferecer contribuições, concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes, para, juntos, alcançarmos os resultados.
 
A Bahia Specialty Cellulose preza muito pela valorização da cultura organizacional do Grupo Sateri e tem trabalhado de forma orientada e integrada em suas unidades florestal e industrial, podendo ser um exemplo de que a aplicação de ferramentas de gestão empresarial podem ser utilizadas com sucesso na produção de florestas, sempre aliado à cultura organizacional própria do nosso grupo empresarial, a fim de alcançar os melhores resultados.