Me chame no WhatsApp Agora!

Osvaldo Roberto Fernandes

Diretor da Ibaiti Soluções Florestais

Op-CP-23

Mulheres na operação de equipamentos de colheita

A necessidade de busca e desenvolvimento de talentos é um capítulo importantíssimo dentro de qualquer processo de desenvolvimento profissional. O advento da mecanização da colheita florestal trouxe uma mudança significativa de ajuste de perfil de todos os profissionais, sejam eles operadores de máquinas, mecânicos, supervisores e principalmente dos gestores.

Necessita-se que o processo seja logisticamente perfeito, com suporte adequado e com custos cada vez menores. Já se conhece de forma adequada o perfil psicológico e de habilidades para pessoas do sexo masculino, considerando inclusive diferenças regionais, culturais e geográficas. O mesmo, de forma clara e científica, não acontece com o sexo feminino.

Para tanto, temos que quebrar um paradigma importante que é a colheita mecanizada vista como extremamente rústica e pesada para os padrões fenotípicos femininos. Sabe-se de algumas pequenas experiências bem-sucedidas ou não nessa área, mas se faz necessário um estudo científico com elementos comparativos, verificações bastante específicas, planejamento detalhado da avaliação e, acompanhamento criterioso e não menos importante, preparar as equipes remanescentes masculinas para o processo de inserção de mulheres em atividades mecanizadas de alta performance.

Processo: Com esse objetivo, a Ibaiti Soluções Florestais em parceria com a Díade Psicologia e Administração iniciaram um estudo sobre o que seria conveniente avaliar no perfil de pessoas do sexo feminino, para alcançar resultados iguais ou superiores aos masculinos, atualmente obtidos. O processo inicial contou com a inscrição de 182 candidatas.

Na fase de levantamento de perfil, recrutamento e entrevista psicológica, chegou-se a 20 potenciais candidatas. Em seguida, fez-se um dia de campo a fim de mostrar-lhes a realidade da colheita florestal em todos os aspectos: sistema de transporte de colaboradores, dificuldades climáticas, área de vivência, refeições, uso de EPIs, operação e desempenho dos equipamentos, riscos de segurança, quesitos ambientais, de qualidade, dentre outros.

Dos resultados até então obtidos, procedeu-se à escolha das 6 candidatas que tiveram, no conjunto geral, as melhores condições relativas a aspectos pessoais, desejo pela atividade,  posicionamento frente ao desafio, senso de responsabilidade pela quebra do paradigma masculino, resposta de postura frente ao novo e, por último e mais importante, perfil psicológico adequado.

Resultado na prática de campo: Como vantagens, as mulheres apresentam maior: facilidade de compreensão; qualidade operacional; participação nos problemas e soluções; qualidade nos relatórios diários; cuidado com manutenção dos equipamentos; preocupação com meio ambiente, segurança no trabalho e cumprimento das normas; e integração no trabalho em equipe.

Como desvantagens, as mulheres apresentam maior: dificuldade em situações climáticas adversas; dificuldade para realizar serviços pesados; excesso de cuidado com aparência pessoal; estresse em situações de pouca relevância; e dificuldade para deslocar equipamentos no interior do talhão. Resultado no teórico simulador: É importante destacar que, nos resultados do grupo de controle masculino, 50% deles já eram advindos do setor florestal, ao contrário do grupo feminino, que não tinha qualquer familiaridade ou conhecimento da atividade.

O que se verifica durante o processo de estudos sobre a inserção de operadoras na colheita florestal com equipamentos de alta performance é que a perspectiva é positiva. Em muitas situações de recrutamentos e seleções, é comum a escassez de candidatos do sexo masculino com perfil apropriado de requisitos pessoais especiais, dificultando ou até determinando a impossibilidade de efetivar o processo de contratação.

Com a perspectiva de sucesso da contratação de operadoras, tal situação pode ser grandemente alterada, pois se verifica que as mulheres podem muito bem ser guindadas à atividade em questão, sem maiores problemas de produtividade, interação e qualidade, desde que considerados os aspectos significativos da diferença entre os gêneros – objeto do estudo.