Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Ferramenta da Veolia avalia riscos e relacionados ao uso da água


O True Cost of Water foi desenvolvido para justificar o investimento em soluções sustentáveis ao demonstrar seu verdadeiro retorno

A Veolia Water Technologies, líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, disponibiliza a ferramenta True Cost of Water, focada nas implicações financeiras dos riscos relacionados à água.

O True Cost of Water permite que seu usuário alcance seus objetivos financeiros de modo sustentável por meio da antecipação, priorização e, mais efetivamente, atenuação dos riscos relacionados à água que podem afetar negativamente a lucratividade. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar empresas a amenizar os riscos de produção enquanto reduz os impactos ambientais.


A ferramenta reúne três tipos de custo:

1. Custos diretos: preço da água, custos operacionais (OPEX) e investimentos (CAPEX) na infraestrutura de água.
2. Custos indiretos: custos administrativos, legais e de responsabilidade social corporativa.
3. Custos relacionados aos riscos: Riscos operacionais: escassez de água, inundações; Riscos financeiros e regulamentares; Custos relacionados aos riscos de reputação: perda temporária da licença para operar, boicotes.

“Ao analisar o gráfico, podemos observar que os maiores riscos estão relacionados aos riscos operacionais, regulamentares e de reputação, assim é possível comparar um cenário sem alterações com os cenários alternativos e investir na implantação de soluções de gerenciamento de água que irão mitigar riscos e gerar oportunidades financeiras”, ressalta Chloe Dupont, Gerente de Desenvolvimento de Oportunidades e Riscos Hídricos da Veolia Water Technologies.

O conceito do True Cost of Water aplicado nas decisões de negócio possibilita que os tomadores de decisões compreendam melhor a importância do investimento em práticas sustentáveis como o reúso de água e a recuperação de águas residuais.

O retorno sobre investimento não é mais, simplesmente, baseado nos custos atuais e sim corrigido nos custos baseados em riscos. A análise fornece às empresas informações essenciais para a seleção de estratégias apropriadas para diminuir seus riscos gerais relacionados à água. Disponível mundialmente, a ferramenta é utilizada, principalmente, em indústrias que fazem uso intensivo da água, como as de óleo e gás, mineração, energia, e papel e celulose.


“A água, cada vez mais, está se tornando prioridade para empresas ao redor do mundo e os responsáveis com alto poder de decisão procuram otimizar seu desempenho hídrico e mitigar seus riscos. Hoje, temos tecnologias capazes de enfrentar os grandes desafios relacionados à água. Porém, o verdadeiro desafio é comprovar o retorno dessas soluções técnicas”, acrescenta Chloe Dupont.

--------------
Sobre a Veolia:
A Veolia é líder global na gestão de recursos otimizados. Com mais de 187.000 colaboradores* em todo o mundo, a empresa projeta e fornece soluções de gestão de água, resíduos e energia que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades e indústrias. Por meio de suas três atividades comerciais complementares, a Veolia ajuda a desenvolver o acesso aos recursos, preservar os recursos disponíveis e reabastecê-los. A Veolia Water Technologies é especializada em soluções tecnológicas e projetos de design e construção para tratamento de água e efluentes, atendendo clientes industriais e municipais.

Em 2013, a Veolia abasteceu 94 milhões de pessoas com água potável e 62 milhões de pessoas com serviço de águas residuais, produziu 54 milhões de megawatts de energia por hora e converteu 38 milhões de toneladas métricas de resíduos em novos materiais e energia. A Veolia Environnement(listada na Euronext Paris: VIE e NYSE: VE) registrou receita de €23.4 bilhões* em 2013. www.veolia.com

(*) 2013 dados pro-forma consolidados não auditados, incluindo Dalkia International (100%) e excluindo Dalkia França. Excluindo os empregados Transdev e receitas atualmente em desinvestimento.