Me chame no WhatsApp Agora!

(***) TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Fomento florestal Cenibra: Programa é alternativa de renda para produtores rurais

O Programa Fomento Florestal implanta florestas comerciais em propriedades rurais há mais de 30 anos. Além de ser um agronegócio lucrativo e uma alternativa para o produtor, a iniciativa também oferece benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, aquecendo a economia local, aumentando a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, preservando as matas nativas e garantindo liquidez financeira do empreendimento. Os interessados em participar do programa podem contatar a CENIBRA pelo telefone 0800 283 3829.

Para participar do Programa de Fomento os produtores devem estar com o imóvel regularizado de forma fundiária e ambiental, trazendo vantagens ambientais para a própria propriedade perante os órgãos governamentais. O produtor deve disponibilizar áreas para os plantios, executar e acompanhar as atividades silviculturais, manter vigilância e proteção nas áreas plantadas, informar a empresa sobre eventuais anormalidades nas florestas e comercializar a madeira para a CENIBRA a preço de mercado. A empresa fornece ao produtor na modalidade  Fomento Convencional (plantio ou regeneração) os insumos (mudas, adubos e defensivos) na condição de bonificá-los na entrega da madeira, recurso financeiro onde é quitado no ato da entrega da madeira, assistência técnica durante as fases de plantio e colheita, IF (Inventário Florestal) e garantia da compra de madeira.

“Trata-se de um programa sólido, ético e com garantia de continuidade no plano de negócios da CENIBRA. Além disso, com o Programa de Fomento, o produtor tem mercado garantido, recursos (mudas/insumos e adiantamento financeiro), Liquidez (pagamento quinzenal), Preço competitivo de mercado e diversificação das atividades na propriedade” avalia o Diretor-Presidente Naohiro Doi.

Com o Fomento Florestal, a produção de florestas renováveis de eucalipto, tem como base uma sólida parceria, com transferência de tecnologias, financiamentos das atividades e fornecimento de insumos, mudas clonais e assistência técnica especializada. O Programa atua em 84 municípios mineiros e possui mais de 23.763 hectares de áreas fomentadas, com cerca de mil produtores parceiros.

Desenvolvido pela CENIBRA desde 1985, em parceria com o Instituto Estadual de Florestal (IEF), ao longo dos anos tem proporcionado alternativa de renda, trabalho e diversificação da produção no meio rural. A preservação ambiental é um dos pilares do Programa e desta forma, os produtores rurais estão cultivando florestas, reduzindo assim a pressão sobre as matas nativas, recursos hídricos e a fauna local.

Setor:
No Brasil, o setor de árvores plantadas realiza o manejo de 7,84 milhões de hectares para fins produtivos e preserva uma área de 5,6 milhões de hectares. Com uma receita bruta que representa 6,1% do PIB Industrial (R$ 73,8 Bilhões), as empresas de base florestal geram no país 3,7 milhões de empregos diretos, indiretos e efeito renda. Além disso, as ações de Investimento Social Corporativo do setor beneficia 1,2 milhão de pessoas.

Serviço:
Programa Fomento Florestal CENIBRA 0800 383 3829 ou (31) 3829-5117.