Me chame no WhatsApp Agora!

Toru Sato

Consultor Florestal Sênior da Caterpillar Brasil - LACD

Op-CP-27

Inovar é uma ação

O pioneirismo tem mostrado ser um fator relevante na conquista da liderança, da competitividade, da lucratividade e, principalmente, da consolidadação como referência dentro de um setor de atuação. Os meios de comunicações instantâneos utilizados pelas empresas fazem com que o resultado seja muito mais rápido no gerenciamento de processos cuja base consegue direcionar as tomadas de decisões para o uso de políticas de implantação de novas técnicas, de maneira a preservar o produto economicamente sustentável em qualquer situação, quer seja ela favorável ou não.

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa não tenha receio de mudanças, implantando novos conceitos e sistemas através de ações inovadoras. O setor florestal brasileiro, no atual mundo globalizado, também segue essa mesma base conceitual, porém com vantagem, pois a floresta oferece condições para desenvolvimento e continuidade da preservação e sustentabilidade como potencial fonte para a energia renovável, além dos já conhecidos produtos tradicionais.

Nesse ambiente de múltiplas oportunidades, uma floresta está sendo considerada, ou analisada, não como um maciço de árvores com finalidade única, e sim como uma fonte de matéria-prima para substituir os combustíveis fósseis por fonte de energia renovável. Razão pela qual ela ocupa uma posição como a indústria que mais atrativos tem gerado na demanda de inovações tecnológicas para o aproveitamento econômico de todo o potencial que ela representa.

Para acompanhar essa dinâmica necessária, a mecanização das operações florestais está sendo agrupada sob uma unidade corporativa e não mais por segmento independente. A grande disponibilidade e facilidade na implementação da tecnologia dos periféricos que o monitoramento remoto tem proporcionado não deixa dúvida da confiabilidade da precisão dos resultados das diversas fases das atividades que compõem uma determinada operação.

Atender a essa inovação que as empresas florestais estão buscando para as suas necessidades está também influenciando os fornecedores de máquinas e equipamentos para oferecerem seus produtos dentro dessa linha de processo na oferta de seus produtos.

Uma empresa que se propõe a atender aos requisitos necessários para a mecanização de toda a cadeia de produção da madeira (e tem isso como objetivo), por sua vez, tem a necessidade de disponibilizar as inovações tecnológicas nas diversas máquinas que irão atender às necessidades para o preparo do solo, colheita, carregamento até chegar ao pátio, para oferecer uma só base de gerenciamento e estrutura para toda a frota.

Incorporar inovações tecnológicas em uma máquina inicia com a voz do cliente, e, a partir dessa informação, vários processos, validações e aprovações são considerados, e parâmetros, estabelecidos para que o investimento seja assim viabilizado.

Aliar a implementação das inovações tecnológicas que sejam comum às diversas máquinas que são utilizadas no setor florestal é parte do planejamento para que todas as ações inerentes à manutenção e ao abastecimento facilitem a logística de atendimento no campo, que é complementado com o monitoramento remoto da máquina, que verifica continuamente todas as funções e componentes críticos da máquina, a fim de ajudar a manter o controle e o funcionamento de forma correta e eficiente, aumentando a produtividade e promovendo a redução dos custos de propriedade e operacionais.

Da mesma forma, a confiabilidade é o principal fator na obtenção dos dados via monitoramento a distância, em que a influência humana deixa de ser um fator a ser considerado.

Finalizando, temos tecnologia que desponta para automatizar a manutenção rotineira para reduzir o custo, melhorar as condições de trabalho do técnico de serviço, a segurança, a ergonomia e oferecer ambiente mais limpo, que irá refletir no aumento da disponibilidade da máquina.

A mecanização florestal, pelo volume de matéria que movimenta desde o solo para o plantio até a madeira no seu destino final, representa um potencial de muitas oportunidades para as iniciativas de mudanças conceituais para inovar com segurança e confiança. Inovar é uma ação para quem tem o conhecimento para alcançar o objetivo e o resultado desejados.