Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL
 SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Chegou a hora do controle à Vespa-da-Galha


De setembro a fevereiro é o período de maior produção de mudas de eucaliptos e, com isso, deve-se intensificar o monitoramento de ocorrência e o tratamento preventivo desta praga 

Nos meses de estiagem, não é só a falta de água que pode prejudicar o plantio do eucalipto. De abril a outubro, período de menor precipitação de chuvas, há também a maior incidência dos ataques da vespa-da-galha, praga que danifica plantações da árvore. 

O inseto ataca as folhas e deposita ovos, o que determina a formação de galhas (tumores) nas nervuras centrais, caules e ramos finos. Esses danos podem comprometer o crescimento de mudas e árvores, assim como a produtividade de clones suscetíveis – plantas de eucalipto menos resistentes a esta praga ou mais atrativas à praga. 

O inseto ataca as folhas e deposita ovos, o que determina a formação de galhas (tumores) nas nervuras centrais, caules e ramos finos. Esses danos podem comprometer o crescimento de mudas e árvores, assim como a produtividade de clones suscetíveis – plantas de eucalipto menos resistentes a esta praga ou mais atrativas à praga. 

De acordo com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, a vespa-da-galha (Leptocybe invasa) é uma praga exótica, originária da Austrália. O adulto é uma minúscula vespa de coloração marrom escuro brilhante e mede 1,2 mm de comprimento. João Galon, gerente de contas-chave da unidade de Saúde Ambiental da Bayer CropScience, explica que o inseto ataca as plantas de eucalipto desde o viveiro de mudas até a floresta adulta. “Quando presente na fase de viveiro o dano pode chegar a 100% das mudas, sendo necessário o descarte e incineração do material. Se não houver o manejo e tratamento químico pode ocorrer a disseminação de mudas contaminadas para outras regiões”, conta Galon. Além disso, o especialista esclarece que, em campo, os danos ainda são visuais, como formação de tumores causando deformação no caule das folhas, e nos ramos finos causam desfolha e secamento de ponteiro. 

Atualmente, a praga é encontrada nos plantios comerciais nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins; sendo que as maiores ocorrências são nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. 

Solução para os viveiros 
Para apoiar o produtor de eucalipto no manejo de suas plantações, a Bayer CropScience desenvolveu o produto Evidence 700 WG. De acordo com Galon, a solução deve ser utilizada em viveiro florestal. Além do tratamento químico, as ações principais são o monitoramento e prevenção, realizado com armadilha adesiva. Em florestas adultas o monitoramento deve ser realizado o ano todo, principalmente nos meses com temperaturas mais elevadas. Em viveiro, recomenda-se um levantamento minucioso das mudas e instalação das armadilhas adesivas, com avaliação semanal o ano inteiro. 

--------------
Sobre a Bayer CropScienceA Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas em Ciências da Vida, nas áreas de saúde e agricultura. A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de 9.494 bilhões de euros (2014), sendo uma das líderes mundiais em ciências agrícolas nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não-agrícolas. Oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a proteção de cultivos baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de suporte para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas urbanas, de casa e jardim, além de produtos para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 23.100 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 119 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,9 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. 

Para mais informações, acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br e os nossos canais nas redes sociais: Facebook (www.facebook.com/BayerCropScience.BR); Twitter (@Bayer4CropsBR); YouTube (www.youtube.com/BayerCropScienceBR)