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Saulo Rodrigues da Fonseca

Gerente de Parceria Florestal da Masisa Brasil

Op-CP-37

Fomento como modelo de negócio e certificação como valor de sustentabilidade

O cultivo de florestas plantadas no Brasil existe há mais de um século, e o início dos chamados programas de fomento se deu na década de 1980. Apesar de não ser um tema recente, em termos de gestão e sustentabilidade, ainda há oportunidades nesses programas, que os transformam em modelos de negócio sustentável para todas as partes envolvidas.

Segundo o dicionário, fomento significa estímulo, impulso, auxílio. Quando usado no âmbito governamental, seria uma série de políticas definidas para impulsionar o desenvolvimento de um país em determinados setores, por exemplo. No caso dos programas de fomento florestal, o progresso não é somente do produtor, mas de toda a cadeia envolvida no plantio e no manejo da floresta, bem como da empresa que garante o abastecimento de longo prazo.

Portanto, como o benefício é de todas as partes envolvidas, diversas empresas utilizam outras nomenclaturas para seus programas de fomento, conotando uma parceria com o produtor rural. Analisando pelo ponto de vista da empresa, seja ela de celulose e papel, de painéis de madeira, ou outro ramo, para que o programa de parceria seja efetivo e obtenha os resultados esperados, é preciso que o fomento faça parte da sua estratégia. Isso deve ocorrer por meio de metas e indicadores de gestão, de uma reserva financeira para investir no programa e, finalmente, da pauta das reuniões gerenciais da empresa, das quais o assunto deve fazer parte.

Além, é claro, do investimento dos recursos humanos para gerirem os projetos de parceria e os recursos tecnológicos para suportá-los: laptops, tablets, veículos adequados para o campo, GPS de precisão, softwares, VANTs, sistemas de gestão, entre outros. Sendo estratégia da empresa ou modelo de negócio, o programa deve ser gerenciado como se fosse em suas florestas próprias durante todo o ciclo. Assim, a empresa deve:

 

  • Dar assistência ao produtor na escolha do material genético mais adequado ao solo e ao clima da região;
  • Recomendar a adubação mais adequada por meio de análises de nutrientes presentes no solo;
  • Assistir no plantio, garantindo um alinhamento e um espaçamento que sejam mais eficientes na colheita, para se obter melhores resultados;
  • Recomendar manejos necessários que resultarão em florestas de alta produtividade, e
  • Orientar o produtor com conhecimentos de gestão, planejamento, além das práticas de silvicultura mais modernas, objetivando uma floresta de alta performance.

Além das questões técnicas mencionadas anteriormente, que aumentam as chances de se obter florestas de alto rendimento, tão almejado por todas as partes, as empresas devem aplicar os conhecimentos e as ferramentas de gerenciamento para garantir maior controle sobre todas as etapas do programa de parceria. É comum as indústrias utilizarem a excelência de gestão em seus ambientes produtivos (por meio de indicadores de eficiência, qualidade, segurança, financeiro, de recursos humanos, entre outros), e o mesmo deve ser feito na gestão de parcerias florestais.

Ou seja, deve ser transformado em um modelo de negócio. Outro ponto importante para que o programa de parceria seja gerido como modelo de negócio são as ferramentas de créditos oficiais disponíveis para se investir em cultivos de florestas. Através do programa para redução da emissão de gases de efeito estufa (o programa ABC), é possível que os produtores tenham acesso aos recursos disponibilizados pelos agentes financeiros.

Quando o processo de financiamento é realizado pelo produtor em parceria com a empresa, as três partes envolvidas ganham. O produtor utiliza a empresa como garantidora (ou fiadora) do contrato, o processo se torna mais rápido e menos burocrático, a empresa converte a garantia em madeira, e o agente financeiro disponibiliza os recursos necessários.

As empresas não devem se utilizar do fomento em função do custo da madeira posta na fábrica no final do ciclo. Até porque, geralmente, esse custo é maior se comparado ao valor de mercado. Mas deve-se pensar na sustentabilidade da cadeia envolvida, pois, além de garantir volume de abastecimento em longo prazo para a empresa, diversifica-se a fonte de renda dos produtores rurais responsáveis pelo cultivo e manejo dessas florestas.

Por fim, ainda evita empresas atravessadoras, que compram madeira a preço baixo de produtores que desrespeitam as condições de segurança de trabalho e o cuidado com o meio ambiente. Sustentabilidade nada mais é do que cuidar para que todos prosperem na cadeia de valor de um produto, desde a floresta até o produto final, incluindo produtor rural, fornecedores de insumos e serviços, a empresa em si, os funcionários que nela trabalham, as comunidades vizinhas, os clientes, os órgãos governamentais e os acionistas.

Sendo assim, as empresas deveriam ser o mecanismo de influência de sustentabilidade no âmbito dos produtores rurais no programa de parceria florestal. Primeiro, através do cumprimento das legislações vigentes, da sensibilização e de educação quanto aos cuidados de segurança nas atividades rurais e da preservação do meio ambiente, através do descarte correto de resíduos e armazenamento adequado de produtos químicos.

Segundo, mostrando a importância da manutenção em equipamentos para evitar vazamentos e poluição do solo; instruir para se respeitar as áreas de APP e Reserva Legal, bem como o manejo correto das florestas de alto valor de conservação; auxiliar na regularização do cadastro ambiental rural; além de se preocupar com os impactos que podem ser causados às comunidades vizinhas de cada parceiro florestal, controlando os riscos e dialogando com os líderes de cada comunidade para minimizar os impactos causados.

Por fim, promover ações de sensibilização, educação e atividades sociais nessas comunidades. Ou seja, as empresas deveriam ser responsáveis por gerir e controlar esses impactos sociais, ambientais, de saúde e de segurança de cada parceiro florestal e comunidade vizinha, considerando sustentabilidade como valor. Obter as certificações florestais deveria ser encarado como consequência de todo o esforço, ou resultado da gestão em sustentabilidade (os esforços da empresa e do produtor não deveriam ser para obter a certificação, mas para mudar a cultura e valorizar a sustentabilidade).

Pode parecer utopia, mas acredito que, em alguns anos, a atividade florestal nas áreas de fomentados, ou melhor, de parceiros florestais, estará mais profissionalizada, considerando os aspectos mencionados neste artigo, através da gestão sustentável do negócio, e cuidando melhor das pessoas e do meio onde vivemos, preocupando-se com a prosperidade de todos na cadeia de valor.