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Fabian Fernandes Bruzon

Gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano

Op-CP-51

Ser melhor a cada dia
A logística florestal (ou abastecimento de madeira) tem ganhado importância cada vez maior nos últimos anos. Em um setor no qual a competitividade vem da floresta, ela figura como protagonista, com a maior representatividade em custos, podendo passar de 50% do valor total da madeira posto fábrica. Sua importância não é somente pela representatividade de custos, mas também pelo papel de realizar o cadenciamento no abastecimento das unidades industriais, tendo como premissa suprir com o melhor custo, o melhor mix de madeira e a melhor rota. 
 
Partindo desse cenário, precisamos entender quais são os fatores que influenciam diretamente os custos envolvidos na logística florestal. O primeiro e mais impactante é a distância entre a base florestal e as unidades industriais. Outro ponto de destaque é o diesel, que representa mais de 30% dos custos e,  especialmente para a realidade em São Paulo, os pedágios, que são relevantes para o processo.  Além disso, temos limitações específicas referentes ao tráfego de nossas composições, como restrições de horário para utilização de certos trechos ou até mesmo em rodovias durante feriados ou finais de semana. 
 
Portanto, pela tamanha complexidade dessa atividade, podemos afirmar que a mais “quente” das operações florestais é o abastecimento de madeira: são inúmeras composições tritrem, rodando 24 horas/dia, 7 dias/semana, e a nossa preocupação primordial é com a sustentabilidade em toda a cadeia que ela envolve. Por ter como um dos nossos principais valores o conceito do “plantar o cuidado”, adotamos práticas cuidadosas ao longo de todo o nosso processo. Por exemplo, antes de iniciar as operações de retirada de madeira de nossas fazendas, temos equipes que percorrem as comunidades para avaliar possíveis impactos e traçar planos de acordo com cada local. 
 
Além disso, sempre levamos em consideração todos os fatores e impactos que a nossa atividade possa gerar na rotina das comunidades que nos cercam e avaliamos com cuidado as melhores alternativas.  Somado a isso, inserimos na nossa rotina cuidados que fazem a diferença e demonstram que a Suzano atua sempre de forma “forte e gentil”. Uma iniciativa é molharmos as estradas de terra para que possamos diminuir a poeira. Outra ação interessante é a realização de obras, como pontes e adequação de estradas, beneficiando a nossa operação e também as comunidades que usam essas vias.  
 
Todos esses cuidados permitem que a nossa operação se torne cada vez mais eficiente, segura e com alta competitividade em custos. Adotamos medidas inovadoras e criamos soluções simples para termos uma melhora de performance constante. 
 
Um exemplo de êxito são as novas composições de tritrem. As mudanças garantiram um grande progresso na redução do peso dessas carretas e um aumento da carga das composições, sem extrapolar o limite da lei da balança. É possível afirmar que essa foi uma das mais importantes evoluções que tivemos, nos últimos anos, no que tange à parte estrutural de nossas composições. Um diferencial da Suzano é que não nos baseamos apenas na tecnologia do nosso setor específico. 
 
Estamos sempre acompanhando o que acontece em outros setores, por exemplo, o sucroenergético, no qual as primeiras carretas leves foram implantadas e depois aprimoradas para a nossa aplicação, e é assim para todas as outras operações. Sempre observamos as evoluções ocorridas no setor agro e buscamos replicar para a nossa realidade em um curto intervalo de tempo.
 
Ainda na linha estrutural, para atuarmos na eficiência do consumo de combustível, temos trabalhado a estrutura aerodinâmica das carretas. Algumas modificações simples nos têm proporcionado reduções acima de 10% no consumo de diesel. Podemos citar a utilização dos defletores nos cavalos e novos modelos de malhal que não ofereçam resistência ao ar, possibilitando ganhos. E olhando em linha estrutural e de forma transformacional, temos um desenvolvimento em curso, que iremos colocar em operação no 2º semestre deste ano, que poderá nos proporcionar saltos de produtividade e de eficiência em custos. 
 
A respeito da tecnologia embarcada nas novas composições, destacamos a suspensão pneumática com sistema de freios EBS. Esse conjunto tem sido o maior aliado para melhorarmos, e muito, os quesitos de segurança em nossas carretas, sendo que o maior impacto são os desníveis laterais que podem ocasionar o tombamento dos caminhões – esse sistema atua de maneira eletrônica, fazendo compensações no sistema de suspensão e frenagem. 
 
Para evitar esse tipo de situação, temos observado ótimos resultados com esse sistema em nossa frota, que já está aplicado em algumas composições. Migrando para os sistemas de gestão e controle de frotas, temos nossa central de rastreamento para trabalhar em conjunto com nossos transportadores parceiros; conseguimos evoluir em todos os indicadores de produtividade: carga, descarga, trajeto, tempo ocioso e, o mais importante, a segurança. 
 
Por meio de sensores instalados na frota, podemos acompanhar e ter as informações, em tempo real, que nos possibilitam tomar decisões de maneira mais rápida para que não tenhamos gargalos no processo que possam gerar a perda de eficiência da cadeia como um todo. Além disso, com essas informações, foi possível para as transportadoras montarem campanhas específicas para conscientização e reeducação dos motoristas, fazendo com que os incidentes tivessem uma queda expressiva nos últimos anos. Entendo que, com a aplicação de novas tecnologias embarcadas nas composições e com esse sistema, chegaremos, com certeza, a 
outros patamares de operação. 
 
Por fim, não podemos deixar de falar sobre o planejamento de toda essa atividade. A nossa operação logística na atividade da colheita é importante ser realizada em conjunto entre as áreas, para que possamos maximizar os resultados em todas as operações: colheita, manutenção de estradas e logística. Ultimamente, temos visto um aumento na oferta de alguns sistemas para a otimização de processos, que usam programação linear para colocar em um único lugar todas as premissas que foram mencionadas aqui e proporcionar os melhores cenários de abastecimento. Até pouco tempo atrás, tínhamos poucas opções e sistemas complexos. Hoje, já temos um leque maior de opções disponíveis no mercado e novas empresas entrantes nesse segmento que poderão fornecer ainda mais ferramentas para nosso setor. 
 
Nesse mundo complexo que hoje vivemos, não é mais possível pensarmos em nossas atividades sem nos conectarmos às “revoluções” que vêm ocorrendo nos últimos anos. Para alguns, saber que uma das maiores empresas de transporte de pessoas do mundo não possui um veículo sequer e o maior concorrente da rede hoteleira também não possui nenhum lençol chega a ser assustador, ainda mais se olharmos a velocidade com que essas grandes transformações ocorreram.

Portanto, o desafio atual, de nós gestores, não é somente realizar e garantir os resultados de nossas operações, mas também entender o impacto que as grandes mudanças podem trazer para o nosso negócio. Essa é a maneira que temos desbravado e cultivado a vida, sempre preocupados com o presente, com um olhar no futuro e muito respeito ao passado.