Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL
SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

10.000a máquina florestal Ponsse produzida na fábrica da Ponsse

A Ponsse Plc fabricou 10.000 máquinas florestais Ponsse em sua fábrica de Vieremä. Estabelecida em uma oficina de uma pequena aldeia, a companhia familiar tornou-se um dos maiores fabricantes de máquinas florestais em nível mundial. Esse ano, a Ponsse celebra seu 45º aniversário.

Einari Vidgrén entregou a primeira máquina florestal Ponsse Paz ao empresário de máquinas Eero Vainikainen, em Karttula, em 1971. A máquina florestal da Ponsse número 10.000 saiu da fábrica de Vieremä na sexta-feira, 30 de janeiro. Essa máquina vai trabalhar também em locais de corte em Karttula, pois a 10.000ª máquina da Ponsse foi entregue à Karttulan Metsätyö Oy.

Investimentos para apoiar a crescente base de máquinas
Neste ano, a Ponsse vai investir forte em produção e desenvolvimento de sua rede de serviços. Só na fábrica de Vieremä vai investir 8,5 milhões de euros na fabricação finlandesa. A experiência finlandesa desempenha um papel significativo. A Ponsse acredita naquilo que faz e em seus processos de fabricação, e desenvolve de modo contínuo sua rede de provedores. Um total de 90 por cento da rede de fornecedores da Ponsse está localizado na Finlândia, e 20 por cento de todos os componentes subcontratados são fabricados em parceria no distrito industrial localizado próximo à fábrica.

A linha de máquinas, atualizada de modo contínuo, exige desenvolvimento de produto efetivo, sendo a localização da produção próxima ao desenvolvimento do produto um fator vital. A produção em série da nova Ponsse Model Series 2015 está atualmente em andamento, e novos modelos de máquinas vão entrar em produção em série de modo gradual durante o aniversário. A nova série de modelos é uma forte indicação do significado da cooperação de clientes no desenvolvimento do produto de máquinas florestais: novas soluções permitem cortes de madeira mais potentes, confiáveis e ergonômicas.

A mais recente expansão de 1.600 m2 da fábrica de Vieremä da Ponsse foi terminada recentemente esse ano. As novas instalações alojam uma unidade de soldagem de lança e grua. A Ponsse vai atualizar também seu centro de usinagem para lanças e gruas. A partir de setembro, três novos investimentos no centro de usinagem serão completados na fábrica, totalizando 4,0 milhões de euros. Esses investimentos em fabricação de componentes vão servir para aumentar a capacidade e garantir melhor as necessidades dos serviços de manutenção de várias peças.

Além da fabricação de componentes, a área da fábrica vai expandir através de novas instalações de desenvolvimento de produção. Completada em março, a construção com 1.300 m2 se destina a produção e ensaio de protótipos. O investimento apoia o método de operação da Ponsse para introduzir rapidamente novas soluções de desenvolvimento de produto em teste, podendo receber feedback de usuários finais do produto o mais cedo possível.

Uma grande base de máquinas permite investimentos em serviços
Além de investimentos em produção, a Ponsse vai investir em um novo centro de serviços em Rovaniemi, Finlândia. As instalações com 1.350 m2 vão ser inauguradas em 20 de fevereiro. A Ponsse vem operando em Rovaniemi desde 1998, e pretende garantir serviços para sua crescente base de máquinas.

De toda a produção da Ponsse, mais de 73 por cento são exportados para cerca de 40 diferentes países. Esse ano, vamos investir fortemente, por exemplo, em novos centros de serviços no Uruguai, França e Estados Unidos. No ano anterior, a Ponsse abriu novas áreas de mercado iniciando operações na Austrália e Chile. A venda e manutenção de máquinas florestais da Ponsse são feitas pela Randalls Equipment Co. na Austrália e pela FC-Venta y Servicios Ltda. no Chile. As primeiras máquinas da Ponsse foram entregues a ambos os mercados no final do
ano anterior. A Ponsse já entregou máquinas no Chile na década de 1990, mas as máquinas entregues na Austrália foram as primeiras na história da companhia.

“Nos Estados Unidos, a base de máquinas da Ponsse está crescendo fortemente e, para apoiar este crescimento, vamos investir em serviços de manutenção e peças de reposição. Somos líderes de mercado em máquinas florestais de corte com comprimento exato nos EUA,” disse Jarmo Vidgrén, Diretor de Vendas e Marketing da Ponsse. A Ponsse North America Inc. vai abrir um centro de serviços em Eugene, Oregon, na costa oeste. As novas instalações estão em um local central, apoiando mercados crescentes na costa oeste em termos de vendas de corte com comprimento exato e vendas de cabeçotes de harvester. Os locais dominados por madeira macia e de corte em locais íngremes são excelentes para as máquinas florestais de 8 rodas da Ponsse e sua linha ampliada de cabeçotes de harvester e de processamento.


O mercado recuperado de corte de madeira nos Estados Unidos acelerou também a decisão de criar um centro de serviços em Gaylord, na parte Sul de Michigan. As novas instalações oferecem melhores possibilidades de manter a crescente base de máquinas da região e gerenciar um maior inventário de peças de reposição.

Na Europa, a Ponsse vai investir no novo centro de serviços de sua subsidiária francesa Ponssé SAS em Labouheyre. O mais significativo investimento desse ano na rede de serviços sul-americana é o novo centro de serviços que vai ser construído em Paysandu, Uruguai.

Karttulan Metsätyö Oy
A máquina florestal número 10.000 da Ponsse será entregue à Karttulan Metsätyö Oy, cliente de longa data da Ponsse. Celebrando seu 25º aniversário, a Karttulan Metsätyö começou operando em 1990 com o forwarder amarelo-verde S15 da Ponsse e com a máquina multi-processos H800 da Norcar. Atualmente, a companhia tem seis harvesters, três forwarders e duas máquinas Dual, e também uma escavadora e duas carretas rebaixadas. A Ponsse Fox fornecida agora é a 30ª máquina da Ponsse na companhia.

A Karttulan Metsätyö emprega 28 trabalhadores e 7 empresários em tempo parcial, que usam 13 máquinas florestais. Os acionistas principais da companhia são Hannu Liikanen, Ari Moilanen e Esa Jauhiainen. Desde 2003, a companhia vem operando como empreiteira regional nos distritos Kuopio e Viitasaari do grupo Metsä. A companhia também corta madeira para Harvestia Oy.


A Karttulan Metsätyö tem uma cooperação ativa com institutos educacionais na indústria florestal. Trabalha junto com a unidade Toivala para educação florestal em Siilinjärvi.

“Nossa meta é garantir alto nível de educação e mão de obra na indústria de corte de madeira. Nós oferecemos estágios e visitamos institutos educacionais para falar sobre a vida dos empresários de máquinas florestais. O profissionalismo dos operadores de máquinas determina largamente a qualidade e produtividade do trabalho. Temos tido sorte por ter trabalhadores competentes e empenhados em nossa companhia,” disse o Diretor Executivo Hannu Liikanen. A Karttulan Metsätyö trabalhou também no desenvolvimento de produto da Ponsse e participou no desenvolvimento de tecnologias energéticas para corte de madeira.

Percurso da Ponsse
A companhia Ponsse, que ganhou seu nome de um cão abandonado, de raça desconhecida, fabricou durante seus primeiros dez anos de operação 50 máquinas florestais no total. A conclusão da 500ª máquina florestal da Ponsse foi celebrada em 1992. Quase todas as máquinas fabricadas ainda estão sendo vendidas na Finlândia. A Ponsse ampliou suas operações em meados da década de 90, e, na mesma época, a 1.000ª máquina Ponsse foi completada. Einari Vidgrén, o fundador da companhia, entregou para o cliente a 7.000ª máquina florestal da Ponsse em 2010 com estas palavras, que indicam hoje ainda o caminho na Ponsse: “Operações bem-sucedidas são baseadas em continuidade e abordagem positiva para fazer as coisas. Embora esses sejam tempos difíceis, a coisa mais importante é acreditar no futuro e em nosso próprio trabalho.” A tecnologia de corte de madeira mais inteligente do mundo é desenvolvida e fabricada em Vieremä, Finlândia. Desde 1970.