Presidente Executivo da Duratex
As-CP-20
A evolução do conceito de sustentabilidade vem ganhando nuances cada vez mais complexas. Se, por algum tempo, essa noção estava exclusivamente ligada à redução dos impactos ambientais, em 2020, o debate tem exigido cada vez mais a ampliação da compreensão sobre o tema. A busca por ações que efetivamente incorporem a sustentabilidade às práticas e aos costumes de uma empresa exige a constante renovação de conceitos por seus gestores e o entendimento da amplitude das consequências positivas de tais mudanças.
Diretora Executiva de Sustentabilidade na Suzano
A característica única do momento que estamos vivendo, em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus, nos dá uma oportunidade singular de repensar os negócios e, nesse contexto de recomeço coletivo, fazer evolui-los. A crise tem sido dificílima para todos nós. Ainda assim, considero importante refletir sobre as janelas de oportunidade que ela acaba propiciando para que possamos evoluir como sociedade.
Diretor Florestal da Eldorado
Falamos em sustentabilidade desde 1972, portanto há quase 50 anos. Em 1974, quando estava escolhendo o meu futuro acadêmico, optei pela engenharia florestal exatamente por essa razão, queria entender sobre ecologia para preservar a natureza e poder ajudar o planeta. Não foi bem isso o que aconteceu porque, naquela época, o Brasil despertava para o agronegócio de larga escala, e toda minha vida profissional foi gerenciando grandes projetos florestais.
Diretor de Negócios Florestais da WestRock
Vivemos uma crise que destaca quão complexa pode ser a manutenção do equilíbrio necessário para a vida. Existe alguma demanda que deveria receber prioridade absoluta sobre a sustentabilidade? Neste cenário de pandemia, o setor de florestas plantadas destacou-se entre aqueles decretados como essenciais. Cabe enfatizar que não é a pandemia da Covid-19 que promove a essencialidade desse setor, a cadeia de valor dos produtos florestais se faz essencial pelo exemplo de desenvolvimento sustentável que tem marcado sua evolução ao longo das últimas décadas.
Diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel Celulose
A pandemia da Covid-19 mudou a maneira de viver e atingiu a rotina de todos, sem exceção. Em qualquer segmento de atividade econômica, para pessoas de todas as condições sociais e idades, de todo o mundo, em diferentes níveis de impacto, o coronavírus decretou um alerta: o desenvolvimento sustentado em redes e arranjos institucionais colaborativos deve ser priorizado. Essa é uma premissa e não um movimento passageiro.
A Revista Opiniões utiliza cookies para agilizar sua navegação pelo site e fazer análises estatísticas. Para qualquer dúvida entre em contato com jornalismo@revistaopinioes.com.br.