Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA FLORESTAL SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Voith: há 50 anos participando do desenvolvimento brasileiro

Como sétima maior economia do mundo, o Brasil apresenta muitas oportunidades para o Grupo Voith em seus mercados-chave de atuação: energia, petróleo e gás, papel e celulose, matérias-primas, transporte e automotivo. Tão importante, que a Voith Brasil é a primeira e a maior unidade do Grupo fora da Alemanha e atua por meio de suas divisões de negócios Voith Paper, Voith Hydro, Voith Turbo e Voith Industrial Services. Juntas, empregam no país mais de 5.000 colaboradores.

Com amplo potencial na área de infraestrutura, a Voith já estava presente no mercado brasileiro desde 1905 (antes de sua instalação no País), com seus produtos e serviços. Na década de 1960, quando o Brasil passa pela transformação econômica, com foco no desenvolvimento industrial e no setor de bens de capital, a Voith aceita o desafio da internacionalização para trazer sua expertise para o mercado nacional, instalando sua primeira fábrica em São Paulo, no ano de 1964, no bairro do Jaraguá em São Paulo (SP), em um terreno de 300.000 m2.

"Ao longo das últimas cinco décadas, ampliamos e consolidamos nossa presença no Brasil e na América Latina, com centros de competência, de produto e manufatura“, afirma Marcos Blumer, Presidente e CEO da Voith Hydro, e porta-voz do Grupo Voith Brasil. “Hoje, a Voith Brasil é responsável por atender clientes no país e na América Latina, com filiais no Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Peru e México”, completa.

Somam-se à fábrica de São Paulo, a de Manaus (AM), com 111.000 m2, inaugurada em 2011, pela divisão Voith Hydro e localizada no centro geográfico de uma região com vários projetos de hidrogeração de energia, previstos ou em andamento; a unidade de montagem de bombas hidráulicas da Voith Turbo, em Sorocaba (SP); além de unidades de serviços da Voith Paper, em Mucuri (BA) e Ponta Grossa (PR).

A Voith Industrial Services conta com unidades de prestação de serviços nas principais montadoras do país, que estão localizadas em Anápolis e Catalão (GO), Araguari (SC), Camaçari (BA), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Hoje, a Voith Brasil é uma empresa genuinamente brasileira, com raízes alemãs e, ao longo desses anos, construiu sua história por meio da participação em importantes projetos brasileiros, contribuindo, assim, para o crescimento efetivo do Brasil.


Tecnologias Voith em projetos brasileiros em seus mercados de atuação:

Energia: A unidade brasileira é a única fábrica do grupo Voith, na área de hidrogeração de energia, com capacidade para produzir qualquer tipo de turbina ou gerador hidrelétrico, por exemplo, e suas respectivas partes mecânicas e elétricas. Opera uma das maiores fábricas do grupo para a produção de componentes de grande porte, sendo a mais importante unidade de produção de barras e polos. Ao longo de seus 50 anos no Brasil, tem contribuído de forma efetiva em projetos relevantes de infraestrutura, como a usina de Itaipu Binacional, inaugurada em 1982 e, mais recentemente, nas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.

Óleo e Gás: O abastecimento de óleo e gás tem um papel decisivo para a prosperidade econômica do Brasil. A Voith oferece tecnologias e serviços para a exploração, transporte e processamento industrial destas matérias-primas em plataformas de óleo ou em campos de gás. Mais recentemente, a Voith iniciou a produção local de Vorecons, equipamentos usados para controlar a velocidade dos compressores elétricos usados nos processos de extração de petróleo offshore.

Papel e Celulose:
A tecnologia da Voith está presente em todos os setores da indústria papeleira. Líder em seu mercado de atuação, 85% do papel gráfico produzido no Brasil, bem como na fabricação de embalagens para a indústria de alimentos, setor de cimentos, celulose, e papeis sanitários e absorventes conta com equipamentos Voith. A Voith é a única fornecedora de tecnologia de ponta com instalações fabris no Brasil, com capacidade de fabricar localmente máquinas completas e oferecer produtos e serviços de forma integrada.

O fornecimento da primeira máquina Voith para o setor no país data de 1923. O relacionamento com o mercado local é duradouro, sendo que o Brasil concentrará mais de 50% de novos projetos de papel no futuro e quase todos os grandes projetos de celulose. Além do mercado de papel e celulose, a divisão Paper presta serviços de retífica e manutenção em rolos para a indústria de plástico, borracha e de alimentos.


Mineração e Metais: O portfólio da Voith inclui as mais diversas tecnologias para a exploração, o transporte e o processamento de matérias-primas, como carvão, cobre, ferro e níquel.  Acoplamentos hidrodinâmicos, redutores e outros componentes da Voith encontram-se constantemente em funcionamento em sistemas de correias transportadoras em todo o mundo e são imprescindíveis para o setor de mineração. No setor siderúrgico, com eixos cardan e prensas de moldagem, a Voith também está presente com o know-how dos engenheiros da empresa, que desenvolvem e produzem componentes e máquinas, definindo novos padrões de qualidade para a indústria.

Transporte e Automotivo: A Voith é uma das principais fornecedoras de tecnologias de mobilidade e serviços para os mercados automotivo e de transporte.  A empresa atende aos desafios sempre crescentes do tráfego local e de longa distância por meio de soluções inovadoras. Na área de mobilidade, a Voith destaca-se por seus sistemas de transmissão automática e frenagem para ônibus, caminhões e veículos especiais. Atualmente, dois mil ônibus municipais rodam com transmissão automática da Voith na capital de São Paulo.

No Brasil, a empresa atende as principais montadoras de veículos comerciais, sendo a única empresa que monta e testa localmente os sistemas de transmissão e frenagem. Destaque também para a área ferroviária, na qual é uma das principais fornecedoras de componentes e sistemas para trens de passageiros ou cargas.


Na área industrial, a Voith provê soluções de serviço customizadas e integradas para diferentes indústrias em todo o Brasil. Atualmente, o foco é o suporte às montadoras e aos fornecedores da indústria automobilística: seja para engenharia de sistemas de manufatura e transporte, montagem, comissionamento, limpeza técnica ou conceitos de manutenção extensiva para equipamentos de produção.


--------------
Sobre a Voith:


A Voith define padrões de referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva. Fundada em 1867, a Voith é hoje uma das maiores empresas familiares da Europa, com mais de 43.000 funcionários, um volume de negócios de 5,7 bilhões de euros e subsidiárias em mais de 50 países. Em 2014, a empresa celebra 50 anos desde sua fundação no Brasil, onde instalou sua primeira filial fora da Europa. Atualmente, a Voith Brasil emprega cerca de 6.000 funcionários.