Me chame no WhatsApp Agora!

Juliano Souza

Coordenador de Planejamento Florestal da Irani

OpCP74

O programa de conservação e restauração florestal na Irani
O momento exige muita reflexão sobre a importância deste tema, em meio a uma avalanche de notícias vinculadas às mudanças do clima e aos principais fatores que afetam o nosso meio ambiente. Cada vez mais, entendemos que o assunto deve fazer parte da nossa essência, estando em sinergia com os processos e em equilíbrio com os nossos modelos de gestão.
 
Conforme o IBÁ (2022), nosso setor florestal planta, colhe e replanta em uma área de 9,94 milhões de hectares, manejadas com as mais modernas técnicas amplamente apoiadas em ciência e tecnologia. Além das áreas produtivas, nosso setor também conserva, simultaneamente, outros 6,7 milhões de hectares de florestas nativas, sendo 71% compostos por áreas de Reserva Legal (RL) e os demais 29% por Áreas de Preservação Permanente (APP). 
 
Números robustos que demonstram a importância do setor florestal na economia brasileira e de tantos outros países que absorvem nossa gama de produtos, que vão de cristais de nanocelulose utilizados em condutores elétricos a espessantes e estabilizantes utilizados na composição de diversos alimentos.

Fundamental para a manutenção e conservação do meio ambiente, nosso setor florestal também é responsável pela gestão direta ou 
indireta de 100 mil hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), distribuídas em diversos Biomas, bem como, também, somos responsáveis por mais de 180 mil hectares de áreas identificadas como de alto valor de conservação (AAVC). 

O setor também atua centrado na capacidade ecofisiológica das árvores de remover e estocar gás carbônico da atmosfera na formação da sua biomassa. São 1,82 bilhões de toneladas de dióxido de carbono estocados nas florestas produtivas e 2,98 bilhões de toneladas em florestas naturais. 

Quanto à diversidade, mais de 8,3 mil espécies da nossa biodiversidade foram registradas em áreas pertencentes ao nosso setor florestal, representando 35% de fauna e 65% de flora.

São diversos os temas com os quais o setor florestal contribui significativamente para a melhoria do nosso meio ambiente, ora criticado pela falta de informação por alguns públicos, porém, “não abalado”, e com a certeza de que está no caminho certo.

Inspirados pela conexão que temos com a natureza, na Irani Papel e Embalagem buscamos constantemente suprir as necessidades atuais sem comprometer as das gerações futuras.  Há mais de 80 anos, abraçamos e embalamos a vida, carregando itens do cotidiano das pessoas, movidos pela certeza de que, juntos, desenvolvemos o nosso futuro!

Nosso programa de conservação e restauração florestal consiste em um modelo comprometido com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, estando eles na essência das nossas atividades. Com a manutenção do certificado de manejo florestal FSC, desde 2008, garantimos que nossas operações florestais seguem premissas baseadas em diversas práticas sustentáveis.

Na composição de nossas florestas em Santa Catarina, 45% correspondem às áreas produtivas compostas por plantios de pinus para produção de papel e eucalipto para geração de energia, 6% correspondem às nossas áreas de infraestruturas necessárias ao processo produtivo e 49% correspondem às áreas de florestas nativas monitoradas, conservadas e constantemente enriquecidas. 25% do total de nossas áreas é composto por áreas de Reserva Legal (RL) e, em 2018, criamos a RPPN Professora Yara C. Nicoletti. A unidade de conservação particular conta com uma área de 285 hectares, sendo dedicada às ações de educação ambiental, possibilitando aos visitantes uma vivência em todos os aspectos que a floresta de araucárias pode oferecer. É uma experiência enriquecedora que demonstra a importância das ações de sustentabilidade da Irani.

As ações de educação ambiental desenvolvidas envolvem escolas das comunidades onde temos a atuação de colaboradores e prestadores de serviços com objetivo de estreitar relações e disseminar informações sobre as ações de preservação ambiental, além de fortalecer o canal de comunicação com nossos stakeholders.

A partir dos conceitos e atributos de Alto Valor de Conservação (AAVC), desenvolvidos pelo FSC, foram identificados 3.150 hectares com características excepcionais de biodiversidade, formação de paisagem, ecossistemas raros e ameaçados de extinção. Inseridas no Bioma Mata Atlântica e caracterizadas como Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), mantemos monitoramentos dos atributos de biodiversidade das florestas nativas.

Para os levantamentos de flora, estudos foram iniciados em 2009 e até 2022, e já foram identificadas mais de 120 espécies, dentre elas, 11 estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Nos levantamentos de fauna, os estudos iniciaram em 2008, dentre as espécies já identificadas nas áreas da Irani, as tabelas mostram as espécies que estão em categorias de risco de extinção, a partir de dados de população, distribuição geográfica e ameaças definidas pela IUCN e pela lista nacional e estadual (SC).

Além dos estudos direcionados à flora e à fauna, também, são mantidas pesquisas voltadas à identificação de aves, com resultados significativos e com a presença de espécies vulneráveis e em perigo, como: macuco, gavião-miudinho, sabiá-cica, pavó, caboclinho-de-barriga-preta, entre outras.

Na identificação de anfíbios, os resultados foram semelhantes, identificando espécies como o sapinho-de-barriga-vermelha e a perereca-de-vidro, também presentes na lista de espécies vulneráveis e em perigo. Dentre as iniciativas para conservação e restauração florestal na Irani, também, é mantido um viveiro destinado à produção de mudas florestais nativas. O cultivo busca garantir mudas para o uso em projeto internos de recuperação de áreas degradadas em apoio a comunidades e escolas, bem como, apoio às ações de restauração e eventos ambientais promovidos pela comunidade local. Atualmente o viveiro conta com cerca de 40 espécies, em 2022, foram doadas aproximadamente 9 mil mudas nativas.

Para a formação da base florestal, as áreas são plantadas formando mosaicos com as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), o que garante a conservação da biodiversidade por meio da formação de blocos e corredores ecológicos. Esse sistema facilita o fluxo gênico da flora e da fauna entre os remanescentes florestais.

As operações florestais buscam atender às melhores práticas, planejadas, previamente, por equipe multidisciplinar, elaborando o Microplanejamento Operacional, em que são levantadas diversas informações relacionadas à saúde e à segurança, aspectos operacionais, malha viária, produtividade, influência às comunidades de entorno, bem como, as informações relativas ao meio ambiente e possíveis impactos causados pelas opções, nesse caso, realizando sua identificação, controle, minimização e mitigação de possíveis impactos ambientais.

Com o objetivo de promover maior segurança florestal, no ano de 2020, foram instaladas 2 torres, que, através de monitoramento 24 horas, identificam possíveis focos de fumaça. Esse sistema possibilitou uma maior agilidade no tempo de resposta dos brigadistas da companhia, reduzindo, dessa forma, perdas de patrimônio e emissões de CO2 para a atmosfera.

Sustentabilidade, para nós, é um modelo de gestão que equilibra o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O equilíbrio e a sinergia entre esses pilares produzem resultados duradouros e admiráveis. O compromisso com a sustentabilidade está em toda a nossa cadeia de negócios: nasce a partir das florestas e se completa com a atuação nas comunidades próximas, o que promove a busca por uma vida socialmente justa.