Gerente Florestal da Aracruz Celulose
Op-CP-16
Meio ambiente é muito mais do que a designação do local em que os seres humanos e os animais vivem. Na verdade, é um conjunto de condições que influenciam a vida dos seres vivos em geral, proporcionando situações de competição e conflito, ou de convivência pacífica, que ajuda a determinar o estabelecimento, o crescimento e o equilíbrio entre as espécies.
Isso que se convencionou chamar de meio ambiente é, portanto, o planeta onde habitamos, que é nossa fonte de vida. Depois que os astronautas fizeram as primeiras fotos da Terra vista do espaço, pudemos conhecer a beleza do astro azul, mas, principalmente, entender que a Terra e todas as formas de vida que nela navegam são, na verdade, uma coisa só.
Hoje, vivemos uma situação insustentável devido ao grau de agressão a que a humanidade está submetendo esse meio ambiente vital para nossa sobrevivência. Portanto, não dá para falar dele sem considerar a sua situação atual e afirmar a necessidade urgente de mudança da relação homem-Terra. Pela primeira vez na história, corremos o risco de extinção, ou pelo menos de grandes catástrofes, por culpa da ação do homem sobre o meio ambiente. Por isso, a questão ambiental está sendo vista integrada com os outros meios, o social e o econômico. Não se fala em meio ambiente como uma questão isolada.
A sustentabilidade é, sem dúvida, um importante parâmetro para nortear ações de executivos preocupados com a sobrevivência do negócio. É um conceito ousado pela sua abrangência universal, mas tem um significado histórico inegável: é o símbolo do século XXI, seu modo de vida e sua cultura de produção. Por isso mesmo, é capaz de abrir um vasto leque de oportunidades para qualquer empreendimento.
Essas oportunidades precisam ser identificadas por meio de estudos que respondam ao desafio de perenizar o negócio, respeitando critérios ambientais e sociais. Entendemos ser necessária uma integração dos aspectos socioambientais ao core business da empresa. Seja por razões operacionais, por restrições comerciais impostas pelo mercado ou barreiras sociais e ambientais aos produtos de origem florestal. Aquilo que foi periférico, há alguns anos, passa a compor o núcleo estratégico do negócio.
Faz-se necessário um alinhamento das intervenções socioambientais com o negócio da empresa, onde cada projeto ou ação de sustentabilidade integre sinergicamente os diversos interesses dos stakeholders. O ambiente de negócios, em constante evolução, exige das empresas a adoção do conceito de sustentabilidade em todas as suas atividades empresariais.
Por esse motivo, as empresas devem se empenhar na elaboração de um abrangente plano de sustentabilidade, que inclua medidas relacionadas à governança corporativa, transparência das suas ações, relacionamento com as partes interessadas, gestão do negócio e também questões sociais e ambientais. Sabendo que a sustentabilidade é um objetivo permanente, qualquer empresa deve acreditar que é fundamental trabalhar para alcançá-lo, a fim de manter a competitividade e sua própria sobrevivência.
Essa consciência cresce conforme as empresas e seus gestores vão se adequando às demandas dos novos tempos. Mas não é um crescimento uniforme; varia segundo o setor de atividade e os grupos humanos que as gerenciam. Além do aprendizado pela vivência, a consciência da sustentabilidade nasce também de um processo educacional, exigindo um esforço de capacitação sistemático dentro dos ambientes empresariais e na sociedade.
De alguma forma que ainda não se conhece bem, o planeta vai nos impondo o caminho da sustentabilidade e, na medida em que vamos fazendo o nosso dever de casa, vamos encontrando as portas abertas para um futuro mais feliz. O leitor pode não compartilhar dessa visão de esperança, mas terá que reconhecer que vivemos um momento histórico de grandes transformações, e a sustentabilidade não está na agenda das nações por acaso: é a senha para a vida no século XXI.
Em todos os campos de atividade, ninguém vai prosperar, ou perenizar seu negócio, se quiser remar contra essa corrente. Para finalizar, gostaria de citar o famoso escritor francês Victor Hugo que, com grande sabedoria, afirmou que “nenhum exército do mundo é capaz de derrotar uma ideia quando chegou seu tempo”. O tempo da sustentabilidade é agora.