Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL
SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES


TGM participa da inauguração da primeira planta de cogeração na Bahia

Turbina TGM instalada na Dow do Brasil utiliza práticas sustentáveis de geração de energia com tecnologia 100% nacional

No final de março, foi inaugurada a primeira planta de cogeração de energia a vapor a partir da queima de biomassa de eucalipto, no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias-BA. A inauguração contou com a presença do gerente comercial de Turbinas, Marcelo Severi e do gerente de desenvolvimento de negócios, Carlos Paletta, todos da TGM, Unidade Sertãozinho-SP.

O projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB em parceria com a TGM a entrar em funcionamento no Brasil, abastece a maior unidade da Dow, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece a empresa atualmente. O equipamento fornecido é uma Turbina TGM de reação de 17 MW de potência, modelo BTE 32 com extração controlada que fornecerá dois tipos de vapor ao processo da Dow, sendo 17 e 6 bar (a) de pressão e, ainda, energia elétrica.

Com este projeto, a Dow substitui 150 mil metros cúbicos diários de gás natural. A unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica. Serão substituídos 83 milhões de metros cúbicos de gás natural, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da TGM, Carlos Paletta, o projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. “Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas”, disse. O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal.

“Esta ação irá reduzir as emissões de dióxido de carbono da planta em cerca de 170 mil toneladas por ano trazendo benefícios para as pessoas, para o meio ambiente e para o crescimento da região”, finalizou Paletta.

--------------
Sobre o Grupo TGM
Com 23 anos de experiência no mercado, a TGM está sediada em Sertãozinho, possui outras três unidades sendo: Maceió, no nordeste brasileiro, São José dos Campos, próxima a capital de São Paulo e em Nürnberg, na Alemanha, bem como está presente em mais de 40 países e mais de 550 clientes atendidos anualmente.

Considerada a maior empresa da América latina no segmento, a TGM é uma multinacional genuinamente brasileira que adquiriu o respeito e a confiança de seus clientes na fabricação de mais de 1.000 turbinas a vapor que totalizam 10.2 GW de energia, 1.330 redutores planetários, 460 redutores paralelos, 28 redutores especiais e 550 turbinas repotenciadas. Realiza também serviços de repotenciamento, revisão, modernização em turbina e redutor de qualquer marca. Além da tecnologia 100% brasileira, outro diferencial é o Atendimento 24hs da Assistência Técnica, realizando o atendimento de forma ágil, eficaz e precisa.