Gerente de Negócios Florestais da CMPC
OpCP81
Mas cabe destacar que o gaúcho tem vocação para os negócios do campo. Entre os principais setores envolvidos neste processo está o agronegócio. Segundo a Secretaria da Agricultura no levantamento Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2025, o setor representa cerca de 40% do PIB do Rio Grande do Sul. Entre os principais produtos agropecuários, a silvicultura é responsável por 3% do montante total. E o setor de florestas plantadas fomenta mais de 60 mil empregos diretos no Estado. O RS+Renda atua como um pilar no suprimento de madeira para a unidade industrial da CMPC no Rio Grande do Sul. Hoje, 15% da base florestal da empresa é constituída por parcerias florestais, abastecendo diretamente a planta localizada no município de Guaíba.
Mas a CMPC tem planos de longo prazo para o Rio Grande do Sul. Em abril de 2024, foi anunciado o Natureza CMPC, um projeto que culmina na construção de uma unidade industrial de celulose na cidade de Barra do Ribeiro. Desde 2022, o programa RS+Renda tem atuado com afinco para ampliar a base florestal de forma sustentável, mantendo o olhar nos planos futuros da companhia.
O RS+Renda não é apenas um programa de suprimento de madeiras, mas uma estratégia de parceria e desenvolvimento sustentável, que gera valor aos produtores e contribui para alavancar a economia do nosso Estado. Estar junto das comunidades onde está presente faz parte da razão de existir da CMPC. O RS+Renda é um exemplo disso, pois incluímos o produtor rural gaúcho em nossos negócios.
Além do fomento ao desenvolvimento econômico, também promovemos programas sociais nos municípios onde temos atuação. Um exemplo é o Fundo Valor Local, programa que tem o objetivo de apoiar iniciativas que visem o crescimento de comunidades vizinhas às operações florestais, industriais e portuárias da CMPC. Nesta iniciativa, o intuito é fortalecer nosso propósito de gerar valor compartilhado. Já foram destinados mais de R$ 1,5 milhão para diversos projetos de comunidades urbanas e rurais.
Essas atitudes e iniciativas mostram que tudo que realizamos é guiado por nossos princípios de sustentabilidade e desenvolvimento. O que fazemos hoje tem um olhar atento ao presente, mas sem esquecer do futuro e do que deixaremos para as próximas gerações. Aqui, na CMPC, trabalhamos para construir um Rio Grande do Sul mais próspero e pujante.