Me chame no WhatsApp Agora!

Caio Eduardo Zanardo e Gabriel Renault

Diretor Presidente da Veracel e Diretor de Dados e IA do EloGroup, respectivamente

OpCP75

Uma utopia para 2035?
Recentemente, fizemos um grande trabalho em conjunto analisando as oportunidades que a Veracel tem. Não foi um olhar sobre o agora, mas uma visão estruturada para as oportunidades, considerando nossa cultura, as nossa estratégias, a nossa organização, as nossas pessoas e o nosso processo. Cruzamos tais características com tudo o que temos vivido, debatido e sonhado. Assim, desenvolvemos uma visão, um lugar que não sabemos ao certo se chegaremos, mas que valeu a pena prospectar. Este é o nosso sonho; esta é a nossa visão:
 
 “É uma visão global e de otimização integrada do processo como um todo, via Digital Twin do sistema produtivo completo desde a mais frágil muda de eucalipto até a entrega da celulose para os nossos clientes. É uma visão completa do ciclo floresta-indústria que, com a mesma capacidade instalada (área plantada e capacidade nominal de fábrica) de hoje, produzirá com, pelo menos, 25% a mais de eficiência devido ao conhecimento mais detalhado dos nossos recursos. 
 
O sistema integrado de otimização considera o avanço da clonagem de material genético, com máxima produtividade florestal, e a predição das mudanças climáticas. Passa pela otimização da silvicultura de alta precisão plantada por robôs e pelo monitoramento da floresta plantada por drones e pelo LiDAR, por microssatélites que atuam quando necessário para garantir a qualidade da floresta. 
Vemos uma colheita otimizada, que atenta para as características individuais de cada árvore por meio de sensores de baixo consumo energético e grande resistência a intempéries. Uma colheita orientada ao mix de densidade, extrativos e mais 10 fatores ótimos para produção. 
 
Sabemos antecipadamente todo o fluxo das estradas, pois os veículos –carros e ônibus – estão dentro de uma plataforma nacional, de modo a reduzir o tempo de deslocamento. 

Nossas estradas de terras são mapeadas remotamente por meio de sensores presentes nos caminhões da nossa frota que sinalizam onde devemos intervir para garantir estabilidade de solo. Na fábrica escura, onde sensores reconhecem a madeira que entra por RFID (Radio Frequency Identification), as gruas automatizadas montam as pilhas de madeira de forma otimizada com seleção do blend ótimo de características da madeira para as condições do balanço de licor do dia, visando minimizar os custos com químicos. 

Nosso ritmo da rosca medidora é gerenciado pela nossa IA (Inteligência Artificial) que garante maior Kappa possível, preservando as nossas fibras e entregando a qualidade necessária do nosso produto. O resultado global da fábrica é olhado no todo, onde o balanço de fábrica e definição do ritmo das máquinas são gerenciados pelo módulo otimizador da fábrica no Digital Twin integrando variáveis de processo, de ativos e de qualidade dos insumos de forma automatizada. 

Sensoriamento individual de cada peça crítica dos ativos permite alarmar a necessidade de Manutenção Preventiva sob demanda. Nossas manutenções corretivas foram reduzidas drasticamente, pois a manutenção preditiva é altamente confiável e tem contribuído significativamente para a redução de nossos custos, uma vez que temos pleno domínio das necessidades de nosso estoque.
 
Após o corte e enfardamento automático, cada lote de celulose tem em seu RFID todo o rastreio da madeira, talhão, condições de crescimento, e origem de forma a assegurar um mercado cada vez mais atento à idoneidade dos seus fornecedores. Nossa venda de créditos de carbono tokenizados em blockchain com selo de excelência tem conseguido um valor premium, pois as práticas ambientais e sociais da empresa têm comprovação devidamente controlada. O time de operações da Veracel existe para atuar apenas nas exceções do processo otimizado e para avaliar melhoria do parque tecnológico, além de operacionalizar a manutenção.

O maior contingente da empresa está focado na relação com a sociedade local e no desenvolvimento de programas sociais que geram impactos positivos e transformam a realidade, indo além do atual conceito ESG. Nossas pessoas têm orgulho do trabalho e do propósito da empresa, sendo uma empresa segura e ainda mais admirada para trabalhar.

 
O diferencial competitivo que agrega valor não é mais buscar eficiência, pois isso está encaminhado pela transformação digital e Inteligência Artificial. Os diferenciais passam a ser:
• A integração da floresta plantada com camadas de mata original que garanta biodiversidade e diferenciação para a compra de uma celulose de origem ESG valorizada no mundo.
• A integração com as comunidades locais para desenvolvimento social da região, sendo uma empresa regenerativa, que adota práticas e modelos de negócios que restauram, renovam e revitalizam suas fontes de energia e materiais, e que contribui para a saúde e o bem-estar do planeta e das pessoas. 
• A satisfação dos colaboradores com o cuidado da empresa e sua forma de operar, que faz com que a Veracel tenha os melhores talentos para seguir otimizando sua fábrica e seja uma opção top of mind na busca e retenção de talentos.
• Ser um laboratório aberto para startups e empreendedores locais exercitarem suas teses. A Veracel passar a ter porcentagem  minoritária destes negócios para estar alinhada aos potenciais disruptores de seu próprio mercado.
• O sistema de Digital Twin (integrado ao seu sistema de sensoriamento integrado) com seus algoritmos de otimização, predição e prescrição que rodam a produção de ponta a ponta (do clone à celulose enfardada).
• Histórico de dados sobre solo, clones, condições climáticas locais, logística e de dados produção.”
 
Essa visão parece ser uma utopia para você? Para nós, é uma inspiração para a mudança. Percebemos que este caminho não está tão longe. Ele está, de fato, muito mais próximo do que imaginávamos inicialmente. No entanto, nada disso se materializará se não tivermos as pessoas corretas, tirando as pedras do caminho, tomando decisões e aprendendo com os erros para que sigamos com foco, disciplina e simplicidade.