Coordenador de Projetos, Competitividade e Tecnologia Florestal da Eldorado Brasil
As mudanças de comportamento na sociedade e a disseminação de novas tecnologias exigem cada vez mais uma adaptabilidade das empresas do setor de base florestal. Ter sucesso no processo de transformação digital é uma das garantias para a manutenção dos negócios a longo prazo, de forma competitiva e sustentável. E, para que esta jornada de transformação digital possa acontecer, é necessária a redução de falhas para aumentar as chances de sucesso da mesma.
Segundo estudos publicados pela Mckinsey, é notório que apenas 30% das empresas obtêm sucesso em suas iniciativas de transformação digital, mostrando que 70% das empresas fracassam neste processo, o que não é diferente no setor de base florestal.
Para tanto, as lições aprendidas nestes últimos anos de grandes avanços tecnológicos têm nos mostrado que o compartilhamento de um propósito que inspire a transformação, bem como uma visão clara dos objetivos a serem alcançados, são extremamente fundamentais para a obtenção do sucesso nesta jornada.
Para empresas de capital intensivo, a exemplo das que compõe o setor de base florestal, qualquer tecnologia e inovação implementada que remeta a uma melhoria ou alteração de um processo para aumento da produtividade e redução dos custos operacionais, provocam grandes impactos.
Tais impactos podem ser positivos quando bem implementados, ou negativos quando falham no propósito por ausência de uma visão clara do mesmo. Estamos vivenciando uma nova era moderna, em que as tratativas de problemas e tomadas de decisões acontecem cada vez mais em tempo real. Isto muda completamente o jogo na cadeia produtiva, principalmente para as empresas do setor de base florestal.
Hoje, pode se monitorar a distância as ocorrências de incêndios; é possível controlar máquinas e equipamentos em tempo real e, até mesmo, acompanhar o desempenho e a performance dos colaboradores em campo, suportando os gestores com Informações Remotas de Inteligência e Soluções, a exemplo do que fazemos na Eldorado com a chamada sala Iris.
Desenvolver um estilo de liderança que estabeleça vínculos necessários entre uma visão de transformação digital e resultados positivos é um grande desafio para as empresas do setor de base florestal. Nessa ótica, o suporte a uma visão financeira sustentável do negócio, com inclusão de novas tecnologias e inovações, requer foco no aprimoramento da capacidade de influenciar e trabalhar conjuntamente com as partes envolvidas no processo de transformação digital, evitando ruídos de comunicação e gerenciando crises durante a mudança e implementação de novos processos.
Além de construir um ambiente de apoio e confiança, a Transformação Digital de uma empresa também é algo importante para o sucesso do propósito escolhido. Estar aberto às ideias dos colaboradores é primordial para acelerar processos de boas práticas digitais, promovendo uma cultura participativa com engajamento de líderes e liderados nessa jornada.
A promoção de ambientes e momentos colaborativos faz-se importante para o levante de ideias e prioridades que contribuam para a identificação de melhorias e para a inserção de novas tecnologias e inovações, inerentes aos processos de produção.
O incentivo à experimentação é outro ponto importante para estimular a criatividade e a inovação, principalmente para aqueles que desejam desenvolver pessoas e processos capazes de aprender e de se adaptar rápido às mudanças digitais dentro das organizações. A construção da mentalidade de que mudar de rumo não é algo negativo também é necessária dentro de um processo de transformação digital, bem como a construção de um pensamento fast fail (falhar rápido), comunicando de forma transparente as mudanças.
O uso da tecnologia a favor da visão é fundamental para a envolver os usuários durante todo o processo de transformação digital. É comum que, em uma jornada de transformação digital, os usuários sejam apresentados à tecnologia ou inovação somente na fase final de implementação, o que dificulta a aderência e disseminação da mesma em todas as etapas dos processos de produção.
Porém, quando o usuário é incluído durante todas as etapas de desenvolvimento e criação, a compreensão é positiva, o que permite, em muitos dos casos, o aprimoramento do projeto de transformação digital executado.
O investimento na colaboração é outro fator importante, pois aumenta as chances de sucesso da transformação digital, uma vez que faz com que os colaboradores sintam que suas contribuições e ideias são valorizadas pelas empresas.
Assim, é possível criar novas formas de trabalho e incentivar projetos futuros, bem como ações que possam servir de molas propulsoras para a implementação de novas tecnologias e inovações. A adoção de tecnologias e inovações emergentes é inevitável na cadeia de produção das empresas de base florestal e, nos dias atuais, muitas delas já vêm sendo implementadas de forma ampla nos processos operacionais.
Portanto, é necessário que as organizações, por meio das suas lideranças, aprimorem suas boas práticas digitais de transformação, para que esta jornada obtenha o sucesso desejado no propósito escolhido, assegurando o retorno dos investimentos e garantido os ganhos potenciais definidos para cada um dos projetos implementados.