Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional do Senai-PR
Op-CP-13
A utilização de máquinas de alta tecnologia tem proporcionado melhorias e mudanças nos sistemas, métodos e concepções produtivas da colheita florestal. A ocupação de técnico de manutenção de máquinas também vem passando por transformações, demandando níveis mais elevados de competências. As empresas enfrentam dificuldades na identificação de pessoas com potencial para serem capacitadas e despendem tempo e recursos na preparação destes profissionais.
Como o tempo para a formação deste técnico é de 800 horas de capacitação técnica e de três anos de prática, é fundamental investir em pessoas com reais potenciais. Entende-se que a pessoa tem potencial de desenvolvimento, quando possui aptidões psicomotoras e cognitivas necessárias para desenvolver suas funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, de modo a propor soluções para problemas técnicos, ser responsável pelo controle da qualidade de seu trabalho e/ou de outros, bem como coordenar equipes.
A aptidão é a capacidade de fazer ou aprender determinada tarefa. Enquanto a aptidão cognitiva é relevante para tarefas que envolvem o processamento de informações e o aprendizado, a aptidão psicomotora envolve movimentos corporais e manipulação de objetos. A importância de cada uma delas depende das funções da ocupação. Devidamente exercitada, a aptidão transforma-se em capacidade.
O desafio que se apresenta na formação dos técnicos de manutenção de máquinas é definir quais são as aptidões psicomotoras e cognitivas que podem identificar quem tem potencial para ser treinado na ocupação. Como as aptidões estão em consonância com as capacidades e estas com as funções, seguem exemplos de funções, capacidades técnicas e qualidades pessoais demandadas.
Suas principais funções são: planejar as atividades de manutenção; realizar a manutenção preventiva, a manutenção corretiva, desmontagem e montagem de componentes; registrar e comunicar as informações, e trabalhar de acordo com normas técnicas de saúde, de segurança e ambientais.
São exemplos de capacidades técnicas requeridas: determinar causas dos defeitos; tomar decisão para solucionar problemas; planejar atividades de manutenção; correlacionar as características de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos com suas aplicações, e correlacionar as características dos sistemas de transmissão, de freios hidráulicos, elétricos e eletrônicos, com seu funcionamento.
Atenção, capacidade de planejamento, consciência de qualidade e de segurança, capacidade de resolução de problemas e prontidão para aprender, são qualidades requeridas para o exercício da profissão. Tendo como referência as funções, as capacidades técnicas e as qualidades pessoais demandadas, é possível sugerir algumas aptidões psicomotoras e cognitivas imprescindíveis para os técnicos de manutenção.
Psicomotricidade: evidencia a relação existente entre os processos cerebrais e afetivos com o ato motor; refere-se ao desenvolvimento de atividades que exijam coordenação motora fina, com rapidez e qualidade.
Relação espacial: compreender as formas no espaço e as relações entre objetos planos e sólidos para visualizar objetos em duas e três dimensões; percepção de profundidade, isto é, ver coisas em uma distância e saber o que está na parte da frente e o que está atrás.
Memória auditiva: reter e recordar informações auditivas, reconhecer e reproduzir estímulos sonoros anteriores; habilidade para notar, comparar e diferenciar sons distintos; habilidade para perceber sons importantes.
Atenção: manter a atenção concentrada no trabalho durante um período, para desenvolver tarefas de forma sistemática, sem dificuldades de retenção.
Inteligência geral: processar informações; usar adequadamente sistemas associativos, para a formação de novos conceitos, para a elaboração de processos ou para a resolução de problemas. Habilidade de aprendizado.
Objetividade: pessoas objetivas gostam de trabalhar com ferramentas, equipamentos, instrumentos e máquinas; gostam de consertar ou fabricar coisas de acordo com especificações e usando técnicas; são interessadas em saber como as coisas funcionam e como são feitas.
Método: pessoas metódicas gostam de ter as regras claras e os métodos organizados como guia das atividades; preferem trabalhar supervisionadas, de acordo com instruções; gostam de iniciar uma tarefa e terminá-la.
Inovação: pessoas inovadoras gostam de explorar e entender coisas com profundidade e chegar a soluções de problemas experimentando; são interessadas em criar e identificar diferentes maneiras de resolver problemas; gostam de assuntos técnicos e ajustam-se a mudanças facilmente.
É necessário que as empresas dêem a devida importância para as aptidões psicomotoras e cognitivas, indicadores de potencial de desenvolvimento de uma pessoa candidata ao cargo de técnico de manutenção de máquinas. As aptidões, quando desenvolvidas com treinamento, transformam-se em capacidades. As capacidades habilitam a pessoa a desenvolver as funções que compõem as competências da ocupação com eficiência e eficácia.