Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Husqvarna apresenta soluções para manejo e preservação das florestas

Atividade de reflorestamento tende a crescer nos próximos anos no Brasil, especialmente em Mato Grosso do Sul, que espera se tornar o principal pólo do setor.

Em diversas partes do país, os produtores enxergam na atividade florestal uma importante fonte de rendimentos. Até o ano de 2020, o Ministério da Agricultura espera aumentar a área de florestas brasileiras de seis para nove milhões de hectares. O Estado do Mato Grosso do Sul, em especial, espera se consolidar este ano como pólo de florestas voltado para produção de celulose. Só em 2013, a área de florestas plantadas na região cresceu 20,7%, resultando em 700 mil hectares.

O uso de máquinas com alta tecnologia, que possibilitem a manutenção e o manejo de áreas verdes de forma equilibrada, contribui com a expansão desses espaços. Uma das empresas que aposta fortemente no setor é a multinacional sueca Husqvarna. Líder global no segmento, a empresa desenvolve potentes equipamentos para o manejo de florestas, como roçadeiras, motosserras, sopradores, atomizadores, pulverizadores e podadores. Os produtos são utilizados em todo o ciclo florestal, desde o preparo das mudas até a colheita e o desgalhamento.


"As tecnologias permitem que o cultivo de florestas plantadas e a manutenção das áreas verdes sejam realizados de forma segura, garantindo o aumento da produtividade e oferecendo conforto na operação. Para se ter uma ideia da lucratividade, uma produção de eucalipto pode ser administrada na mesma área da pecuária, oferecendo até 10 vezes mais renda e sem precisar reduzir o rebanho. Além disso, não podemos deixar de destacar os inúmeros benefícios das árvores para o equilíbrio da natureza, entre eles a absorção do gás carbônico da atmosfera (CO2)", explica Paulo Figueiredo, técnico de produto da Husqvarna.

Conheça os equipamentos e em quais atividades eles podem ser utilizados:

Limpeza do terreno: As Roçadeiras 345FR e 553RBX são indicadas para a desbrota de arbustos e limpeza do terreno para o plantio de árvores. Os dois modelos são ideais para serviços intensivos e contam a tecnologia X-TORQ®, que permite uma economia de até 20% no consumo de combustível e uma redução de até 60% nas emissões de poluentes. Com cinturão ergonômico, a roçadeira costal 553RBX atende a exigentes demandas de trabalho em terrenos inclinados ou de difícil acesso.

 


 

Preparo do solo: O Atomizador 362D28 é ideal para aplicação de insumos e calcário para correção de PH e preparo do solo para o plantio de mudas de árvores, inclusive em terrenos íngremes, onde não é possível a mecanização. Projetado com motor potente e sistema que permite alcance de até 12 metros, tanto na horizontal como na vertical, o atomizador pode ser utilizado com partículas em pó, granuladas e insumos líquidos, pois já vem com um Kit Nebulizador. 

 









Viveiro de mudas: Com o Pulverizador 325S25, é possível fazer a prevenção ou controle de pragas no viveiro de mudas de árvores. O equipamento possui tanque em polietileno de 25 litros, bomba de alta pressão e três bicos injetores em forma de leque. Seu sistema de homogeneização contínuo evita a decantação do produto no fundo do tanque e seu eficiente filtro de ar reduz custos com manutenção.





 

Limpeza entre ruas, culturas e talhões: As Roçadeiras 236R e 143R-II também são soluções eficientes para o segmento, pois realizam a limpeza entre as ruas e culturas para prevenir a propagação de incêndios, principalmente no período de estiagem das chuva. Possuem embreagem reforçada, cinturão ergonômico e acompanham de série fio de náilon e lâmina de duas pontas.

 




Limpeza de sub-bosque de Pinus: Sopradores 356BTx e 570BTS - Usados para realizar a retirada da acícula entre ruas de Pinus, para prevenir incêndios. Com alta potência e velocidade de sopro, são fáceis de manusear devido ao cinturão ergonômico e confortável. O modelo 570BTS possui motor com tecnologia X-TORQ®, que reduz em até 20% o consumo de combustível e em até 60% a emissão de poluentes.







Poda de Teca e Pinus: Podador de galhos 327P5x - Utilizado na poda de galhos de até 20 cm  centímetros de diâmetro de Teca e Pinus. O equipamento possui uma haste desmontável, que facilita o transporte, e pode alcançar até 5 metros de altura, possibilitando a poda em lugares de difícil acesso. O podador possui também o motor E-TECH® II, com menores níveis de emissões de poluentes, atendendo às mais exigentes regulamentações.

 

 



Corte, colheita e desgalhamento de árvores: A Husqvarna possui uma linha completa de motosserras desenvolvidas com tecnologias exclusivas que proporcionam mais segurança, ergonomia e produtividade. Para serviços intensivos, são potentes, robustas e permitem excelente qualidade de corte até mesmo em áreas de difícil acesso. Um dos destaques em alta produtividade é a motosserra 362 que alia o baixo peso, o menor custo operacional e a facilidade de manutenção, possibilitando a  utilização do tensionador de corrente lateral, facilitando  a retirada do equipamento em caso de bloqueio ou trava de sabre no momento da derrudaba da árvore. Além disso, também possui uma tampa com presilhas que facilita a substituição do filtro de ar, fácil acesso à bomba de óleo e substituição da coroa sem utilização de ferramentas, além da tecnologia exclusiva LowVib®, que diminui a vibração do equipamento  transmitida ao usuário, permitindo assim mais ergonomia no trabalho e reduzindo a pressão nos braços e nas mãos durante a operação.



Desbrota de Eucalipto: Robustas e duráveis, as roçadeiras 236R, 143R-II e 345FR, com serra circular, são também os equipamentos ideais para a desbrota de eucalipto.

 

 








--------------
Sobre o Grupo Husqvarna
O Grupo Husqvarna, que em 2014 comemora 325 anos de história, é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo cortadores de grama robôs, tratores de jardim, motosserras e roçadeiras. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos de corte e ferramentas diamantadas para indústria de pedras e construção. Seus produtos e soluções atendem desde consumidores ocasionais até profissionais e são vendidos em revendas autorizadas e varejistas em mais de 100 países. Em 2012, o Grupo obteve receita líquida de 31 bilhões de coroas suecas (cerca de 4,8 bilhões de dólares) e totalizou em média 15.400 funcionários em mais de 40 países. A sede está localizada em Estocolmo, Suécia, e suas ações são listadas na bolsa NASDAQ OMX Stockholm Exchange.